Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Nelas, todos os dias da semana.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, a distribuição da fruta é resultado quer da candidatura apresentada pelo Município de Nelas ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), Regime da Fruta Escolar (RFE), para o 1º ciclo, que garante a distribuição gratuita de uma peça de fruta duas vezes por semana, quer do reforço assumido pela autarquia que assegura o consumo diário de fruta aos alunos do 1º CEB e a todos os alunos do pré-escolar do concelho, no sentido de potenciar novas práticas alimentares e fomentar um estilo de vida mais saudável.

Esta é uma medida social de apoio pedagógico e financeiro às famílias do concelho de Nelas, promovida pelo Município que abrange cerca de 570 crianças, ao mesmo tempo que procura sensibilizar alunos, pais e professores para as implicações que os hábitos de alimentação pouco saudáveis têm na saúde.

Neste sentido, o projeto Fruticool do Município de Nelas vem colmatar a distribuição de fruta no 1º CEB, nos dias não abrangidos pelo RFE, bem como assegurar a distribuição de uma peça de fruta diária a todo o pré-escolar do concelho, com o objetivo de promover o consumo diário de fruta na escola e em casa, incentivar o consumo de fruta da época, e cujo fornecimento no corrente ano letivo é assegurado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde.

A aposta do Município na promoção de hábitos alimentares saudáveis junto da população escolar dos jardins-de-infância e 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas do concelho, no sentido de contribuir para uma efetiva melhoria da qualidade de vida e saúde de todos, tem sido comunicada pelo Carlos, elemento da Família do Serviço de Educação e Cultura, desde o ano letivo passado, através do Projeto Fruticool, Oficina do Óscar, da elaboração cuidada das ementas escolares e combate à obesidade, coleção de Dicas e Receitas Saudáveis, entre outras atividades que têm sido desenvolvidas neste âmbito.

image_pdfimage_print
Previous Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos
Next Escolas Básicas da Cordinha e de Lagares da Beira comemoram 25º aniversário

Artigos Relacionados

Última Hora

Casa da Cultura de Seia acolhe Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”

A Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”, uma iniciativa do Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva e os Guardiões da Serra da Estrela, vai ter inauguração no próximo

Sociedade

Descida da temperatura e nevoeiro nesta semana

Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial

Última Hora

PDR 2020: Abertas candidaturas a apoio à florestação de terras não agrícolas

A entidade gestora do PDR 2020 —  Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 — abriu, a 12 de novembro, as candidaturas à Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não

Informação

BE considera “dúbia” a criação de Empresa Intermunicipal de Águas Residuais e critica ETARs de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua

Os coordenadores do Bloco de Esquerda de quatro municípios do distrito de Viseu e um de Coimbra consideraram, esta quarta-feira (26 de dezembro), a criação da Empresa Intermunicipal de Águas

Última Hora

Zona Histórica acolheu mais um “Há Festa…” de olhos postos na requalificação

No passado fim de semana cumpriu-se mais uma edição do “Há Festa na Zona Histórica”. Milhares de pessoas acorreram à 7ª edição do evento que…

Informação

Turismo Centro de Portugal registou em 2016 “o melhor ano de sempre”

O ano de 2016 foi o melhor de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal. As “Estatísticas do Turismo 2016”, publicadas pelo INE – Instituto Nacional de Estatística,

Informação

Quercus alerta para progressão da vespa asiática

A associação ambientalista Quercus alertou hoje para o aparecimento da vespa asiática no distrito de Castelo Branco, com a deteção de quatro casos este ano.

Informação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Educação

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

Última Hora

Rodrigo Leão apadrinha Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa

Rodrigo Leão é o padrinho da Mesa de Gouveia no concurso 7 Maravilhas à Mesa, a única ainda em competição de toda a Beira Interior e Distrito da Guarda.

Informação

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Sociedade

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho

Luís Lagos, deputado do CDS na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, denunciou hoje uma “inversão” do clima democrático no concelho, conseguido há 8 anos com a eleição de José

Última Hora

Quatro concelhos de Coimbra e Guarda em risco muito elevado de incêndio

Quatro concelhos dos distritos de Coimbra e da Guarda apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

IPC e autarquia de Oliveira do Hospital juntos na valorização da ESTGOH

O Presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Jorge Conde, esteve esta segunda-feira na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, onde foi recebido pelo Presidente da autarquia, José Carlos Alexandrino.

Informação

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Região

Rally Vinho do Dão arranca hoje em Nelas

Decorre hoje e amanhã, em Nelas, o Rally Vinho do Dão. A pontuar para o Campeonato de Ralis Fpak e Campeonato Regional de Ralis,…

Politica

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Informação

Calendário Desportivo de fim-de-semana

Este domingo, 18 de novembro, pelas 15h00, as equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, disputam a 12ª jornada.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Educação

Jovem oliveirense surpreende com novo vídeo alusivo à Festa da Primavera

No âmbito da programação da Festa da Primavera, que se inicia hoje e vai decorrer até quarta-feira, dia 21 de março, Duarte Mendonça Gouveia, aluno do Agrupamento de Escolas de

Destaque

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Novos alunos chegam confiantes à ESTGOH

Desde segunda feira, dia 12, um número significativo de alunos já efetuou o processo de matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Informação

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.