Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”
11 Julho, 2018 1297 Views

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

… que por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) se encontra “interdita”.

A situação decorre dos efeitos causados pelo grande incêndio de 15 de outubro e, muito em particular, da “enxurrada” ocorrida no mês de junho e que provocou o arrastamento de cinzas e outros inertes para a zona da praia fluvial.

A interdição de frequência daquele espaço está, por isso, a gerar polémica entre os avoenses e gentes da região, habituais utilizadores daquele complexo balnear, de que faz parte a Ilha do Picoto. José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações à Rádio Boa Nova, considerou que é preciso que as pessoas percebam o que aconteceu em Avô: “há um mês estávamos a preparar o processo para o início do processo balnear, mas veio uma enxurrada e a praia foi inundada de cinza, terra, lodo e cascalho”. O estado em que ficou a zona da praia fluvial, constitui uma situação de “perigo” para os banhistas, que se “podem enterrar” no leito do rio. José Francisco Rolo dá conta da preocupação do município em encontrar “uma solução” para a praia fluvial de Avô que, ano após ano e fruto das intempéries, obriga a um investimento de “50, 60 ou 70 mil Euros” em trabalhos de recuperação. “O Município já investiu mais de um milhão de Euros”, adiantou.

À Rádio Boa Nova, o vice-presidente adiantou que a ilha do Picoto e equipamentos de apoio estão utilizáveis, e que a interdição a banhos foi aplicada pela própria Agência Portuguesa do Ambiente, “por motivo de segurança dos banhistas”. José Francisco Rolo informou que está em curso “um procedimento administrativo urgente” para reabilitação da praia fluvial, financiada pelo Fundo Ambiental, por intermédio da APA. Esta era uma intervenção que já estava prevista no âmbito de protocolo assinado pelo Município oliveirense para investimento na rede hidrográfica do concelho (450 mil Euros financiados a 100 por cento), mas que no caso de Avô se revelou mais premente, pela enxurrada de há um mês. O vice-presidente adiantou que a intervenção na praia fluvial deverá “iniciar o mais brevemente possível”, estimando que tal aconteça no decorrer deste mês de julho. O objetivo é devolver a praia, que é “um ex-libris de Avô e do concelho” ao “uso dos banhistas”.

Fotos: Amigos da Vila de Avô (facebook)

image_pdfimage_print
Previous S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital
Next Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Artigos Relacionados

Informação

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Última Hora

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Sociedade

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Região

Conhecidos humoristas protagonizam espetáculo a favor das vítimas dos incêndios de outubro

O Auditório do Conservatório de Música de Coimbra acolhe, esta noite, pelas 22h00, “Rir por uma Causa Maior”, uma iniciativa da associação SOS Arganil, a favor das vítimas dos incêndios

Destaque

FCOH vence primeiro jogo da época frente ao Leiria. ADN perdeu com o Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, em casa, o jogo da primeira jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao União Desportiva de Leiria, por

Região

Município de Tábua entrega flautas aos alunos do 1º Ano

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, Ensino da Música, o Município de Tábua procedeu à entrega simbólica das flautas de bisel aos alunos do 1º ano de escolaridade.

Informação

21 detenções, 725 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

“Esperança” marcou 33º Concurso Nacional de Ovinos promovido pela ANCOSE

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, realizou, este fim-de-semana, o 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela, que ficou marcado por palavras de conforto,

Sociedade

Apreensão de sete toneladas em Oliveira do Hospital “protege o consumidor e a saúde pública”, refere inspetor Geral da ASAE

O Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, destacou hoje em declarações à Rádio Boa Nova a importância da apreensão feita, na semana passada, …

Última Hora

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…

Última Hora

Papa anunciou que vem a Fátima em 2017

O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.

Cultura

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe exposição de Livros Miniatura de João Lizardo

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital recebe, até 10 de junho, a exposição de Livros Miniatura da coleção de João Lizardo.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Última Hora

Município de Seia com comemorações alusivas ao 25 de abril

A Câmara e Assembleia Municipal de Seia estão a promover um espetáculo musical de modo a assinalar a revolução dos cravos de 1974, que vai decorrer nos dias 24 e

Informação

Infantário da FAAD com inscrições abertas nas várias valências

O infantário da Fundação de Aurélio Amaro Diniz, que acabou de comemorar os 20 anos de existência, viu renovada a autorização para poder lecionar em 3 salas de educação pré-escolar …

Última Hora

Grupo de Cavaquinhos promove workshop e festival em Oliveira do Hospital

O Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital realiza amanhã, no âmbito das comemorações do Dia do Município,….

Informação

GNR detém 43 pessoas em 12 horas, 31 por condução sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 43 pessoas entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, em todo o território nacional, no âmbito das operações de combate à

Informação

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Informação

ASAE apreende em Águeda 4.500 garrafas de vinho espumante falsificado

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 4.536 garrafas de vinho espumante falsificado, em Águeda, no distrito de Aveiro, tendo o valor total da apreensão ultrapassado os cinco

Destaque

Carlos Veiga acredita que futuro da ESTGOH é “muito promissor”

É positivo o balanço de 15 anos de ensino superior em Oliveira do Hospital. Em entrevista realizada ao final da manhã de hoje…

Última Hora

Bruno Magalhães preparado para o Rali da República Checa

A dupla vice-campeã europeia de ralis, Bruno e Hugo Magalhães, enfrenta no próximo fim-de-semana, de 24 a 26 de agosto, a sexta prova do Campeonato da Europa de Ralis,…

Destaque

Oliveira do Hospital distinguiu Carlos Martins e Dulce Pássaro com Medalha de Ouro

O oliveirense internacional de futebol, Carlos Martins, e a ex ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, foram homenageados, no dia 7 de outubro, com a Medalha de Ouro Municipal.