Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

image_pdfimage_print

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

… onde percorreu algumas áreas ardidas do concelho, inclusive as empresas que ficaram destruídas pelas chamas.

Após ter ficado a conhecer a dimensão da tragédia, Marcelo comunicou ao país, a partir da Câmara Municipal, face aos incêndios que deflagaram no domingo. No seu discurso não faltaram críticas ao atual governo e à falta de ação mesmo após as calamidades  que o país tem enfrentado. “O Governo deve garantir  que a fragilidade  terá  que deixar de existir”, referiu.

Marcelo diz que cabe ao Parlamento dizer “se quer manter ou não o Governo”, garantindo que as vítimas “não mais sairão” do seu pensamento. “É tempo de pedir desculpas às vítimas”, disse ainda.

“Mais de 100 mortos em menos de quatro meses não mais sairão do meu pensamento”, referiu Marcelo Rebelo Sousa, salientando o “enorme peso” na sua consciência e no seu mandato enquanto Presidente da República. “Estas mortes representam a fragilização dos portugueses. A fragilidade existe e exige uma resposta rápida e convincente”, afirmou.

“É a melhor, se não a única forma de verdadeiramente pedir desculpa às vítimas de junho e de outubro – e de facto é justificável que se peça desculpa. Esta é a última oportunidade para levarmos a sério a floresta. Tem de ser uma prioridade nacional”, acrescentou.

Face às dimensões fatídicas, Marcelo realça a importância da rapidez nos apoios a todos os que ficaram afetados pelo incêndio

Previous Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos
Next “Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

Artigos Relacionados

Sociedade

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Cultura

Rodrigues Gonçalves apresenta “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria” (com vídeo)

A.J. Rodrigues Gonçalves esteve, hoje, em direto no noticiário das 12h00 da Rádio Boa Nova para apresentar o novo livro “Gomes Freire de Andrade. Um Mártir da Pátria”.

Educação

VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai receber a segunda sessão da formação “VI Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio Ambiental”, no dia 1 de março.

Informação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Última Hora

CIM da REgião de Coimbra promove Expo | Empresas, Artes e Ofícios em Condeixa-a-Nova

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), promove amanhã, dia 26 de maio, a Expo | Empresas, Artes e Ofícios, na Praça da República, em Condeixa-a-Nova.

Informação

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Informação

Mais de 330 condutores detidos com taxa crime de álcool e 121 sem carta

Mais de 330 condutores foram detidos pela GNR durante a Operação Baco por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue…

Região

Depressão Laura causou mais de 200 ocorrências

Quedas de árvores e de estruturas devido à intensidade do vento e inundações por dificuldades no escoamento são as principais ocorrências registadas no país. A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC)

Última Hora

Agressor voltou a ser detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Vila Nova de Poiares, deteve ontem, dia 21, um homem de 75 anos, …

Informação

PJ da Guarda deteve casal por permanência ilegal em território português

No desenvolvimento de uma investigação relacionada com os crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio, no âmbito da qual tinham já sido detidas, recentemente, três pessoas em Seia, a

Destaque

ESTGOH capta 110 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) duplicou o número de alunos colocados na primeira fase…

Última Hora

Secretário de Estado da Proteção Civil visitou Parque de Máquinas da ADESA

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou, na passada sexta-feira, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais,…