Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

Presidente da República inaugurou Museu do Azeite na Bobadela (Com vídeo)

No primeiro dia da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, dia 17 de março, o presidente da República inaugurou esta manhã…

… o Museu do Azeite que abriu portas no final de 2018.

Localizado na Bobadela, o espaço museológico que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de Euros, apresenta-se sob a forma de ramo de oliveira e reúne um espólio ligado à produção de azeite que António Dias, proprietário do museu, foi juntando ao longo da vida.


O espaço impressionou Marcelo Rebelo de Sousa que presidiu à cerimónia de inauguração e que disse compreender “o que passou pela cabeça de António Dias”, ao reunir no museu tudo o que foi juntando e que agora é “património para o futuro”. “Com certeza ama os filhos e netas e não ama menos a sua terra”, referiu o presidente da República, entendendo que o Museu é “um elogio à sua vida e à sua família”.

Para José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, o Museu “é o sonho de um homem que tem a coragem de correr este risco”. “Tem um simbolismo enorme pela sua capacidade de inovar”, continuou o autarca oliveirense, notando que António Dias “construiu isto a pulso”. “Foi o sonho de uma vida”, registou José Carlos Alexandrino.

Convidada da Festa do Queijo e também presente na inauguração, a secretária de Estado dos Assuntos Regionais, Maria do Céu Albuquerque, felicitou a família de António Dias que “sentiu a responsabilidade de potencializar um legado”. “Isto é o perpetuar de uma tradição”, disse a governante referindo-se ao azeite que apelidou de “ouro vegetal”.

Emocionado pela presença do Presidente da República que, esta manhã, tornou real o seu sonho ao presidir à inauguração do Museu, António Dias admitiu que “o caminho nem sempre foi fácil”. “Contudo o resultado está à vista e espero que gostem como eu gosto”, referiu o responsável, que disse ter erguido aquela obra na Bobadela porque “acredito na terra onde nasci e no interior do país”. “As nossas gentes também merecem. Só assim atraímos riqueza, investimento e população para o interior do país”, afirmou António Dias, na certeza de que “o museu não teria o mesmo valor noutro local do país”.

Previous Calendário desportivo de fim de semana
Next Festa do Queijo recebe visita de Marcelo e promete ser um sucesso até domingo

Artigos Relacionados

Informação

Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário com emissão especial de “porta aberta”

No próximo dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemora o 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta”.

Educação

Politécnico de Coimbra inaugura Centro Cultural Penedo da Saudade

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) vai inaugurar Centro Cultural Penedo da Saudade, no próximo dia 18 de janeiro, pelas 17h00.

Informação

Penacova recebeu reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte

 O Município de Penacova foi o anfitrião da reunião da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego e do Pinhal do Interior, presidida pelo diretor do Centro Distrital de Coimbra, Ramiro

Região

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Informação

FCOH desloca-se aos Açores. Nogueirense recebe a Académica

Este fim de semana joga-se a jornada cinco do Campeonato de Portugal, Série E, fase da Manutenção. O FCOH tem jogo nos Açores. A ADN recebe a Académica. O Futebol

Última Hora

Fim-de-semana com previsão de chuva, vento e agitação marítima

O estado do tempo no fim-de-semana vai sofrer um agravamento devido à aproximação de um sistema frontal ao território do continente, prevendo-se chuva, vento forte e agitação marítima.

Última Hora

Empresas: “Os nossos clientes têm sido espetaculares connosco”

A assinalar 19 anos de atividade, a Papelaria e Livraria Meio Mundo ampliou e melhorou as suas instalações na cidade de Oliveira do Hospital. Uma aposta a pensar nos clientes

Sociedade

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Informação

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para

Politica

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Informação

Viseu: Incêndio urbano no centro da cidade

Deflagrou, esta tarde, um incêndio urbano na Rua das Pedras Alçadas, em Viseu.

Região

Seia: 22 propostas a votos na 3ª edição do Orçamento Participativo

Do total de 30 propostas submetidas ao Orçamento Participativo (OP) de Seia 2018/2019, são finalistas 22 projetos, que agora são colocados à apreciação e decisão da comunidade.