Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu no dia 17 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa.

O vice-presidente da autarquia e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo recebeu o galardão na sessão que contou com a presença das Secretárias de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Na cerimónia, em que foi também lançado o programa “Praia Acessível – Praia Para Todos” (2017), o INR reconheceu o Município de Oliveira do Hospital pelo grande empenho demonstrado na implementação e dinamização deste programa, promovendo a Acessibilidade para Todos nas águas balneares do concelho.

Os prémios, patrocinados em 2016 pela Mobilitec, foram atribuídos pelo Júri Nacional, constituído por representantes do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que preside, da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., do Turismo de Portugal, I.P., da Direção Geral da Autoridade Marítima/ Instituto de Socorros a Náufragos, da Associação Bandeira Azul da Europa e do patrocinador, à praia de Valadares-Sul, do concelho de Vila Nova de Gaia (1º Prémio) e praia fluvial de Avô, do concelho de Oliveira do Hospital (2.º Prémio) distinguindo, desta forma, uma praia costeira e uma praia interior (fluvial).

O prémio “Praia + Acessível – Praia para Todos!” visa distinguir as duas praias portuguesas, costeiras ou interiores, que, tendo sido galardoadas com a Bandeira Praia Acessível durante a última época balnear, “evidenciaram as melhores condições de acessibilidade, constituindo-se, desse modo, como práticas de referência nacional, pela qualidade do usufruto da sua oferta de serviços e bem-estar que proporcionam às pessoas com mobilidade condicionada”.

Alvo de um investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer na valorização das praias fluviais e zonas balneares, a praia fluvial de Avô, na ilha do Picoto, passou a dispor, na época balnear de 2016 de uma cadeira anfíbia, que permitiu que as pessoas com mobilidade condicionada passassem a usufruir daquela zona balnear com mais segurança e conforto. A instalação deste novo equipamento resultou de uma candidatura do Município de Oliveira do Hospital ao Programa “Praia Saudável” da Fundação Vodafone Portugal. A cadeira anfíbia permite aos cidadãos com mobilidade reduzida aceder à água com o apoio do nadador salvador, e vem reforçar o conjunto de infraestruturas que fazem desta praia fluvial, que é também uma praia da Rede das Aldeias do Xisto, uma “praia acessível, uma praia para todos”.

Para o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, que recebeu este prémio, constituído por um equipamento destinado a melhorar as condições de acessibilidade das praias vencedoras, esta distinção “é o reconhecimento, vindo de um organismo independente, do investimento efetuado na valorização das praias fluviais do concelho. Ter duas praias fluviais reconhecidas e simultaneamente galardoadas é muito positivo para afirmar Oliveira do Hospital como um destino turístico aprazível e de qualidade”.

 

image_pdfimage_print
Previous Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário
Next Desporto de fim de semana

Artigos Relacionados

Região

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne com António Costa em janeiro

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP)deverá reunir com o primeiro Ministro no próximo mês de janeiro. A garantia foi dada, ontem, por António Costa…

Última Hora

Serafim Marques foi um dos “30 Nomes” distinguidos na Gala do 30 Anos da Rádio Boa Nova

Foi precisamente há um mês, que a Rádio Boa Nova distinguiu Serafim Marques, no âmbito da iniciativa “30 Anos, 30 Nomes”, com o objetivo de prestar homenagem a 30 nomes que marcaram os

Desporto

Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

  A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai  defrontar o GD Sourense este domingo, dia 5 de novembro, pelas 15 horas.

Região

Cerca de 200 jovens participam no acampamento do Bloco ‘Liberdade 2017’ em S. Gião

Cerca de 200 jovens participam até domingo no acampamento “Liberdade 2017”, organizado pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda, em Oliveira do Hospital, com debates, ‘workshops’, filmes e

Informação

Eptoradio termina primeira temporada com programa em direto

O programa Eptoradio termina hoje, dia 19 de maio, a sua primeira temporada na Rádio Boa Nova. Hoje, a partir das 14h00, o programa acontece em direto.

Politica

Luís Lagos foi eleito presidente da distrital do CDS-PP

O oliveirense Luís lagos foi eleito, no dia 25 de maio, presidente da distrital do CDS-PP  de Coimbra. A Mesa do plenário distrital…

Última Hora

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Informação

Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Tolerância

No âmbito do Dia Internacional da Tolerância, Oliveira do Hospital acolhe a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral …

Sociedade

Oliveira do Hospital distingue Dulce Pássaro e Carlos Martins com medalhas de Ouro

Já são conhecidas as personalidades e empresa que no próximo dia 7 de outubro vão ser distinguidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Cooperativa completa 52 anos e perspetiva “longos anos de vida”

A Cooperativa da Beira Central assinalou ontem, dia 11 de dezembro, 52 anos de atividade. Com um supermercado renovado, a Cooperativa espera seguir na senda da evolução, perspetivando “longos anos

Informação

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Última Hora

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Última Hora

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Última Hora

Ludoteca Municipal de Seia com novos cenários inspirados no Universo

O dia do Pai, que se comemorou no sábado passado (dia 19), foi a data eleita para a apresentação dos novos cenários da Ludoteca Municipal de Seia, espaço dedicado aos

Informação

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Região

Distrito de Coimbra terá 289 bombeiros e 62 veículos na fase crítica de incêndios florestais

O distrito de Coimbra vai contar com 289 bombeiros, 62 veículos e 125 sapadores florestais para a fase ‘Charlie’, de julho a setembro, num dispositivo idêntico ao de 2016.

Programas

Educação Ambiental: A qualidade da Água

A qualidade da água é tema em destaque no conjunto de programas de Educação Ambiental promovido pelo Município de Oliveira do Hospital e a Rádio Boa Nova.

Região

‘Loriga Vila Lusitana’ é o grande vencedor da 1.ª edição do Orçamento Participativo de Seia

A comunidade respondeu afirmativamente ao repto lançado pela autarquia e mobilizou-se para escolher e votar nos projetos que vão agora ser desenvolvidos…

Informação

Região: Suspeito de abusar de enteada ficou em prisão preventiva

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, através da diretoria do Centro, de um homem de 30 anos suspeito de abusar sexualmente de uma menor, que era filha da mulher

Informação

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Nacional

Violência doméstica: Maioria das 49 queixas diárias feita por jovens

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítimas recebeu uma média de 49 queixas de violência doméstica por dia, entre 2013 e 2015,…

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Informação

Município de Oliveira do Hospital vai ter mais ilhas ecológicas

O Município de Oliveira do Hospital vai proceder à substituição de diversos ecopontos de superfície por novos contentores subterrâneos – as chamadas ilhas ecológicas –…

Informação

Despiste na Nacional 17 deixa uma vítima encarcerada em Oliveira do Hospital

Uma vítima encarcerada, um homem de 73 anos, foi o resultado de um despiste ocorrido ao final da tarde desta quarta-feira na estrada Nacional 17, entre Vendas de Galizes e Venda