Prazos apresentados para conclusão do IP3 preocupam CIM Viseu Dão Lafões

Prazos apresentados para conclusão do IP3 preocupam CIM Viseu Dão Lafões

image_pdfimage_print

Os municípios da região Viseu Dão Lafões manifestaram, ontem, preocupação com os prazos apresentados pelo Governo para a conclusão da requalificação do Itinerário Principal (IP3), que liga Coimbra a Viseu.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a comunidade intermunicipal manifestou “a sua forte convicção de que os prazos agora anunciados deixam fortes preocupações a todos os autarcas desta Comunidade Intermunicipal, assim como a todas as suas populações”.

As obras de requalificação e duplicação parcial do IP3 entre Coimbra e Viseu deverão estar concluídas no primeiro semestre de 2024, disse na sexta-feira o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

O conselho intermunicipal da Comunidade esteve reunido na segunda-feira para analisar os prazos apresentados por Pedro Nuno Santos num encontro com autarcas, na sexta-feira.

Nesta tomada de posição pública, ontem divulgada, a comunidade apela também à necessidade “de ser cumprido o calendário antes previsto, e comunicado pelo Governo, donde resultaria a conclusão do projeto de execução no início do próximo ano”.

“Os prazos agora anunciados, para a conclusão do projeto de execução, levam-nos para o último trimestre do ano de 2021, o tempo em que se prevê concluir a elaboração dessa peça imprescindível para se colocar a obra em concurso público”, sublinha a comunidade.

Viseu Dão Lafões exorta ainda “o senhor Ministro das Infraestruturas e da Habitação, assim como as Infraestruturas de Portugal (IP), a diligenciarem no sentido de serem acelerados todos os trabalhos da fase de anteprojeto/projeto base e do consequente estudo de avaliação de impacto ambiental”.

“Entende o Conselho Intermunicipal que, respeitando os prazos legais das consultas públicas, é possível gerir as etapas de forma que não sejam despendidos mais de dois anos até se chegar à fase do início das obras”.

O Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões diz ainda que, “se a presente obra corresponde a um desígnio nacional, por ser a obra pública mais urgente, então não se compreende que não lhe seja dada a relevância política e que tudo seja feito para se cumprir um imperativo, reconhecido por toda a Assembleia da República, e se assumam os menores prazos, sem arrastar esta obra para um prazo incompreensível”.

Integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões Aguiar da Beira, distrito da Guarda, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

Previous Dois atletas do Folhadosa na Seleção Nacional de Pesca Desportiva
Next PIDS realiza "V Torneio 24 Horas" este fim-de-semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Tempo seco no Natal com temperaturas acima da média

O Natal será marcado por tempo seco e temperaturas acima da média no continente e por aguaceiros e trovoadas na Madeira, de acordo com previsões do Instituto Português do Mar

Informação

“Escola e o Meio” transmite último programa do ano letivo

Este sábado, dia 17 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Região

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na

Nacional

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Destaque

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,

Sociedade

Santuário de N. S. das Preces recebe Prémio Vilalva na próxima terça-feira

O Prémio Vilalva, que distinguiu o projeto de recuperação dos jardins do Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Oliveira do Hospital, é entregue na próxima terça-feira.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Nacional

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

Última Hora

Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas distinguida com Certificado Internacional Blue Flag

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no Município de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o Certificado Internacional Blue Flag, pelos seus cinco anos consecutivos de Bandeira Azul.

Educação

Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que …

Última Hora

Rádio Boa Nova entrevista os candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Candidato do PSD recusa participar

A Rádio Boa Nova inicia amanhã, dia 19 de setembro, o conjunto de entrevistas aos candidatos à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital …