Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016
13 Julho, 2016 2516 Views

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

… português finalista dos Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85% do Programa Operacional Regional do Centro.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, “este prémio mostra que a Região Centro tem projetos capazes de se destacarem pela excelência na Europa. Isto revela sobretudo a qualidade das pessoas que se envolveram diretamente no projeto, bem como a rede que se fez à volta do mesmo, com o apoio da autarquia de Oliveira do Hospital, da Universidade de Coimbra, entre outros. É estratégico e extremamente importante o reconhecimento internacional que o projeto irá assumir, colocando assim a região e o País na vanguarda da tecnologia, inovação e crescimento económico”.

Para João Nunes, Presidente da BLC3, «o projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” destaca-se por ser direcionado para uma área de elevado relevo a nível internacional e pioneira em Portugal. Resulta de uma aposta de diferenciação e de orientação para os problemas da atividade económica e de valorização do território, segundo o conceito da Economia Circular. Além de ter sido já premiado ao nível da Incubadora | BLC3 (um dos pilares do projeto Centro Bio), este prémio é mais um reconhecimento de grande valor. Existem muitas ideias de desenvolvimento regional, de dinamização económica e de inovação, o problema está em como colocar na prática e em particular em regiões rurais e onde a evolução demográfica é no sentido de cada vez existir menos massa crítica e jovens. O projeto Centro Bio é a resposta a esse desafio e que foi agora distinguida a nível internacional, pela própria Comissão Europeia. O apoio do Programa Mais Centro foi estratégico para alcançar o patamar que alcançámos».

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas, no dia 11 de Outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio de 2010 e com início de atividade em setembro de 2011, com um novo modelo de desenvolvimento de atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico em regiões interiores e rurais. Os seus associados são maioritariamente de cariz técnico-científico. A BLC3 tem como missão principal a valorização de recursos naturais e dos não valorizados de forma eficiente pela atividade económica, com base em tecnologia e inovação e de fixação de massa crítica e de jovens em regiões rurais.

 

image_pdfimage_print
Previous Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital
Next Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Região: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve uma mulher de 48 anos, divorciada e desempregada, pela presumível prática de um crime …

Última Hora

Rafael Gomes foi o 3º melhor português no Triatlo XTerra da Golegã

No caminho para o Challenge de Roth (distância Ironman), Rafael Gomes foi o terceiro melhor português no triatlo Xterra da Golegã,…

Última Hora

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Informação

IAPMEI promove dia de atendimento descentralizado em Seia

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, em parceria com a Câmara Municipal de Seia e a CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e…

Destaque

FCOH vai ter balneários novos no próximo ano

Os balneários em contentores têm os dias contados no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital. A Câmara Municipal vai avançar com a construção de balneários, …

Informação

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Última Hora

Homem morre em acidente com enfardadeira agrícola

Um homem morreu ontem na sequência de um acidente com uma enfardadeira agrícola, na localidade de Reigada, …

Sociedade

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Informação

Mais 500 mil litros de água diários deverão chegar na próxima semana a Viseu através de comboio

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, disse hoje que deverão chegar de comboio, a partir da próxima semana, …

Região

Bombeiros feridos em acidente em Arganil já tiveram alta hospitalar

Os dois bombeiros voluntários de Cantanhede que sofreram um acidente de viação na segunda-feira em Arganil já tiveram alta hospitalar, …

Sociedade

Call Center da Altice vai funcionar a partir do Multiusos do Mercado Municipal

Já está definida a localização do Call Center da Altice que vai entrar em funcionamento no próximo dia 3 de outubro, em Oliveira do Hospital.

Região

Oliveira do Hospital mostra potencial turístico na BTL

O Município de Oliveira do hospital está hoje em destaque na Bolsa de Turismo de Lisboa com um filme promocional, uma ação de degustação e encontro entre operadores turísticos do

Região

Desporto para o fim de semana

Este fim de semana é marcado pela realização da terceira edição da Gala do Desporto (sábado 21h00). Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que na época 2015/2016 contribuíram  para

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 29 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros é em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital recebe na próxima quinta-feira, dia 29 de junho, por volta das 15h44, na Av. Dr. Carlos Campos, a chegada da primeira etapa da 25ª Volta a Portugal

Informação

Rádio Boa Nova e Município de Oliveira do Hospital apostam em programas de Educação Ambiental

A Rádio Boa Nova, numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital, deu hoje início a um conjunto de programas de educação ambiental…

Informação

CAULE assume -se como um “exemplo a nível nacional” no controlo da doença do nemátodo do pinheiro

A CAULE recebeu a visita de mais uma comitiva internacional aos trabalhos que tem estado a desenvolver de controlo e erradicação da doença do nemátodo da madeira do pinheiro na

Região

Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra.

Futebol Clube de  Oliveira do Hospital (FCOH) já conhece o calendário oficial para o Campeonato Distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Coimbra. No sorteio realizado ontem na

Região

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Informação

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Região

Detido sapador florestal suspeito de atear fogo na Covilhã

A Polícia Judiciária deteve sapador florestal suspeito de ter ateado o incêndio que começou ontem em Erada, na Covilhã.

Região

Campeão do Mundo de Ralis regressa a Góis

A Equipa M-Sport, que representa oficialmente a Ford no Mundial de Ralis e na qual está integrado o actual Campeão do Mundo de Ralis, Sebastien Ogier, irá a testar o

Informação

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.

Informação

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote