Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas renova bandeira azul e  é  recomendada a nível internacional

image_pdfimage_print

A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas foi novamente recomendada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2017.

Para esta importante decisão, aprovada este mês por unanimidade pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que é composto por 25 entidades da administração pública e organizações da sociedade civil, contribuíram fundamentalmente a qualidade de informação relativa àquela praia, bem como a evolução segura e de qualidade da água desta zona balnear ao longo dos quatro anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

Em causa, estão assim o cumprimento de todo um conjunto de critérios e boas práticas impostos pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), relacionados com a qualidade de informação, realização de atividades de educação ambiental, códigos de conduta ambiental e qualidade da água balnear.

Banhada por um dos rios menos poluídos da Europa – o rio Alvôco – a praia fluvial de Alvôco das Várzeas foi a primeira zona balnear do concelho de Oliveira do Hospital a ser distinguida, em 2014, com uma Bandeira Azul – um símbolo de qualidade ambiental atribuído pela ABAE que na abertura da época balnear de 2017 vai ser hasteado pelo quarto ano consecutivo.

A atribuição deste importante galardão, é fruto de todo um conjunto de políticas que o Município de Oliveira do Hospital tem vindo a promover com vista à valorização das zonas balneares e dos recursos hídricos por forma a potencializar o setor do turismo de natureza.

A praia Fluvial de Alvoco das Várzeas, que faz parte da Rede de Aldeias de Montanha, integra a Rede de Praias das Aldeias do Xisto.

Para o vereador responsável pelo pelouro do Turismo, José Francisco Rolo, esta recomendação internacional da Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, “é o corolário do visível investimento da Câmara Municipal na qualificação das zonas balneares de Oliveira do Hospital, quer seja em termos do controlo de qualidade das águas, da segurança e acessibilidade dos banhistas ou, também, na melhoria das estruturas de acolhimento e ainda na aposta promocional”.

“Os resultados são portanto evidentes e termos a praia fluvial de Alvoco das Várzeas com o estatuto de Praia Bandeira Azul pelo quarto ano consecutivo, dá-nos a expetativa de em 2018 podermos obter o galardão “Praia de Ouro”, refere.

Sublinhando que a praia fluvial de Avô também obteve recentemente o galardão de “Praia + Acessível” de Portugal, ao nível das praias do interior do país – um galardão atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação –, José Francisco Rolo frisa que o concelho de Oliveira do Hospital tem assim duas praias fluviais com as mais elevadas distinções a nível nacional, o que significa que o investimento municipal tem sido reconhecido.

Previous “Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua
Next "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Última Hora

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Informação

Agrupamento de Escolas promove Feira de S. Martinho na EB da Cordinha

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza amanhã, dia 16 de novembro, a Feira de S. Martinho, na EB da Cordinha, em Ervedal da Beira.

Sociedade

Motociclista ficou gravemente ferido em colisão na Estrada da Beira

Um homem de 45 anos ficou ontem, ao final da tarde, ferido com gravidade na sequência de uma colisão entre a moto em que seguia e um automóvel.

Última Hora

Nogueira do Cravo: Homem morreu em acidente de motorizada quase a chegar a casa

Um homem de 44 anos morreu, ontem à noite, em Nogueira do Cravo, num acidente de motorizada a cerca de “100 ou 200 metros” da sua habitação.

Informação

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Destaque

EXPOH “superou objetivos”, mas certame deve melhorar (com áudio)

Ao fim de nove dias de EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, o balanço é muito positivo. Segundo a organização esta foi a “maior feira de sempre”, superando

Nacional

Temperaturas descem. Mínimas registam 12ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto…

Destaque

Paulo Figueira compreende saída de Conceição porque “o FCOH não lhe dá as condições que o Cesarense lhe dá”

O presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), Paulo Figueira, confirmou hoje à Rádio Boa Nova, que o clube que se sagrou campeão distrital da Associação de Futebol

Educação

Abertura Solene das Aulas do IPC acontece hoje em Oliveira do Hospital

O Politécnico de Coimbra (IPC) assinala, com uma cerimónia que se realiza hoje, às 15h00, no auditório da Casa da Cultura César de Oliveira, …

Região

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Região

Neve no Norte e agitação marítima na costa põem país sob aviso amarelo

A maioria dos distritos do norte de Portugal está com aviso amarelo (o terceiro de uma escala de quatro) por causa da neve, …

Nacional

Relatório revela que Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, mas não tem uma estrutura profissional especializada para a prevenção e extinção nem programas de prevenção de comportamentos de risco.