Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016
13 Julho, 2016 3291 Views

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

image_pdfimage_print

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

… português finalista dos Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85% do Programa Operacional Regional do Centro.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, “este prémio mostra que a Região Centro tem projetos capazes de se destacarem pela excelência na Europa. Isto revela sobretudo a qualidade das pessoas que se envolveram diretamente no projeto, bem como a rede que se fez à volta do mesmo, com o apoio da autarquia de Oliveira do Hospital, da Universidade de Coimbra, entre outros. É estratégico e extremamente importante o reconhecimento internacional que o projeto irá assumir, colocando assim a região e o País na vanguarda da tecnologia, inovação e crescimento económico”.

Para João Nunes, Presidente da BLC3, «o projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” destaca-se por ser direcionado para uma área de elevado relevo a nível internacional e pioneira em Portugal. Resulta de uma aposta de diferenciação e de orientação para os problemas da atividade económica e de valorização do território, segundo o conceito da Economia Circular. Além de ter sido já premiado ao nível da Incubadora | BLC3 (um dos pilares do projeto Centro Bio), este prémio é mais um reconhecimento de grande valor. Existem muitas ideias de desenvolvimento regional, de dinamização económica e de inovação, o problema está em como colocar na prática e em particular em regiões rurais e onde a evolução demográfica é no sentido de cada vez existir menos massa crítica e jovens. O projeto Centro Bio é a resposta a esse desafio e que foi agora distinguida a nível internacional, pela própria Comissão Europeia. O apoio do Programa Mais Centro foi estratégico para alcançar o patamar que alcançámos».

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas, no dia 11 de Outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio de 2010 e com início de atividade em setembro de 2011, com um novo modelo de desenvolvimento de atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico em regiões interiores e rurais. Os seus associados são maioritariamente de cariz técnico-científico. A BLC3 tem como missão principal a valorização de recursos naturais e dos não valorizados de forma eficiente pela atividade económica, com base em tecnologia e inovação e de fixação de massa crítica e de jovens em regiões rurais.

 

Previous Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital
Next Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Música: David Carreira apresentou “És Só Tu” na Rádio Boa Nova

O jovem artista David Carreira apresentou esta manhã, na Rádio Boa Nova, o novo single “És só tu”, que conta com a participação de Inês Herédia.

Informação

Região: Mulher de 75 anos morreu em mina

Uma mulher, de 75 anos, foi encontrada esta manhã sem vida numa mina, em Vila Nova de Monsarros, em Anadia, Aveiro, por equipas de socorro e emergência …

Informação

Alva Valley Hotel vai ser inaugurado quarta feira

O Alva Valley Hotel, nova unidade hoteleira no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser inaugurado na próxima quarta feira, dia 16, pela secretária de Estado do turismo, Ana Mendes

Última Hora

São Paio de Gramaços acolhe 38º Festival de Folclore Beira Serra

O Rancho Folclórico Sampaense promove, no próximo fim-de-semana, 13 e 14 de julho, o 38º Festival de Folclore Beira Serra, em São Paio de Gramaços.

Última Hora

Contribuintes têm até 15 de março para limpar terrenos

O Fisco está a avisar os contribuintes de que têm até 15 de março para limpar o mato e cortar árvores nas proximidades de casas e aldeias, podendo vir a

Região

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Informação

Morreu a mulher que foi violada e vítima de agressão no Bairro João Rodrigues Lagos em Oliveira do Hospital

A mulher que, a 7 de maio de 2016, foi violada e vítima de agressão quase até à morte por um vizinho, no Bairro João Rodrigues, morreu ontem. As cerimónias

Última Hora

Câmara Municipal de Penacova promoveu Festa de Natal Infantil

No âmbito das festividades da Quadra Natalícia, o município de Penacova promoveu, no Auditório da Biblioteca Municipal / Centro Cultural de Penacova, a tradicional Festa de Natal dirigida ao público

Informação

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Opinião

Ca$h Resto Z€ro: “ Gala do Desporto é o premiar do ser jovem em sociedade e o premiar do futuro”

No habitual espaço de opinião da Rádio Boa Nova, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves destaca a Gala do Desporto que se realiza hoje à noite, pelas 21h00,…

Informação

Hospital CUF Coimbra inaugurou Hospital de Dia Oncológico

O Hospital CUF Coimbra já tem ao dispor dos seus doentes um Hospital de Dia Oncológico para tratamentos de quimioterapia, hormonoterapia e acompanhamento médico e de enfermagem.

Região

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.