Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”
11 Julho, 2018 1937 Views

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

image_pdfimage_print

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

… que por indicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) se encontra “interdita”.

A situação decorre dos efeitos causados pelo grande incêndio de 15 de outubro e, muito em particular, da “enxurrada” ocorrida no mês de junho e que provocou o arrastamento de cinzas e outros inertes para a zona da praia fluvial.

A interdição de frequência daquele espaço está, por isso, a gerar polémica entre os avoenses e gentes da região, habituais utilizadores daquele complexo balnear, de que faz parte a Ilha do Picoto. José Francisco Rolo, vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações à Rádio Boa Nova, considerou que é preciso que as pessoas percebam o que aconteceu em Avô: “há um mês estávamos a preparar o processo para o início do processo balnear, mas veio uma enxurrada e a praia foi inundada de cinza, terra, lodo e cascalho”. O estado em que ficou a zona da praia fluvial, constitui uma situação de “perigo” para os banhistas, que se “podem enterrar” no leito do rio. José Francisco Rolo dá conta da preocupação do município em encontrar “uma solução” para a praia fluvial de Avô que, ano após ano e fruto das intempéries, obriga a um investimento de “50, 60 ou 70 mil Euros” em trabalhos de recuperação. “O Município já investiu mais de um milhão de Euros”, adiantou.

À Rádio Boa Nova, o vice-presidente adiantou que a ilha do Picoto e equipamentos de apoio estão utilizáveis, e que a interdição a banhos foi aplicada pela própria Agência Portuguesa do Ambiente, “por motivo de segurança dos banhistas”. José Francisco Rolo informou que está em curso “um procedimento administrativo urgente” para reabilitação da praia fluvial, financiada pelo Fundo Ambiental, por intermédio da APA. Esta era uma intervenção que já estava prevista no âmbito de protocolo assinado pelo Município oliveirense para investimento na rede hidrográfica do concelho (450 mil Euros financiados a 100 por cento), mas que no caso de Avô se revelou mais premente, pela enxurrada de há um mês. O vice-presidente adiantou que a intervenção na praia fluvial deverá “iniciar o mais brevemente possível”, estimando que tal aconteça no decorrer deste mês de julho. O objetivo é devolver a praia, que é “um ex-libris de Avô e do concelho” ao “uso dos banhistas”.

Fotos: Amigos da Vila de Avô (facebook)

Previous S. Gião é a nova praia fluvial classificada no concelho de Oliveira do Hospital
Next Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Artigos Relacionados

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital apoia queijarias na certificação do Queijo Serra da Estrela

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou, ontem, por unanimidade, um procedimento de apoio às queijarias do concelho no processo de certificação do Queijo Serra da Estrela DOP.

Informação

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e

Informação

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Informação

Inscrições para o Festival Municipal da Canção decorrem até dia 20 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 20 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

“Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” representou Portugal na feira de emigração na Holanda

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality” esteve representado através do membro do Fórum Participativo, Hans de Herder, empresário turístico, na 20.ª edição da “Emigratiebeurs

Cultura

Exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros” inaugurada hoje em Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital vai acolher a exposição “Livros da Memória, Memória dos Livros”. A inauguração acontece hoje, dia 6 de fevereiro, pelas 15h00.

Região

Luís Filipe Torgal lançou o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”

Luís Filipe Torgal lançou esta sexta feira na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital , o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”. As

Informação

PJ deteve homem que sequestrou e agrediu ex-companheira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem de 34 anos, por ser o autor suspeito dos crimes …

Última Hora

Trancoso: Pesado incendeia-se no IP2 e condiciona trânsito

Um pesado de transporte de areia incendiou-se esta tarde no IP2, no concelho de Trancoso, sem provocar feridos.

Informação

Eptoliva apresentou práticas inovadoras na Futurália, a maior Feira Nacional de Educação

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, marcou presença na FUTURÁLIA 2019, a maior Feira de oferta educativa, formação e empregabilidade do País, que decorreu de

Destaque

Alvôco de Várzeas entre as 73 praias do Centro de Portugal que vão exibir bandeiras azuis em 2018

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou pelo quinto ano consecutivo a Bandeira Azul e conquista, assim, a Bandeira de Ouro.

Última Hora

Vários concelhos da Guarda e Viseu com falhas de energia elétrica

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, …