Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

… onde percorreu algumas áreas ardidas do concelho, inclusive as empresas que ficaram destruídas pelas chamas.

Após ter ficado a conhecer a dimensão da tragédia, Marcelo comunicou ao país, a partir da Câmara Municipal, face aos incêndios que deflagaram no domingo. No seu discurso não faltaram críticas ao atual governo e à falta de ação mesmo após as calamidades  que o país tem enfrentado. “O Governo deve garantir  que a fragilidade  terá  que deixar de existir”, referiu.

Marcelo diz que cabe ao Parlamento dizer “se quer manter ou não o Governo”, garantindo que as vítimas “não mais sairão” do seu pensamento. “É tempo de pedir desculpas às vítimas”, disse ainda.

“Mais de 100 mortos em menos de quatro meses não mais sairão do meu pensamento”, referiu Marcelo Rebelo Sousa, salientando o “enorme peso” na sua consciência e no seu mandato enquanto Presidente da República. “Estas mortes representam a fragilização dos portugueses. A fragilidade existe e exige uma resposta rápida e convincente”, afirmou.

“É a melhor, se não a única forma de verdadeiramente pedir desculpa às vítimas de junho e de outubro – e de facto é justificável que se peça desculpa. Esta é a última oportunidade para levarmos a sério a floresta. Tem de ser uma prioridade nacional”, acrescentou.

Face às dimensões fatídicas, Marcelo realça a importância da rapidez nos apoios a todos os que ficaram afetados pelo incêndio

image_pdfimage_print
Previous Papa envia mensagem de solidariedade às vítimas dos fogos
Next “Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

Artigos Relacionados

Informação

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Região

Sampaense vence Eléctrico Ponte de Sôr por 91-78, após “grito do ipiranga” nos balneários ao intervalo.

O Sampaense defrontava em casa a equipa que já tinha vencido na primeira volta para o campeonato, procurando aqui a sua terceira vitória. Com os dois primeiros períodos muita maus,

Região

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.

Informação

Fogo que começou na sexta-feira na Pampilhosa da Serra já foi dominado

O incêndio que deflagrou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, foi considerado dominado hoje pouco depois das 11h00,…

Educação

Leen Vermeiren  em recital de poesia

Leen Vermeiren, de nacionalidade Belga, radicada no concelho de Seia, realiza no próximo domingo, dia 29 de maio, um recital de poesia …

Informação

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Última Hora

Casa da Cultura César Oliveira com exposição de fotografia “Natureza Mágica”

A Casa da Cultura César Oliveira vai ser palco da exposição de fotografia “Natureza Mágica” da autoria de Pedro Ribeiro, que está a decorrer até 19 de janeiro.

Sociedade

Clube BTT e GNR sensibilizam cicloturistas e automobilistas em Seia

No próximo domingo, dia 22 de maio, o Clube BTT de Seia vai promover na entrada da cidade (Ponte de Santiago), entre as 10h00 e as 12h00, uma ação de

Última Hora

PCP apresenta projeto de requalificação do IP3 na Assembleia da República

O Partido Comunista Português (PCP) apresentou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que “Recomenda a requalificação do IP3, a sua manutenção sem portagens e em condições de segurança”.

Informação

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Nacional

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Última Hora

Provedoria da Justiça abre procedimento sobre encerramento do SAP em Oliveira do Hospital

A provedoria da justiça deu abertura ao procedimento relativo ao encerramento do SAP de Oliveira do Hospital, na sequência de queixa apresentada pela…

Região

Selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu a medalha de ouro do município de Arganil

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, recebeu ontem a medalha de ouro do município de Arganil, numa cerimónia marcada pela emoção…

Última Hora

Homem detido por incêndio florestal no concelho da Guarda

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, no concelho da Guarda, um homem de 49 anos, pela alegada autoria de dois crimes de incêndio florestal ocorridos …

Última Hora

Relíquia de São João Paulo II visita as paróquias de Oliveira do Hospital

No passado dia 22 de Maio de 2016, em cerimónia onde foi declarado solenemente São João Paulo II como padroeiro do Concelho/Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital, foi enviada …

Última Hora

Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância

As novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Pomares foram inauguradas no passado domingo, 15 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil,

Última Hora

Beiras e Serra da Estrela contra o encerramento de balcões da CGD

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou por unanimidade uma moção contra o encerramento dos balcões da Caixa Geral de Depósito (CGD), com os municípios a

Última Hora

Executivo municipal reuniu com autarcas na EXPOH 2016

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho…

Informação

Empresa tecnológica de Oliveira do Hospital distinguida pela Comissão Europeia

A empresa Enging–Make Solutions, de Oliveira do Hospital, é uma das cinco PME que a Comissão Europeia distinguiu como inovadoras…

Região

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Informação

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Última Hora

Cláudia Costa expõe “O Recreio dos Ícones IV” em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil inaugura,hoje, às 16h00, a exposição “O Recreio dos Ícones IV”, com pinturas de Cláudia Costa.

Informação

Região: PJ deteve um homem suspeito de tentar matar o irmão

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem com 47 anos de idade, …

Última Hora

Acidente com trator faz uma vítima mortal em Arganil

Um funcionário do Município de Arganil, destacado na união de freguesias de Cepos – Teixeira, faleceu, hoje, vítima de acidente com um trator. Segundo avança a Comarca de Arganil, o