Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

image_pdfimage_print

Bruno Amado, presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, eleito pelo PSD, foi condenado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra a perda de mandato.

Segundo notícia avançada pelo jornal local Folha do Centro, aquele Tribunal considerou, em sentença datada do passado mês de julho, que o jovem autarca, eleito pelo PSD, se encontrava em situação de “inelegibilidade”, aquando da sua eleição em 2017.

Em causa está o facto de “Bruno Amado ser sócio gerente de uma empresa de construção civil que tinha contrato de empreitada da Casa do Campo, em Santa Ovaia, quando foi eleito. Entende o Tribunal que o jovem autarca “violou a lei da Eleição dos Titulares dos órgãos das Autarquias Locais”, segundo a qual “não são elegíveis para os órgãos das autarquias locais em causa os membros dos corpos sociais e os gerentes de sociedades, bem como os proprietários de empresas que tenham contrato com a autarquia não integralmente cumprido ou de execução continuada”.

A sentença do TAF de Coimbra é clara ao decidir pela perda de mandato, considerando o juiz Tiago Miranda que o autarca não agiu com “inocente ignorância” quando decidiu disputar as eleições autárquicas de outubro de 2017, porquanto sabia de antemão que havia um contrato de empreitada em execução entre a empresa da qual é sócio gerente e a autarquia local a que era candidato.

Atualização:

Contactado pelo Rádio Boa Nova, Bruno Amado disse estar de “consciência tranquila” neste processo e informou estar a aguardar pelo resultado do recurso que solicitou. “Vou repor toda a verdade”, assegurou o jovem autarca que disse estar ainda em funções na presidência da União de Freguesias. “No dia em que os fregueses entenderem que devo sair, eu saio”, continuou Bruno Amado, lembrando que foi eleito “com maioria absoluta” nas eleições realizadas no ano passado. O autarca disse ainda que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra se encontra em segredo de justiça, pelo que estranha que a mesma tenha sido tornada pública pela comunicação social.

Previous Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH
Next ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”

Artigos Relacionados

Última Hora

PJ investiga morte de um homem em Travanca de Lagos

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de um homem de 57 anos, ocorrida no domingo à noite em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital. O

Última Hora

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Informação

Tondela: Acidente de trabalho em pedreira faz um ferido grave

Um acidente de trabalho numa pedreira provocou, esta tarde, um ferido grave, em Tondela.

Informação

Desporto: Nogueirense assegura manutenção. FCOH mantém luta pela subida

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) assegura a manutenção após vitória sobre o Gafanha por 2-0.

Última Hora

Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

A Provedora de Justiça recebeu, até hoje, 162 requerimentos de indemnizações, referentes a 74 vítimas mortais dos incêndios do ano passado,…

Informação

Ancose entrega primeiras borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder, no próximo sábado, dia 5 de maio, à primeira entrega de borregas …

Nacional

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a EXPOH

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para a EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que decorre até domingo, dia 30

Destaque

Ricardo Araújo Pereira apoia vítimas de Oliveira do Hospital. Conta solidária já ultrapassa os 58 mil euros

É já no próximo sábado, dia 14 de abril, pelas 21h30, que a Casa da Cultura César Oliveira recebe “Uma conversa sobre assuntos”, um espetáculo de Ricardo Araújo Pereira.

Politica

Alexandrino admite que lhe “dará gosto especial” disputar as eleições com João Paulo Albuquerque

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, escusou-se esta tarde a comentar a candidatura do seu conterrâneo, João Paulo Albuquerque,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Acidente entre ligeiro e pesado provoca um morto no IC2 em Pombal

Um acidente ocorreu hoje entre uma viatura ligeira e um pesado no Itinerário Complementar 2 (IC2), em Pombal, e provocou um morto e um ferido ligeiro.