Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

… dos Prémios RegioStars, na categoria “Desenvolvimento Sustentável”, promovidos pela Comissão Europeia.

O projeto “Centro BIO” assenta na criação de uma nova infraestrutura tecnológica, pioneira em Portugal, na área das Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos. É uma infraestrutura única para o desenvolvimento da “Bioeconomia”, das “Smart Regions” e da Economia Circular. Este projeto representou um investimento global de 3,1 milhões, com um apoio de 85 por cento do Programa Operacional Regional do Centro.

O projeto português apresenta-se como uma solução para os incêndios florestais, uma vez que o mato e a floresta podem passar a ser aproveitados como biocombustíveis. O “petróleo verde”, conseguido através dos matos e resíduos florestais, pode ser uma solução para vários problemas nacionais e europeus.

O projeto da BLC3 é agora um dos cinco finalistas na categoria de “Desenvolvimento sustentável” dos RegioStars Awards. O vencedor é anunciado esta terça-feira ao final do dia.

Os prémios RegioStars atribuídos pela União Europeia contam com 23 projetos finalistas selecionados de um total de 104 projetos concorrentes.

A unidade de demonstração industrial deverá começar a ser construída em 2018, devendo iniciar atividade cerca de três ou quatro anos depois.

 


A poucas horas de divulgação dos projetos vencedores em cada categoria, o presidente da BLC3 destacou, em declarações à Rádio Boa Nova,  o “ambiente muito interessante” que se está a viver em Bruxelas, “na expectativa de ver quem será o vencedor dos vencedores”. Confiante num resultado favorável ao projeto que partiu de Oliveira do Hospital, João Nunes, destaca o interesse que o Centro Bio tem suscitado, quer junto da Comissária Europeia, quer de responsáveis por projetos de outros país como o Reino Unido e a Noruega que já mostraram vontade em “cooperar”.

Os RegioStars Awards 2016 constituem um prémio de “reconhecimento e de qualidade” que conferem “maior credibilidade, mais facilidade na captação de investidores e de fundos na área de demonstração industrial”, para além de “despertar a atenção de Bruxelas em relação ao projeto”, referiu João Nunes.

O Centro Bio tem em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial para a produção de biocombustíveis, por via da valorização do território, através do aproveitamento dos resíduos agrícolas e florestais e consequente diminuição das situações de incêndios florestais.

À Rádio Boa Nova, João Nunes adiantou que a unidade de demonstração industrial deverá começar a ser construída em 2018, devendo iniciar atividade cerca de três ou quatro anos depois.

Previous Coimbra prepara intervenção de cerca de oito milhões no rio Mondego
Next Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 "algo extraordinário"

Artigos Relacionados

Informação

Município de Arganil distinguido por pagar a tempo e horas aos seus fornecedores

O Município de Arganil foi reconhecido com o Diploma Compromisso Pagamento Pontual pelo quinto ano consecutivo, pela ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores),…

Última Hora

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Cultura

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Sociedade

O (Não) Acontecimento do Ano: o fogo

Uma desgraça não é um acontecimento, é uma desgraça. Ponto. Até a ironia é desgraçada: por uma vez, o que marcou o ano no país foi o que queimou a vida

Última Hora

Incêndios: Tiago Cerveira estreia documentário sobre romaria de pastores da Serra da Estrela

O realizador Tiago Cerveira, de Oliveira do Hospital, estreia a 14 de outubro o documentário “Pagar a promessa”, no qual aborda a tradição que um pastor da Serra da Estrela

Região

Aveiro : Mulher morre ao cair em poço

Uma mulher cuja idade ainda não foi possível apurar morreu, na manhã desta sexta-feira, depois de cair no interior de um poço localizado no Lugar da Limeira em Oliveira do

Última Hora

Figueira da Foz: Homem mata mulher a tiro

Uma mulher foi morta a tiro, esta manhã, em Quiaios, na Figueira da Foz.

Última Hora

Turismo do Centro congratula-se com sucesso da região no programa 7 Maravilhas à Mesa

O Turismo Centro de Portugal congratula-se com o facto de duas Mesas representantes da região – a Mesa da Bairrada ao Mondego e a Mesa Terras da Chanfana – terem

Informação

Espetáculo “Enquanto os lobos uivam”, inspirado nos incêndios de 15 de outubro, passa por Tábua

O Espetáculo “Enquanto os lobos uivam” termina a digressão nacioanal no próximo domingo, dia 22 de abril, no Centro Cultural de Tábua, pela 17h00.

Politica

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Região

Homem de Coimbra morreu com tiros de caçadeira em Vila Velha de Ródão

Um homem de 31 anos de idade, residente em Coimbra, morreu ontem de madrugada perto da barragem de Fratel, no concelho de Vila Velha de Ródão,…

Última Hora

Ricardo Araújo em Oliveira do Hospital com espetáculo solidário

Ricardo Araújo Pereira, conhecido humorista, vai subir ao palco da Casa da Cultura César Oliveira, com o espetáculo “Uma conversa sobre assuntos”, dia 14 de abril, pelas 22 horas.