Presidente da República inaugura Museu do Azeite no próximo sábado

Presidente da República inaugura Museu do Azeite no próximo sábado

image_pdfimage_print

Marcelo Rebelo de Sousa concretiza a vontade de António Dias e no sábado, pelas 11h00, vai presidir à inauguração do Museu do Azeite, na aldeia da Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital.

O sonho do empresário  concretizou-se em Dezembro do ano passado com a abertura do espaço, e a “azeitona” no topo do bolo chega com a inauguração oficial que «é para nós muito importante porque é uma mais-valia para o Museu», explicou o mentor do projeto.

Esta inauguração proporciona-se pela deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao concelho de Oliveira de Hospital por altura da Feira do Queijo Serra da Estrela, que decorre este fim-de-semana. A paixão pelo azeite levou António Dias, produtor desde 1986, a colecionar anos a fio peças de lagares antigos e rapidamente percebeu que tinha em mãos verdadeiras relíquias que se poderiam perder no tempo e cair no esquecimento.

Foi então que decidiu “deitar mãos-à-obra” e a sua imaginação e espírito empreendedor resultaram no edifício – que é em si uma obra de arte pela forma que apresenta, como se de um ramo de oliveira gigante se tratasse, da autoria do arquiteto Vasco Teixeira – que integra as diversas peças que contam a história do azeite, com mais de dois mil anos,  mantendo, assim, a memória e tradições de um povo ligado à produção do azeite.

Fonte: Diário de Coimbra

Previous Manuel Marques considera “muito mau e muito grave” que o vereador do PSD não conheça o trabalho da ANCOSE
Next Feira do Queijo de Oliveira do Hospital tem impacto económico superior a 2,5 milhões de Euros

Artigos Relacionados

Última Hora

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Destaque

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

Informação

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Última Hora

Cooperativa da Beira Central aposta em supermercado renovado para continuar a atrair clientes

O supermercado da Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central em Oliveira do Hospital reabriu na sexta feira, dia 10, num espaço renovado.

Informação

Casa da Cultura acolhe “Uma Exposição em Azul” no âmbito do feriado municipal

“An Exhibition in Blue – Uma exposição em Azul” é o tema da exposição de pintura que vai estar patente na Casa da Cultura César Oliveira, a partir de 6

Informação

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Informação

Antigos autarcas conhecem hoje sentença no caso dos telemóveis

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, conhecem hoje…

Informação

País: Sismo de 3.1 sentido na região de Beja

Um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente.

Nacional

Mais de 40 concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam esta segunda-feira um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

INATEL vai premiar mérito em Gala do Desporto

A Fundação INATEL vai realizar no próximo sábado, 15 de junho, a sua Gala do Desporto. A cerimónia de reconhecimento e…

Informação

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita

Última Hora

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos supera o número de vagas

Pela primeira vez desde 2009 o número de candidatos ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional de acesso supera o número de vagas,…