Presidentes de Junta alertam para “urgência” do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos

Presidentes de Junta alertam para “urgência” do corte de árvores ardidas nas bermas de estradas e caminhos

image_pdfimage_print

Os presidentes de Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, S. Gião e Ervedal da Beira e Vila Franca da Beira alertaram,…

… na última reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, para o perigo das árvores ardidas, passados quase dois anos desde o grande incêndio de 15 de outubro de 2017.

Cada um por sua vez, os autarcas – Carlos Castanheira, Luciano Correia e Carlos Maia – alertaram para a urgência de retirada das árvores que se encontram junto de estradas, mas também de caminho rurais de acesso a algumas habitações. Carlos Maia, autarca de Ervedal e Vila Franca da Beira reportou também a situação que se verifica junto à EBI da Cordinha, onde “há pinheiros de grande porte que podem vir a baixo”.

Em resposta às preocupações manifestadas pelos autarcas, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deu conta dos procedimentos que estão em andamento, em particular os trabalhos de corte das árvores ardidas que tiveram início no dia 2 de setembro. José Carlos Alexandrino informou que foi adjudicada a limpeza de 77 Km de bermas de estradas e que até ao dia anterior ao da reunião da Assembleia tinha sido limpa uma extensão de 20 Km, estando em falta 57 km. Para o autarca oliveirense a preocupação manifestada pelos presidentes de junta “é legítima”, referindo porém que ninguém mais do que ele próprio gostaria de ver este problema resolvido. O autarca referiu que o processo de marcação de árvores foi demorado, assim como a adjudicação dos trabalhos, já que só um jovem empresário se mostrou disponível.


Ainda no período antes da ordem do dia da Assembleia Municipal, Rafael Dias, jovem deputado do CDS-PP, questionou o executivo sobre a demora no arranque dos trabalhos de remoção das árvores ardidas, perguntado se estaria à espera que fossem os proprietários com baixas reformas a fazê-lo, referindo que o governo não procede ao aumento das reformas e pensões desde 2016.


João Ramalhete, do PS, não tardou em dar resposta ao deputado do CDS informando que é “mentira” que o governo não tenha procedido à atualização das pensões mínimas e rurais desde 2016.


Foto: Arquivo RBN

Previous Câmara de Arganil inaugura reabilitação de estrada afetada pelo incêndio
Next Oliveira do Hospital comemora  Feriado Municipal

Artigos Relacionados

Nacional

Outono começa hoje com temperaturas entre 20 e 27 graus e chuva

O outono começa hoje com temperaturas a variar entre os 20 e os 27 graus Celsius e alguma chuva no Minho, segundo o meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do

Informação

Atropelamento ferroviário faz um morto em Aveiro

Ao início da manhã desta hoje, um atropelamento ferroviário na linha de comboios do Norte, na estação de Vera Cruz, em Aveiro, causou uma vítima mortal.

Informação

Equipa de Santo António do Alva vence 1ª eliminatória da Taça da Fundação Inatel

Após o empate na quarta Jornada do Campeonato Distrital, a equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,venceu a ACR

Programas

Eptoradio acontece esta sexta-feira pelas 14h00

O projeto EPTORADIO, da escola profissional EPTOLIVA, emite hoje, pelas 14h00,  mais um programa na  Rádio Boa Nova.

Última Hora

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne esta sexta-feira em sessão ordinária

Esta sexta feira, 28 de junho, realiza-se a sessão ordinária da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital. Os trabalhos…

Região

Aveiro: GNR apreendeu mais de meia tonelada de berbigão

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu na Murtosa, distrito de Aveiro, 650 quilogramas de berbigão sem as medidas regulamentares.

Sociedade

Projeto “Os Super Saudáveis” apresentado hoje no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O projeto “Os Super Saudáveis”, promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) será apresentado hoje, dia 25 de novembro, na sede do Agrupamento de

Região

Guarda: PJ deteve suspeito de violar e abusar sexualmente de criança de 12 anos

A Polícia Judiciária anunciou, hoje, a detenção de um homem com 34 anos, utente de uma instituição particular de solidariedade, suspeito de ter violado e abusado sexualmente de um menino

Nacional

Incêndios já consumiram mais de 61 mil hectares de terrenos até junho

Os incêndios florestais consumiram 61.624 hectares nos primeiros seis meses do ano e 2017 foi considerado o ano com maior área ardida desde 2007 e o quinto ano com mais

Região

Acidente na A25 causa dois feridos, um é grave

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros na A25 provocou ferimentos, esta terça-feira, a duas pessoas na zona de Albergaria-a-Velha.

Última Hora

Região: Homem morre ao volante de doença súbita

Um homem morreu num despiste automóvel na Estrada Nacional 111, em Tentúgal, Montemor-o-Velho, ao final da tarde de ontem.

Informação

“Noite Solidária” em Lagares da Beira na Luta contra o Cancro

Amanhã, dia 15 de junho pelas 21h30, decorre mais uma iniciativa no âmbito do projeto “Dou mais Tempo à Vida”.