Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma praga de ratos no concelho de Oliveira do Hospital, mas também em concelhos vizinhos, resultado dos incêndios que devastaram a região no ano passado.

A situação está a colocar os populares em alerta que têm recorrido à compra de produtos próprios para a situação.

Também os Municípios se mostram preocupados, como é o caso de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova afirmou que “ainda não se considera uma praga” mas que, de facto, “há um aumento substancial do número de ratos que têm aparecido”.

“Quem vende produto para ratos diz que tem esgotado nos últimos tempos. Que vendem mais agora do que nos últimos cinco anos. Isto é um indicador de que há um aumento”, referiu. Segundo o autarca, os serviços da Câmara Municipal têm ativo um “plano de desratização” em locais como “pavilhões públicos, escolas, redes das águas pluviais e de saneamento”, entre outros.

“O que acontece é que, derivado ao desequilíbrio do ecossistema que temos depois do incêndio de 15 e 16 de outubro, os predadores destes ratos desapareceram. O que notamos é que estes ratos do campo, que têm características diferentes dos outros, aproximam-se das zonas urbanas à procura de alimento”, explicou, salientando, porém, que “não está em causa a saúde pública”.

À Rádio Boa Nova, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, adiantou que também no concelho arganilense “há registos sinalizados em duas freguesias” e garantiu que os serviços “estão a atuar, no sentido de fazer uma desratização no espaço público”.

Segundo o autarca, “na União e freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz há já em curso uma ação de desratização”. Para Luís Paulo Costa, “tem alguma lógica” que o fenómeno esteja associado aos incêndios de outubro de 2017.

O presidente do Município de Arganil referiu ainda que a população “tem mostrado alguma preocupação”. “Por um lado, é certo que foram dando conta de uma ou outra situação, mas também temos conhecimento que, em algumas habitações, as pessoas têm tido algumas dificuldades em conseguir eliminar estes bichos”, concluiu.

À Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, Delegada da Saúde Pública do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, afirmou que está “atenta” à situação, contudo adiantou que “não está em causa a saúde pública”, uma vez que ainda não há registo de um único caso relacionado com a situação.

Ao que a Rádio Boa Nova apurou, outras zonas da região, como Tábua e Seia, também se têm deparado com esta praga e a população mostra-se preocupada.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Calendário Desportivo de fim-de-semana
Next Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Artigos Relacionados

Informação

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Região

Incêndio em lar de idosos faz 16 feridos em Arganil

Um incêndio no lar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil provocou 16 feridos esta segunda-feira de madrugada. Tiveram de ser assistidos em unidades de saúde…

Sociedade

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Informação

Município de Tábua promoveu V Gala do Desporto

O Centro Cultural de Tábua recebeu, no dia 20 de janeiro, a V Gala do Desporto do Município de Tábua, que premiou as modalidades, os atletas e as associações do

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana os destaques são: No Basquetebol a deslocação do Sampaense ao Eléctrico FC, procurando aqui trazer a sua primeira vitória na LPB. No futebol o

Informação

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Última Hora

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Informação

Alunos holandeses e portugueses servem jantar em Oliveira do Hospital

No âmbito do intercâmbio gastronómico entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Gerrit Komrij College, na Holanda, alunos portugueses e holandeses vão hoje confecionar e servir

Sociedade

Filme sobre o Vale do Alvoco premiado no CineEco

“O rio – parte 3” realizado pelos oliveirenses Luís Antero e Tiago Cerveira recebeu Menção Honrosa, pelo Júri Juventude Lusofonia Panorama Regional,…

Informação

Município de Góis aderiu ao Ano Nacional da Colaboração

O Município de Góis respondeu ao desafio apresentado pelo Fórum para a Governação Integrada (Forum GovInt) para aderir ao Ano Nacional da Colaboração – 2019, através da apresentação de propostas de iniciativas a

Última Hora

Maratona do Pedal animou Ervedal da Beira

A Serra da Estrela foi o pano de fundo para a 3ª edição da MARATONA do PEDAL – prova que integra o calendário da Taça Regional de XCM da Associação

Última Hora

Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Mais de 15o participantes de 10 freguesias participam, entre 25 de junho e 31 de julho no 2º torneio inter freguesias promovido pelo município de Oliveira do Hospital.