Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro
2 Julho, 2018 837 Views

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada pela primeira vez qualidade de ouro

image_pdfimage_print

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi, pelo quinto ano consecutivo, galardoada pela bandeira azul e “considerada pela primeira vez qualidade de ouro”.

Na cerimónia do hastear das bandeiras, decorrida no passado domingo, 1 de julho, José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, mostrou-se satisfeito pela distinção. “Mostra realmente uma qualidade porque são 32 itens que são precisos satisfazer e, por isso, é um galardão que nem sempre é fácil alcançar”.

Para o autarca, este galardão tem um “sabor especial” depois do que o concelho passou em outubro passado. “Depois dos incêndios que nos condicionou em muitas coisas, esta praia felizmente foi reconhecida e nós estamos contentes por isso”, referiu José Carlos Alexandrino. “Se as bandeiras azuis já são uma marca, a bandeira de ouro é uma marca ainda mais forte”, acrescentou.

Apesar de todo o mérito atribuído à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, o presidente não esconde que ainda “há passos para se darem”. Para o autarca, é necessário “um estilo de açude para fazer a elevação das águas e para terem profundidade”. Os “acessos à praia” e “os estacionamentos” são outros problemas que o presidente aponta. “São condições sinequanon”, disse.

Na ocasião, José Carlos Alexandrino referiu que, no concelho, existem outras duas praias que “reúnem condições” para estas distinções, contudo “não para este ano”, por força do incêndio: Avô e São Sebastião da Feira. A propósito, adiantou que, em curso, está um “concurso público para requalificação” destas praias, resultado de um “protocolo da Câmara Municipal com a Agência Portuguesa do Ambiente, num valor de 450 mil euros”, explicou.

Com um investimento de “70 mil euros” no ano passado devido às chuvas fortes, para o autarca a praia fluvial de Avô “tem sido muito prejudicada pelas cheias e pelo paradão que foi construído com alguma inconsciência”. A causar mais constrangimentos estão as “descargas ilegais feitas na Ribeira de Pomares” que “influenciam nas análises da água”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Arganil cria Centro de Apoio à Integração de Migrantes
Next Município de Seia distingue personalidades e alunos no 32º aniversário de elevação a cidade

Artigos Relacionados

Informação

Cantinas sociais apoiam cerca de uma centena de pessoas em Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital há perto de uma centena de pessoas beneficiárias do projeto das “Cantinas Sociais” que, hoje,…

Região

Câmara de Seia abre conta solidária para apoiar famílias após incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que abriu uma conta bancária para apoiar as vítimas dos incêndios, nomeadamente …

Última Hora

XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital é já este fim de semana

O FC Oliveira do Hospital – Secção de Hoquei em Patins, vai levar a cabo o XVI Torneio de Hóquei em Patins Cidade Oliveira do Hospital que decorrerá nos próximos dias 10,

Região

Muita geada nas estradas da região

A região de Oliveira do Hospital acordou hoje com um grande manto branco de geada criando alguns problemas em algumas estrada do concelho. A Protecção Civil e a GNR estão no

Informação

Dois feridos graves em choque frontal em Oliveira do Hospital

Dois jovens ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no sábado à noite na EN17, localidade de Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Os dois jovens, residentes no

Cultura

CCPOH promove “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos”

A “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos” irá decorrer no próximo dia 9 de Junho, organizada pelo Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), secção de Motores.

Destaque

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Desporto

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Informação

PJ da Guarda deteve casal por permanência ilegal em território português

No desenvolvimento de uma investigação relacionada com os crimes de tráfico de pessoas e de lenocínio, no âmbito da qual tinham já sido detidas, recentemente, três pessoas em Seia, a

Região

Esta EXPOH “é a maior de sempre”

Ao sexto dia da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal confessa-se satisfeito com a adesão ao certame, considerando tratar-se da “maior EXPOH de sempre”.

Informação

Acidente na A25 causa dois feridos, um é grave

O despiste de um veículo ligeiro de passageiros na A25 provocou ferimentos, esta terça-feira, a duas pessoas na zona de Albergaria-a-Velha.

Última Hora

Eptorádio resultou numa parceria de “sucesso” entre a Eptoliva e a Rádio Boa Nova

O último programa da primeira temporada do projeto EPTORÁDIO foi realizado em direto na emissão na Rádio Boa Nova.