Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul
3 Maio, 2016 1418 Views

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova Bandeira Azul

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente galardoada com a Bandeira Azul e volta a hastear este símbolo de qualidade ambiental – pelo terceiro ano consecutivo – já na abertura da próxima época balnear.

Banhada por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco – a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul.

Em 2016 – ano em que se comemoram 30 anos de Bandeira Azul, sob o mote “Trinta anos, trinta critérios, um objetivo” – a paradisíaca praia integra o lote das 22 praias fluviais portuguesas que ostentam aquele símbolo de qualidade ambiental atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Esta zona balnear, integrada na Rede de Praias de Aldeias do Xisto, tem vindo a ser dotada com todo um conjunto de infraestruturas de valorização, detendo também o estatuto de Praia Acessível – uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

Localizada junto à ponte medieval de Alvoco das Várzeas, freguesia que recentemente passou a integrar a Rede de Aldeias de Montanha, aquela praia fluvial foi também recomendada pela ABAE – pelo segundo ano consecutivo e por unanimidade – ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2016, tendo o júri nacional congratulado o Município de Oliveira do Hospital pela “evolução segura e de qualidade” desta zona balnear ao longo dos três anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

Note-se que para este reconhecimento foi decisivo – ao longo dos três anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul – o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostas pela ABAE, ao nível da qualidade da água balnear, qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental e códigos de conduta ambiental.

O Vice-Presidente do Município de Oliveira do Hospital, responsável pelo pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, sublinha que a renovação deste prestigiado galardão está implicitamente associada ao investimento que a Câmara Municipal tem vindo a fazer ao nível da valorização das zonas balneares e dos recursos hídricos, com vista a projetar o setor do turismo de natureza, que tem tido um franco crescimento com vários investimentos concretizados e outros em fase de conclusão.

Frisando que ser distinguido com uma bandeira azul três vezes seguidas é a demonstração que há um trabalho estruturado pela Câmara Municipal (CM) e Juntas de Freguesia na valorização das zonas balneares do concelho, José Francisco Rolo refere ainda que este certificado de qualidade é distintivo mas simultaneamente responsabilizador, porque é necessário preservar, cuidar e promover ações de educação ambiental e, neste aspeto, as ações levadas a cabo têm sido reconhecidas pela sua qualidade, criatividade, participação cívica e inclusiva, conforme tem ficado demonstrado pela recente participação em ações de divulgação de boas práticas do Instituto Nacional para a Reabilitação e da ABAE.

Previous Lagares da Beira volta a ter médico de família ao fim de dois anos à espera
Next António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

Com o início do ano novo, regressam as competições desportivas no concelho de Oliveira do Hospital.

Região

Arganil promove sessão de esclarecimento sobre o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana

O Município de Arganil promove, no próximo dia 22 de agosto, pelas 16h00, uma sessão pública de divulgação e apresentação das oportunidades de financiamento do IFRRU 2020 – Instrumento Financeiro

Última Hora

Iniciativa “Peça do Mês” no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva

“A Peça do Mês” é o mote da nova iniciativa que o Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar e que visa valorizar o espólio do Museu Municipal Dr.

Informação

Tondela: 51 das 125 casas destruídas pelos incêndios já foram reconstruídas

Cinquenta e uma das 125 casas afetadas pelos incêndios de outubro de 2017 no concelho de Tondela já foram reconstruídas.

Informação

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Última Hora

EPTOLIVA novamente distinguida na 12ª Mostra Nacional de Ciência

Com o projeto “NATURALMENTE – Etnobotânica da Beira Serra e Empreendedorismo” na área científica de Bioeconomia, desenvolvido pelos alunos: Rute Pegado, Andreia Dias e…

Última Hora

Cáritas de Coimbra participa em encontro europeu sobre Ambientes Amigáveis

A Cáritas Diocesana de Coimbra participa hoje, dia 9 de maio, e manhã, dia 10, no LifeScience Park, na Cracóvia – Polónia, para participar Encontro do Grupo de Ação D4

Educação

Oliveira do Hospital reconheceu mérito aos melhores alunos

Na comemoração do Dia do Município, Oliveira do Hospital voltou a homenagear os melhores alunos do concelho com atribuição de prémios de mérito.

Região

Sismo sentido entre Évora e Coimbra, mas sem vítimas ou danos materiais

Um sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter, ocorrido hoje, foi sentido em Évora, Portalegre, Lisboa e distrito de Coimbra, mas sem causar vítimas ou danos materiais, segundo a

Última Hora

Raúl Alárcon vence Volta a Portugal 2018

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o grande vencedor da Volta a Portugal 2018. O espanhol concluiu em terceiro a décima e última etapa da competição, um contrarrelógio em Fafe, ficando

Informação

Município de Arganil promove Programa de Ocupação de Tempos Livres

 O Auditório da Biblioteca Municipal de Arganil acolheu, no passado dia 18 de maio, uma sessão de divulgação sobre o Programa de Ocupação de Tempos Livres,…

Região

Senhora das Preces recebe festa do arciprestado com a presença do Bispo de Coimbra

O Santuário de Nossa Senhora das Preces vai acolher a Festa de Encerramento da Visita Pastoral de D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, ao Arciprestado do Nordeste.