Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a autarquia.

“Sendo desejo público e manifesto da presidência da Câmara de Pedrógão Grande o apuramento cabal das suspeições levantadas por certos setores na atribuição daqueles apoios”, Valdemar Alves “quer publicamente declarar” a sua adesão à iniciativa, o que fará hoje, às 17h00, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal em que o assunto será discutido.

Em comunicado, a Câmara Municipal adianta que o autarca, eleito há um ano em listas do PS, após ter cumprido um primeiro mandato pelo PSD, toma esta posição “a par de outras” já assumidas, “como seja a comunicação à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o envio, com o pedido de averiguação, ao Ministério Público e, mais recentemente, a convocação da Comissão Técnica do REVITA”, com o mesmo objetivo.

Mais de 3.800 pessoas já tinham assinado até hoje a petição pública na internet contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações naquele concelho do distrito de Leiria.

Subordinada ao título “Petição contra a fraude nos apoios a Pedrógão Grande”, a iniciativa de cidadãos encabeçada por Luís Miguel Figueiredo é promovida pelo movimento político Democracia 21, cuja fundadora, Sofia Afonso Ferreira, surge em segundo lugar na lista de subscritores.

Com a sua assinatura, Valdemar Alves vai manifestar apoio à petição pública “no sentido de se proceder a um inquérito parlamentar para apuramento das dúvidas em torno da atribuição de apoios para a reconstrução de casas ardidas” no ano passado no concelho, segundo a nota.

“Um movimento de cidadãos que tenta ser partido político, a partir de elementos identificados como dissidentes do PSD, denominado Democracia 21, tem promovido o referido abaixo-assinado”, refere, indicando que aquela organização “deseja realizar uma ação de recolha de assinaturas” em Pedrógão Grande, hoje, durante a reunião da Assembleia Municipal.

O presidente da Câmara, antigo profissional da Polícia Judiciária, “aproveitará a ocasião para publicamente manifestar o apoio àquele abaixo-assinado, assim como todas as demais eventuais futuras iniciativas que tenham o mesmo sentido, assinando a petição”, e convida os dirigentes do Democracia 21, a estarem presentes para “poder assim publicamente proceder à subscrição” da petição.

O grande incêndio que deflagrou em 17 de junho de 2017, em Escalos Fundeiros, concelho de Pedrógão Grande, e que alastrou depois a concelhos vizinhos, provocou 66 mortos e 253 feridos, sete deles com gravidade, tendo destruído cerca de 500 casas, 261 das quais eram habitações permanentes, e 50 empresas.

com:lusa.pt

Previous ESTGOH coloca 143 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior (com vídeo)
Next Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Artigos Relacionados

Última Hora

Tiago Cerveira apresenta “Factos dos Fatos” num filme de homenagem às costureiras e em que a mãe é a protagonista

O jovem oliveirense Tiago Cerveira acaba de surpreender com a produção de mais um filme documentário. Habituado a homenagear o “Meio e a Gente” no âmbito do projeto com aquele

Última Hora

GNR apreendeu 365 artigos contrafeitos na Tocha

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Posto Territorial da Tocha do Destacamento Territorial de Cantanhede, apreendeu, no passado dia 26 de agosto, 365 artigos contrafeitos, na Tocha.

Politica

Diferenças entre executivos de Mário Alves e Alexandrino aqueceram reunião de Câmara oliveirense

A reunião do executivo municipal de Oliveira do Hospital ficou hoje marcada pela troca de palavras entre o presidente da Câmara e o vereador do PSD…

Sociedade

Viseu vai dar nome de Mário Soares a uma artéria da cidade

A Câmara de Viseu aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares e decidiu dar o seu nome a uma artéria da

Informação

Papa vai canonizar Francisco e Jacinta em Fátima a 13 de maio

O Papa Francisco anunciou, hoje, no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio. 

Informação

Viseu: Incêndio em urbanização atinge quatro casas

Deflagrou, na tarde desta quinta-feira, um incêndio que atingiu quatro habitações no Bairro da Bela Vista, na freguesia de Silgueiros, em Viseu, sem registo de vítimas.

Informação

Chuva regressa a Portugal continental a partir de amanhã

O estado do tempo em Portugal continental vai mudar a partir de quarta-feira, dia em que se prevê períodos de chuva a partir do final da tarde em todo o

Destaque

Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios pelos Haute Grandeur Global Execellence Awards, em três categorias, Resort, Spa e Restaurante, …

Região

Duas crianças entre os feridos de acidente com quatro carros

Duas crianças sofreram ferimentos na sequência de um acidente que envolveu quatro viaturas, esta quarta-feira de manhã, na via rápida do Taveiro, em Coimbra.

Última Hora

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Informação

Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

A diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% dos doentes esteja ainda por diagnosticar. Os números são conhecidos…

Última Hora

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …