Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016
13 Julho, 2016 3118 Views

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto…

… português finalista dos Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85% do Programa Operacional Regional do Centro.

Para a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, “este prémio mostra que a Região Centro tem projetos capazes de se destacarem pela excelência na Europa. Isto revela sobretudo a qualidade das pessoas que se envolveram diretamente no projeto, bem como a rede que se fez à volta do mesmo, com o apoio da autarquia de Oliveira do Hospital, da Universidade de Coimbra, entre outros. É estratégico e extremamente importante o reconhecimento internacional que o projeto irá assumir, colocando assim a região e o País na vanguarda da tecnologia, inovação e crescimento económico”.

Para João Nunes, Presidente da BLC3, «o projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos” destaca-se por ser direcionado para uma área de elevado relevo a nível internacional e pioneira em Portugal. Resulta de uma aposta de diferenciação e de orientação para os problemas da atividade económica e de valorização do território, segundo o conceito da Economia Circular. Além de ter sido já premiado ao nível da Incubadora | BLC3 (um dos pilares do projeto Centro Bio), este prémio é mais um reconhecimento de grande valor. Existem muitas ideias de desenvolvimento regional, de dinamização económica e de inovação, o problema está em como colocar na prática e em particular em regiões rurais e onde a evolução demográfica é no sentido de cada vez existir menos massa crítica e jovens. O projeto Centro Bio é a resposta a esse desafio e que foi agora distinguida a nível internacional, pela própria Comissão Europeia. O apoio do Programa Mais Centro foi estratégico para alcançar o patamar que alcançámos».

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas, no dia 11 de Outubro de 2016, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio de 2010 e com início de atividade em setembro de 2011, com um novo modelo de desenvolvimento de atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas e apoio ao tecido económico em regiões interiores e rurais. Os seus associados são maioritariamente de cariz técnico-científico. A BLC3 tem como missão principal a valorização de recursos naturais e dos não valorizados de forma eficiente pela atividade económica, com base em tecnologia e inovação e de fixação de massa crítica e de jovens em regiões rurais.

 

image_pdfimage_print
Previous Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital
Next Empresas: Gouveiatel assinala 20 anos de Vodafone com abertura de novo espaço em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Humberto Oliveira recandidata-se à Câmara de Penacova

A Concelhia do PS de Penacova aprovou, por unanimidade, a recandidatura de Humberto Oliveira ao Município de Penacova, no distrito de Coimbra.

Última Hora

Livro apresenta “Contributos para a história da Freguesia de Meruge”

O arqueólogo Pedro Pina Nóbrega é o autor do livro “Contributos para a História da Freguesia de Meruge” que vai ser apresentado dia 15 de abril, pelas 21h00, no Salão

Última Hora

Presidente da República visitou Fundação Lapa do Lobo

No âmbito da condecoração a título póstumo, realizada em Cabanas de Viriato, a Aristides de Sousa Mendes …

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Carnaval

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período de Carnaval, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.

Informação

Centro de Portugal recebeu visita da Ministra do Turismo da Jordânia

O Centro de Portugal recebeu hoje a visita da Ministra do Turismo e das Antiguidades do Reino Hachemita da Jordânia. Lina Mazhar Ennab pernoitou em Fátima…

Sociedade

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Região

Circulação ferroviária mantém-se cortada devido à “complexidade dos trabalhos”

A circulação na linha ferroviária do Norte vai continuar cortada no troço Pampilhosa-Coimbra B até ao final do dia de hoje, na sequência do descarrilamento…

Região

Empreitada de requalificação do IP3 lançada na próxima semana

A Empreitada de Requalificação do Troço do Itinerário Principal (IP) 3 vai ser lançada na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, pelas 10h20.

Informação

Um homem detido em Viseu por suspeita de incêndio florestal

A GNR anunciou, hoje, ter detido um homem e identificado outro, em Tarouca e Mangualde, por crimes de incêndios florestais resultantes da queima de sobrantes.

Informação

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, …

Informação

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Última Hora

Arganil promove sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana

O Município de Arganil promove, no próximo dia 22 de agosto, pelas 16h00, uma sessão pública de divulgação e apresentação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro

Última Hora

 Despiste de carro com matrícula francesa fez dois feridos graves na A25

Dois jovens ficaram gravemente feridos, na madrugada de hoje, depois de o carro em que circulavam se ter despistado na A25, na zona de Mangualde.

Última Hora

Um morto em despiste de autocarro de viagem de finalistas

O despiste de autocarro de estudantes vindos de viagem de finalistas causou, ontem, cerca das 18h00, a morte a um jovem e feriu com gravidade outros quatro. Há registo de

Informação

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Desporto

Ferreira Nunes defronta Horácio Antunes para a presidência da Associação de Futebol de Coimbra

Promete ser renhido o processo de eleição do novo presidente da Associação de Futebol de Coimbra. Ferreira Nunes entrou na corrida …

Última Hora

“Temos tido a preocupação de formar e atualizar os conhecimentos de todos aqueles que estão ligados ao fenómeno desportivo” (com vídeo)

O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, destacou hoje na Rádio Boa Nova a preocupação que o município tem tido com a formação dos agentes desportivos do concelho de Oliveira do

Informação

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Região

Autoridades procuram homem desaparecido em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar um homem de 90 anos, que foi dado como desaparecido em Tamanhos, no concelho de Trancoso.

Informação

Crianças e jovens de Lourosa assistem a jogo de preparação da Seleção frente à Argélia

Um grupo de 56 crianças e jovens da freguesia de Lourosa partiu, hoje, ao início da tarde rumo ao Estádio da Luz, para assistir ao jogo de preparação para o

Última Hora

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Informação

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Região

CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Tábua e o Grupo Aquinos, vai promover um simulacro,…

Última Hora

Homem morreu atropelado pelo próprio carro na Mealhada

Um homem de 75 anos morreu, ontem, depois de ter sido atropelado pelo próprio carro, na rua das Cavadas, Mealhada, distrito de Aveiro.