Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu no dia 17 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa.

O vice-presidente da autarquia e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo recebeu o galardão na sessão que contou com a presença das Secretárias de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Na cerimónia, em que foi também lançado o programa “Praia Acessível – Praia Para Todos” (2017), o INR reconheceu o Município de Oliveira do Hospital pelo grande empenho demonstrado na implementação e dinamização deste programa, promovendo a Acessibilidade para Todos nas águas balneares do concelho.

Os prémios, patrocinados em 2016 pela Mobilitec, foram atribuídos pelo Júri Nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., do Turismo de Portugal, I.P., da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador, à praia de Valadares-Sul, do concelho de Vila Nova de Gaia (1º Prémio) e praia fluvial de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital (2.º Prémio) distinguindo, desta forma, uma praia costeira e uma praia interior (fluvial).

O prémio “Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Alvo de um investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, a praia fluvial de Avô, na ilha do Picoto, passou a dispor, na época balnear de 2016 de uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto. A instalação deste novo equipamento resultou de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, que é também uma praia da Rede das Aldeias do Xisto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

Para o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, que recebeu este prémio, constituído por um equipamento destinado a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, esta distinção “é o reconhecimento, vindo de um organismo independente, do investimento efetuado na valorização das praias fluviais do concelho. Ter duas praias fluviais reconhecidas e simultaneamente galardoadas é muito positivo para afirmar Oliveira do Hospital como um destino turístico aprazível e de qualidade”.

 

image_pdfimage_print
Previous Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã participou na 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha

Decorreu no passado dia 16 de Julho, a 13ª Taça de Portugal de Corrida em Montanha, realizada em Malcata. Esta competição realizou-se em conjunto …

Destaque

Rádio Boa Nova promoveu debate sobre “Igualdades e Desigualdades entre Mulheres e Homens” (com vídeo)

No âmbito da Semana Municipal para a Igualdade promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, a Rádio Boa Nova promoveu esta sexta-feira um debate alusivo ao tema “Igualdades e Desigualdades

Informação

Relatório sobre fogos de outubro é entregue hoje no Parlamento

O relatório de análise aos incêndios de outubro de 2017, produzido pela comissão técnica independente, que integra 12 peritos e que é liderada pelo professor universitário João Guerreiro, vai hoje

Região

Eptoliva é “Eco Escola” a tempo inteiro

Galardoada com a 1ª Bandeira Verde no ano letivo transacto, a EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, realizou no passado dia 8 de março, …

Informação

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Última Hora

ANCOSE quer repor “60 a 70 por cento” dos animais perdidos no ano passado na região

A Associação Nacional de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE) já procedeu à entrega de 400 borregas aos pastores que perderam animais no grande incêndio, e espera chegar às “800

Destaque

CDS-PP apresentou os seus candidatos aos órgãos autárquicos para as eleições de 1 de outubro

O CDS -PP apresentou este sábado os seus candidata às Autárquicas 2017. Com o lema “Construir o futuro”, Luís Lagos que para além de presidente da Distrital do CDS-PP, é também

Informação

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a

Última Hora

Seia: Mil e seiscentos seniores participaram em convívio

O Município de Seia voltou a proporcionar um dia de lazer e convívio aos idosos e pensionistas do concelho, com a realização de mais uma edição do Convívio Sénior, que

Última Hora

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Informação

Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar” em Oliveira do Hospital

A 10ª edição do “Dramatizando” – Jornadas de Teatro Escolar, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, tem início nos próximos dias 19 e 20 de maio.

Informação

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Informação

Tábua: Quatro jovens ficaram feridos em despiste de mini-autocarro escolar

Um acidente com um mini-autocarro de transporte escolar provocou ontem cinco feridos ligeiros, entre os quais quatro jovens, todos com 16 anos.

Informação

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Região

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Informação

Região: Homem morre em despiste

Um homem de 40 anos morreu esta madrugada na sequência do despiste da viatura ligeira que conduzia, na Estrada Nacional 113,…

Informação

Ténis de Mesa: Atleta do CCPOH venceu IV Circuito Municipal de Tábua

Ricardo Lino, jovem atleta do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), foi o grande vencedor do escalão de juniores do IV Circuito Municipal de Tábua de

Sociedade

Candidato do PSD e Tiago Cerveira num olhar de “Ca$h Resto Z€ro”

No “Ca$h Resto Z€ro” desta sexta-feira, Vítor Neves convida a um olhar sobre as pessoas: João Paulo Pombo Albuquerque e Tiago Cerveira.

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é

Região

Marchas de Oliveira do Hospital prometem a “melhor noite de sempre” no Mandanelho (Com vídeo)

Oliveira do Hospital prepara mais uma edição das Marchas Populares. Na noite de sábado, 17 de junho, às três marchas infantis e seis seniores, …

Região

Sampaense Basket perde em casa com o Galitos

No último jogo do ano, o Sampaense perde em casa com o Galitos do Barreiro por 77-77. Uma partida com muito equilíbrio nos três primeiros períodos, com a diferença maior, no

Última Hora

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Politica

Município de Oliveira do Hospital fechou ano de 2016 com saldo positivo de 666 mil Euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital encerrou o ano de 2016 com um saldo positivo de 666 mil Euros, resultado de uma receita de cerca de 15 milhões e