Projeto docente da EPTOLIVA ganha mais um prémio europeu em representação de Portugal

Projeto docente da EPTOLIVA ganha mais um prémio europeu em representação de Portugal

image_pdfimage_print

 “Educar para I9var”, o projeto português da docente Honorata Pereira, ganha o prémio – Desenvolvimento Sustentável…

… em Educação Científica – no Festival Science on Stage 2019 que decorreu, entre 31 de outubro a 3 de novembro, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais.

Sob o mote “Skills for the Future” a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil marcou presença na maior feira educacional da Europa que reuniu cerca de 450 professores do ensino básico e secundário de 32 países e que objetivou a apresentação de projetos para o ensino das ciências em vários stands, workshops e apresentações em palco.

Entre as várias iniciativas previstas, a EPTOLIVA foi convidada pela Direção-Geral da Educação (DGE) e no âmbito da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” a apresentar o projeto “BEMBIBER” premiado a nivel nacional e internacional. “Vida Inspiradora”, a história dos sentimentos e ações dos alunos após os incêndios de outubro de 2017 no interior de Portugal, foi a performance em branding sensorial de cinco sentidos, apresentada pelos cursos de Artes do Espetáculo/Interpretação e Multimédia e que deixou, emocionalmente rendido o vasto auditório do Centro de Congressos do Estoril.

O projeto premiado “Educar para Inovar” reúne exemplos da resolução de problemas da comunidade e do quotidiano dos alunos, como é o caso dos vários trabalhos premiados nacional e internacionalmente desenvolvidos nesta Escola Profissional: “Pastorelho”, “Naturalmente”, “Fueling the Future”, “EGGTEC – Cálcio é … galinha o põe” e “BEMBIBER – Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, que são exemplos da metodologia de ensino inquiry-based learning que usam a ciência para explorar problemas ambientais, de saúde e sustentabilidade com foco na responsabilidade social e no conceito de economia circular.

Daniel Costa, presidente da EPTOLIVA “parabeniza a docente, alunos participantes e toda a comunidade Escolar da EPTOLIVA, por mais este excelente prémio de reconhecimento e valorização da qualidade do ensino profissional ministrado nesta escola, porque é na EPTOLIVA que está o único projeto português premiado neste Festival Europeu.” Pela segunda vez, num curto espaço de tempo, a EPTOLIVA ganha um prémio em representação de Portugal. “Portugal está de parabéns, o Ensino profissional está de Parabéns, pela diversidade de projetos apresentados, que entusiasmaram e inspiraram professores de toda a Europa, mas também, e em especial, porque demonstramos no dia a dia que é possível ter um ensino de qualidade nas escolas profissionais, que leva o bom nome de um País a toda a Europa.”

Previous AEOH promove sessão sobre “Gestão Sustentável dos Recursos Florestais e Serviços de Ecossistemas”
Next Corte de árvores gera polémica em Travanca de Lagos (com áudio)

Artigos Relacionados

Região

Projeto de execução do IP3 estará concluído no final de 2021

O vice presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) disse, ontem, no Conselho Intermunicipal da Região de Coimbra, perante os autarcas dos 19 municípios, que o projeto de execução do IP3

Última Hora

Mário Patrão em bom plano no Rali de Marrocos

Mário Patrão, piloto apoiado pelo Crédito Agrícola, completou ontem a sua participação no Rali de Marrocos, derradeira etapa do Campeonato do Mundo de Todo-o-Terreno.

Região

Vinte e quatro concelhos do país com risco máximo de incêndio

Vinte e quatro concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Informação

PJ da Guarda deteve suspeito de abuso sexual de menor e sequestro

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente indiciado “pela prática de vários crimes de abuso sexual de criança…

Informação

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Última Hora

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.

Última Hora

Origens –  Um festival cultural “multi-artes e multi-geracional” em Travanca de Lagos

Nos passados dias 13, 14 e 15 de Maio, Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, foi a capital do viver rural. Os Jovens da Liga de Travanca

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Informação

Prospeção de minerais, como lítio e outros, preocupam população de Seixo da Beira

A presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Margarida Claro, manifestou na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital (AMOH), …

Informação

Inscrições abertas para o concurso 3R_NATAL_Ambiental 2017

Estão abertas até 30 de novembro, as inscrições para o concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2017”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Região

Homem encontrado quase degolado afinal feriu-se a ele próprio

O homem que, na terça-feira, foi encontrado na berma da estrada em Cantanhede com ferimentos no pescoço provocados por uma arma branca não foi, afinal, vítima de agressões.

Última Hora

Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Dirigentes e técnicos do Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da FNAPF – Federação Nacional