Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Presidente da Junta de Santa Ovaia e Vila Pouca condenado a perda de mandato (notícia atualizada)

Bruno Amado, presidente da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, eleito pelo PSD, foi condenado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra a perda de mandato.

Segundo notícia avançada pelo jornal local Folha do Centro, aquele Tribunal considerou, em sentença datada do passado mês de julho, que o jovem autarca, eleito pelo PSD, se encontrava em situação de “inelegibilidade”, aquando da sua eleição em 2017.

Em causa está o facto de “Bruno Amado ser sócio gerente de uma empresa de construção civil que tinha contrato de empreitada da Casa do Campo, em Santa Ovaia, quando foi eleito. Entende o Tribunal que o jovem autarca “violou a lei da Eleição dos Titulares dos órgãos das Autarquias Locais”, segundo a qual “não são elegíveis para os órgãos das autarquias locais em causa os membros dos corpos sociais e os gerentes de sociedades, bem como os proprietários de empresas que tenham contrato com a autarquia não integralmente cumprido ou de execução continuada”.

A sentença do TAF de Coimbra é clara ao decidir pela perda de mandato, considerando o juiz Tiago Miranda que o autarca não agiu com “inocente ignorância” quando decidiu disputar as eleições autárquicas de outubro de 2017, porquanto sabia de antemão que havia um contrato de empreitada em execução entre a empresa da qual é sócio gerente e a autarquia local a que era candidato.

Atualização:

Contactado pelo Rádio Boa Nova, Bruno Amado disse estar de “consciência tranquila” neste processo e informou estar a aguardar pelo resultado do recurso que solicitou. “Vou repor toda a verdade”, assegurou o jovem autarca que disse estar ainda em funções na presidência da União de Freguesias. “No dia em que os fregueses entenderem que devo sair, eu saio”, continuou Bruno Amado, lembrando que foi eleito “com maioria absoluta” nas eleições realizadas no ano passado. O autarca disse ainda que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra se encontra em segredo de justiça, pelo que estranha que a mesma tenha sido tornada pública pela comunicação social.

image_pdfimage_print
Previous Alunos colocados chegam confiantes à ESTGOH
Next ADI promove sessão de esclarecimento “Portugal 2020: Oportunidades para as empresas em 2018”

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital incentiva ao “investimento produtivo no interior”

Oliveira do Hospital promoveu, ontem, uma sessão de apresentação do Programa de Investimento em Territórios de Baixa Densidade, com a participação de especialistas no setor.

Sociedade

Virgílio Ribeiro & Costa “ganha força” com nova e moderna exposição de mobiliário

A empresa Virgílio Ribeiro & Costa, de Oliveira do Hospital, inaugura no próximo sábado, 18 de junho, o renovado espaço de venda ao público, apostando numa ampla…

Informação

Mais de 100 casas recuperadas e entregues às famílias em Pedrógão Grande

Cento e seis habitações das 264 afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande estão concluídas e entregues às famílias.

Última Hora

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Região

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Região

Neve coloca cinco distritos sob Aviso Amarelo

Cinco distritos do continente estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de queda de neve acima dos mil metros de altitude.

Informação

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Informação

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Destaque

Subiu para 85 por cento o apoio às empresas afetadas pelos incêndios de outubro

O governo aumentou para 85 por cento o apoio à recuperação das empresas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro. Para a Associação de Vítimas do Maior Incêndio

Sociedade

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Destaque

Zona Industrial vai ter 50 novos lotes, área de serviços e estacionamento para camiões

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.

Última Hora

Estradas do maciço central da Serra da Estrela encerradas devido à neve

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à neve e às condições meteorológicas adversas.

Informação

Previsão de chuva, frio e neve para os próximos dias em Portugal

Nove distritos do continente estão, esta quarta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte e queda de neve.

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Oliveira do Hospital está a promover diversas exposições temáticas nos diferentes espaços municipais.

Última Hora

Politécnico de Castelo Branco aboliu a praxe e optou por integração solidária

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aboliu a praxe nas seis escolas da instituição, substituindo-a por ações culturais e solidárias de integração.

Desporto

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Região

Despiste provoca um morto no IC12 em Viseu

Um homem de 50 anos morreu, ontem ao final da tarde, na sequência do despiste de uma viatura ligeira no IC12, em Canas de Senhorim, Nelas.

Última Hora

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Informação

Nem a chuva impediu o Carnaval da Beira Serra em Lagares da Beira

O Carnaval da Beira Serra animou, ontem à tarde, a vila de Lagares da Beira no concelho de Oliveira do Hospital.

Informação

 PJ deteve septuagenário que abusou de menina com 13 anos

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve o presumível autor de crimes de abuso sexual de crianças,…

Destaque

Candidatos à Câmara defenderam propostas em debate. Lugar do PSD ficou vazio.

Realizou-se, ontem, em Oliveira do Hospital o debate no âmbito das eleições autárquicas em Oliveira do Hospital. Durante mais de duas horas, … … Luís Almeida (CDU), Nuno Aves (Coligação

Última Hora

PJ deteve três suspeitos de tráfico de droga em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro,  deteve um homem e duas mulheres pela presumível prática dos crimes de tráfico de estupefacientes e de detenção de arma proibida. As

Informação

Mais de 100 bombeiros e 7 meios aéreos combatem chamas na Guarda

Mais de 100 bombeiros estão a combater, na tarde desta segunda-feira, um incêndio em Matança, no concelho de Fornos de Algodres, na Guarda.

Vídeos

Jovem de 12 anos produz vídeo de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital serviu de inspiração ao jovem Duarte Gouveia, de apenas 12 anos, que realizou um vídeo promocional do evento.