Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

image_pdfimage_print

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma praga de ratos no concelho de Oliveira do Hospital, mas também em concelhos vizinhos, resultado dos incêndios que devastaram a região no ano passado.

A situação está a colocar os populares em alerta que têm recorrido à compra de produtos próprios para a situação.

Também os Municípios se mostram preocupados, como é o caso de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova afirmou que “ainda não se considera uma praga” mas que, de facto, “há um aumento substancial do número de ratos que têm aparecido”.

“Quem vende produto para ratos diz que tem esgotado nos últimos tempos. Que vendem mais agora do que nos últimos cinco anos. Isto é um indicador de que há um aumento”, referiu. Segundo o autarca, os serviços da Câmara Municipal têm ativo um “plano de desratização” em locais como “pavilhões públicos, escolas, redes das águas pluviais e de saneamento”, entre outros.

“O que acontece é que, derivado ao desequilíbrio do ecossistema que temos depois do incêndio de 15 e 16 de outubro, os predadores destes ratos desapareceram. O que notamos é que estes ratos do campo, que têm características diferentes dos outros, aproximam-se das zonas urbanas à procura de alimento”, explicou, salientando, porém, que “não está em causa a saúde pública”.

À Rádio Boa Nova, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, adiantou que também no concelho arganilense “há registos sinalizados em duas freguesias” e garantiu que os serviços “estão a atuar, no sentido de fazer uma desratização no espaço público”.

Segundo o autarca, “na União e freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz há já em curso uma ação de desratização”. Para Luís Paulo Costa, “tem alguma lógica” que o fenómeno esteja associado aos incêndios de outubro de 2017.

O presidente do Município de Arganil referiu ainda que a população “tem mostrado alguma preocupação”. “Por um lado, é certo que foram dando conta de uma ou outra situação, mas também temos conhecimento que, em algumas habitações, as pessoas têm tido algumas dificuldades em conseguir eliminar estes bichos”, concluiu.

À Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, Delegada da Saúde Pública do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, afirmou que está “atenta” à situação, contudo adiantou que “não está em causa a saúde pública”, uma vez que ainda não há registo de um único caso relacionado com a situação.

Ao que a Rádio Boa Nova apurou, outras zonas da região, como Tábua e Seia, também se têm deparado com esta praga e a população mostra-se preocupada.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Calendário Desportivo de fim-de-semana
Next Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Artigos Relacionados

Região

Presidente da Assembleia de Góis renunciou ao cargo

O presidente da Assembleia Municipal (AM) de Góis, José António Carvalho, renunciou ao cargo alegando razões políticas e de saúde, disse o próprio à agência Lusa.

Sociedade

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Região

Câmara de Pedrógão Grande estima prejuízos de 250 milhões de euros

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, estimou hoje em 250 milhões de euros os prejuízos no concelho decorrentes do incêndio que vitimou 64 pessoas e que provocou

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Região

Seia: Feira do Queijo Serra da Estrela com inscrições abertas

A Câmara Municipal de Seia realiza, na altura do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo. A 42ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de

Informação

Rádio Boa Nova promove “Mesa dos Presidentes” em dia de aniversário

No dia 19 de março, a Rádio Boa Nova senta os “presidentes” à volta do seu 31º aniversário. A “Mesa do Presidentes” tem início às 18h00.

Destaque

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Região

Dez detenções e 67 acidentes no distrito de Coimbra na última semana

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 7 a 13 de fevereiro, procedeu a 10 detenções e registo 67 acidentes, no âmbito de um conjunto…

Última Hora

Maior eclipse total da Lua ocorre amanhã

A Lua vai estar, amanhã, mergulhada na sombra da Terra, mas Portugal apenas vai apanhar o fenómeno a meio porque a Lua nasce numa altura…

Informação

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Última Hora

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Sociedade

EXPOH ao rubro com Xutos e Pontapés no palco do Mandanelho (com vídeo)

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital registou ontem uma das melhores noites de sempre. Tal aconteceu com o concerto de Xutos & Pontapés …