Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Praga de ratos coloca concelho e região em alerta após incêndios do ano passado

Nas últimas semanas tem-se assistido a uma praga de ratos no concelho de Oliveira do Hospital, mas também em concelhos vizinhos, resultado dos incêndios que devastaram a região no ano passado.

A situação está a colocar os populares em alerta que têm recorrido à compra de produtos próprios para a situação.

Também os Municípios se mostram preocupados, como é o caso de Oliveira do Hospital. José Carlos Alexandrino, presidente da autarquia oliveirense, à Rádio Boa Nova afirmou que “ainda não se considera uma praga” mas que, de facto, “há um aumento substancial do número de ratos que têm aparecido”.

“Quem vende produto para ratos diz que tem esgotado nos últimos tempos. Que vendem mais agora do que nos últimos cinco anos. Isto é um indicador de que há um aumento”, referiu. Segundo o autarca, os serviços da Câmara Municipal têm ativo um “plano de desratização” em locais como “pavilhões públicos, escolas, redes das águas pluviais e de saneamento”, entre outros.

“O que acontece é que, derivado ao desequilíbrio do ecossistema que temos depois do incêndio de 15 e 16 de outubro, os predadores destes ratos desapareceram. O que notamos é que estes ratos do campo, que têm características diferentes dos outros, aproximam-se das zonas urbanas à procura de alimento”, explicou, salientando, porém, que “não está em causa a saúde pública”.

À Rádio Boa Nova, Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, adiantou que também no concelho arganilense “há registos sinalizados em duas freguesias” e garantiu que os serviços “estão a atuar, no sentido de fazer uma desratização no espaço público”.

Segundo o autarca, “na União e freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz há já em curso uma ação de desratização”. Para Luís Paulo Costa, “tem alguma lógica” que o fenómeno esteja associado aos incêndios de outubro de 2017.

O presidente do Município de Arganil referiu ainda que a população “tem mostrado alguma preocupação”. “Por um lado, é certo que foram dando conta de uma ou outra situação, mas também temos conhecimento que, em algumas habitações, as pessoas têm tido algumas dificuldades em conseguir eliminar estes bichos”, concluiu.

À Rádio Boa Nova, Guiomar Sarmento, Delegada da Saúde Pública do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, afirmou que está “atenta” à situação, contudo adiantou que “não está em causa a saúde pública”, uma vez que ainda não há registo de um único caso relacionado com a situação.

Ao que a Rádio Boa Nova apurou, outras zonas da região, como Tábua e Seia, também se têm deparado com esta praga e a população mostra-se preocupada.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Calendário Desportivo de fim-de-semana
Next Seia abraça campanha de sensibilização para os direitos das crianças e jovens

Artigos Relacionados

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas pelo olhar de Vítor Neves.

Politica

José Carlos Mendes afasta cenário de candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O ex candidato independente à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital negou, em declarações à Rádio Boa Nova, qualquer intenção de voltar a ser candidato, mas pela bandeira do PSD.

Última Hora

CIM Região de Coimbra apoia 28 empresas num investimento superior a 5,5 milhões de euros

Vinte e oito empresas beneficiam do apoio comunitário proposto pela CIM Região de Coimbra, no âmbito do Programa Sistema de Apoio ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E) do Centro 2020

Destaque

Alexandrino pediu ajuda ao ministro da Economia para a concretização do IC6

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aproveitou a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, na Feira do Queijo para lhe pedir ajuda no processo de

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 30.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Volta a Portugal vai ligar, no dia 14 de agosto, os três Monumentos Nacionais em Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta vai, hoje, para a estrada e promete animar o concelho de Oliveira do Hospital. No dia 14 de agosto, em dia de etapa

Sociedade

Cerca de 350 pessoas dão vida ao desfile de Carnaval em Seixo da Beira

A Associação “Plano de Intervenção e Dinamização da Freguesia de Seixo da Beira” (PIDS) promove nos dias 10 e 11 de fevereiro a programação de Carnaval.

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Sociedade

José Carlos Alexandrino apela ao uso racional da água devido à intervenção da EDP

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, insurge-se contra uma intervenção feita, no domingo, pela EDP …

Última Hora

Oliveira do Hospital perdeu 714 eleitores em quatro anos

  Oliveira do Hospital tem 18 334 inscritos em condições de votar nas eleições autárquicas do próximo domingo, dia 1 de outubro. Há quatro anos eram 19 048.

Última Hora

Oliveira do Hospital continua à espera de apoios prometidos após o fogo

A demora na chegada dos apoios à recuperação do tecido económico, em particular o que é dirigido às empresas e à agricultura, é o que, passado um mês, maior preocupação…

Última Hora

4ª Corrida do Alva à espera de mais de 200 participantes no próximo domingo

É já no próximo domingo, dia 4 de março, que se realiza a 4ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e

Informação

Incêndio em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares

O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Monchique já destruiu mais de 21 300 hectares, metade da área ardida na região em 2003, segundo o Sistema Europeu de Informação de

Cultura

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. A não perder este sábado

Este sábado, dia de 17 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 11.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Desporto

Penacovense Rui Coimbra é campeão nacional de pesca

Rui Coimbra, 42 anos, natural de Penacova, sagrou-se este fim-de-semana Campeão Nacional individual de pesca desportiva em água doce, na última prova da primeira divisão nacional.

Destaque

“A nossa vitória dá-nos mais responsabilidade”

José Carlos Alexandrino conseguiu, ontem, um resultado nunca visto no concelho de Oliveira do Hospital. Na hora de festejar, o presidente eleito admitiu que…

Última Hora

Governo estende apoios de Pedrógão a municípios afetados em outubro

O Conselho de Ministros aprovou hoje que as medidas de apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande sejam estendidas aos municípios afetados pelos fogos de 15 e 16 de

Última Hora

Politécnico da Guarda nas finais do Campeonato Nacional Universitário

A equipa de Basquetebol do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) passou, em segundo lugar, para as finais do Campeonato Nacional Universitário.

Região

Sinistralidade: 12 detenções, 374 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, 4 a 10 de dezembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização

Região

Homem detido por crime de incêndio em habitação em Aveiro

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem de 48 anos pela prática do crime de incêndio em habitação.

Última Hora

Dramatizando com nova sessão na Casa da Cultura no dia 2 de junho

No próximo dia 2 de Junho, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe mais uma sessão do Dramatizando – Jornadas de Teatro Escolar, organizado pelo Município de Oliveira do Hospital…

Destaque

Novo ano letivo começou “com toda a normalidade” no concelho de Oliveira do Hospital (Com vídeo)

As aulas arrancaram hoje para os 2441 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Nas várias escolas, de Norte a Sul do concelho, tudo decorreu com “toda a

Destaque

Agricultores e produtores florestais exigiram apoios ao governo

Um grupo de agricultores e produtores florestais lesados pelos incêndios de outubro exigiram, ontem, ao governo medidas de apoio, considerando que “já basta de propaganda de milhões”.