Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Bruno Amado, presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, eleito pelo PSD, foi condenado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra a perda de mandato.

Segundo notícia avançada pelo jornal local Folha do Centro, aquele Tribunal considerou, em sentença datada do passado mês de julho, que o jovem autarca, eleito pelo PSD, se encontrava em situação de “inelegibilidade”, aquando da sua eleição em 2017.

Em causa está o facto de “Bruno Amado ser sócio gerente de uma empresa de construção civil que tinha contrato de empreitada da Casa do Campo, em Santa Ovaia, quando foi eleito. Entende o Tribunal que o jovem autarca “violou a lei da Eleição dos Titulares dos órgãos das Autarquias Locais”, segundo a qual “não são elegíveis para os órgãos das autarquias locais em causa os membros dos corpos sociais e os gerentes de sociedades, bem como os proprietários de empresas que tenham contrato com a autarquia não integralmente cumprido ou de execução continuada”.

A sentença do TAF de Coimbra é clara ao decidir pela perda de mandato, considerando o juiz Tiago Miranda que o autarca não agiu com “inocente ignorância” quando decidiu disputar as eleições autárquicas de outubro de 2017, porquanto sabia de antemão que havia um contrato de empreitada em execução entre a empresa da qual é sócio gerente e a autarquia local a que era candidato.

Atualização:

Contactado pelo Rádio Boa Nova, Bruno Amado disse estar de “consciência tranquila” neste processo e informou estar a aguardar pelo resultado do recurso que solicitou. “Vou repor toda a verdade”, assegurou o jovem autarca que disse estar ainda em funções na presidência da União de Freguesias. “No dia em que os fregueses entenderem que devo sair, eu saio”, continuou Bruno Amado, lembrando que foi eleito “com maioria absoluta” nas eleições realizadas no ano passado. O autarca disse ainda que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra se encontra em segredo de justiça, pelo que estranha que a mesma tenha sido tornada pública pela comunicação social.

Previous Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH
Next ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”

Artigos Relacionados

Sociedade

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Última Hora

Figueira da Foz: homem detido pelo crime de homicídio na forma tentada

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 45 anos de idade, pela presumível autoria de um crime de homicídio na forma tentada,

Informação

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal

Um homem de 56 anos acusado de ser o autor de um incêndio em agosto de 2015 que consumiu cerca de 140 hectares de floresta …

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” prevê resultado eleitoral e destaca necessidade de oposição

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Informação

Estabelecimentos de restauração e bebidas com alargamento de horário em Oliveira do Hospital

Por ocasião da quadra festiva da Páscoa, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) concedeu um alargamento de horário de funcionamento aos estabelecimentos de restauração e bebidas que passam

Última Hora

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Desporto

Seia distinguido com galardão “Município Amigo do Desporto”

O Município de Seia recebeu, pelo segundo ano, o título de ‘Município Amigo do Desporto’, uma distinção atribuída pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGESD), durante a gala do

Região

Idealmed vence projeto para construir hospital em Omã

O grupo do setor da saúde português Idealmed venceu o concurso internacional para o projeto de um hospital em Muscat, no sultanato de Omã,…

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Informação

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Última Hora

Oliveira do Hospital apresentou projetos ao Orçamento Participativo Portugal 2018

Vários grupos de trabalho contribuíram, ontem, com ideias e propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP) 2018, no âmbito de um encontro promovido…

Última Hora

Faleceu Alexandre de Brito Gouveia

Faleceu esta tarde nos Hospitais da Universidade de Coimbra, Alexandre de Brito Gouveia, um dos pioneiros da indústria de confecções em Oliveira do Hospital. Recorde no video “série CARÁCTER”  O