Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

image_pdfimage_print

No primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, dia 17 de março, o presidente da República inaugurou esta manhã…

… o Museu do Azeite que abriu portas no final de 2018.

Localizado na Bobadela, o espaço museológico que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de Euros, apresenta-se sob a forma de ramo de oliveira e reúne um espólio ligado à produção de azeite que António Dias, proprietário do museu, foi juntando ao longo da vida.


O espaço impressionou Marcelo Rebelo de Sousa que presidiu à cerimónia de inauguração e que disse compreender “o que passou pela cabeça de António Dias”, ao reunir no museu tudo o que foi juntando e que agora é “património para o futuro”. “Com certeza ama os filhos e netas e não ama menos a sua terra”, referiu o presidente da República, entendendo que o Museu é “um elogio à sua vida e à sua família”.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, o Museu “é o sonho de um homem que tem a coragem de correr este risco”. “Tem um simbolismo enorme pela sua capacidade de inovar”, continuou o autarca oliveirense, notando que António Dias “construiu isto a pulso”. “Foi o sonho de uma vida”, registou José Carlos Alexandrino.

Convidada da Festa do Queijo e também presente na inauguração, a secretária de Estado dos Assuntos Regionais, Maria do Céu Albuquerque, felicitou a família de António Dias que “sentiu a responsabilidade de potencializar um legado”. “Isto é o perpetuar de uma tradição”, disse a governante referindo-se ao azeite que apelidou de “ouro vegetal”.

Emocionado pela presença do Presidente da República que, esta manhã, tornou real o seu sonho ao presidir à inauguração do Museu, António Dias admitiu que “o caminho nem sempre foi fácil”. “Contudo o resultado está à vista e espero que gostem como eu gosto”, referiu o responsável, que disse ter erguido aquela obra na Bobadela porque “acredito na terra onde nasci e no interior do país”. “As nossas gentes também merecem. Só assim atraímos riqueza, investimento e população para o interior do país”, afirmou António Dias, na certeza de que “o museu não teria o mesmo valor noutro local do país”.

Previous Calendário desportivo de fim de semana
Next Festa do Queijo recebe visita de Marcelo e promete ser um sucesso até domingo

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Vídeos

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Última Hora

Prejuízos na agricultura estão a ser contabilizados em Lamego

A Câmara de Lamego disse hoje que, em conjunto com representantes de proprietários e agricultores, está a desenvolver esforços para quantificar …

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Região

Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça

O Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitou o Município de Nelas na passada sexta-feira, 14 de dezembro, a fim de se inteirar sobre o património da antiga ENU…

Última Hora

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Sociedade

Oliveira do Hospital já tem programa de preparação para o parto e parentalidade

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital conta, já a partir do próximo dia 19 de junho, com o programa “Laços”, que pretende preparar casais

Região

“Espaço BLC3” estreia esta terça-feira na Rádio Boa Nova

“Espaço BLC3 – Ciência no Interior” é o novo programa que inicia, hoje, na Rádio Boa Nova, numa parceria com a BLC3- Campus de Inovação e Tecnologia.

Informação

ANPC realiza exercício para testar capacidade de resposta operacional

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) leva a efeito, a 18 e 19 de maio, o exercício MONTEMURO 2018, nos distritos de Aveiro e Viseu.

Desporto

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense disputam, em casa, no próximo domingo, 16 de dezembro, pelas 15h00, a 15ª jornada da Série C

Desporto

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,

Última Hora

Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou o Condeixa-a-Velha por 11-3

A equipa de futsal da Secção Desportiva de Santo António do Alva goleou por 11-3 a ACR de Condeixa-a-Velha, no passado sábado.