Portugal vai ser palco de exercício europeu de Proteção Civil

Portugal vai ser palco de exercício europeu de Proteção Civil

image_pdfimage_print

Portugal vai acolher o exercício europeu de proteção civil Cascade 19, o maior de sempre em território nacional, que se realiza entre 28 de maio e 1 de junho, com a participação de cinco outros países.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e cofinanciado pela União Europeia, o exercício irá mobilizar mais de 600 operacionais de Portugal, Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Proteção Civil adianta que o exercício decorrerá nos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos.

Entre os cenários estão “condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no distrito de Aveiro, e um evento sísmico nos distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, com uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais”.

O Cascade 19 visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União e, simultaneamente, a resposta interna a emergências de elevada complexidade.

O exercício será objeto de avaliação por parte de um conjunto de observadores e avaliadores, nacionais e estrangeiros, de forma a prosseguir o seu objetivo último: identificar quer boas práticas quer falhas e constrangimentos, e melhorar aos diversos níveis os processos de gestão das emergências.

Entretanto, realiza-se na terça-feira, em Ílhavo, no Auditório do Museu Marítimo, a Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, seguida de visita a alguns dos cenários do distrito de Aveiro.

Previous Meio Mundo é ponto de venda do livro “Dia 15” editado pela Rádio Boa Nova
Next Regressa a chuva, granizo e neve. Agitação marítima coloca três distritos sob aviso amarelo

Artigos Relacionados

Última Hora

Gerry Lyubenova foi a vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

A búlgara Gerry Lyubenova foi a grande vencedora do 5º Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE), festival que contou com a participação de 48 crianças e jovens,

Região

Tondela: Jovem de 15 anos está “estável e já sem ventilação”

A jovem de 15 anos, vítima do incêndio de sábado em Tondela, encaminhada para o Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, mantém-se “estável e sedada, mas já sem ventilação assistida”.

Última Hora

GNR promove operação “Turismo Seguro” até 14 de junho

A Guarda Nacional Republicana realiza de 10 a 14 de junho, em todo o Território Nacional, a operação “Turismo Seguro” com um conjunto ações de sensibilização, …

Região

Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, no IC8, em São João da Ribeira, seguido de incêndio das duas viaturas, causou uma vítima mortal.

Sociedade

Rodrigues Gonçalves lança livro sobre os 150 anos da Filarmónica de Avô

O Avoense A. Rodrigues Gonçalves apresenta amanhã, 13 de agosto, a obra escrita alusiva à história a Filarmónica de Avô que se encontra a celebrar o 150º aniversário.

Informação

Nogueira do Cravo acolhe Experiências Criativas de Montanha

A Rede de Aldeias de Montanha, em parceria com o Município de Oliveira do Hospital, proporcionam este fim-de-semana, em Nogueira do Cravo, mais um evento com a marca “Experiências Criativas

Última Hora

Receção do caloiro na ESTGOH tem carácter solidário

A Associação de Estudante da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital(ESTGOH) em conjunto com a Comissão de Festa, realiza entre o dia 30 de novembro e

Informação

Moradora queixa-se de ruído de bar na cidade de Oliveira do Hospital

Uma moradora na cidade de Oliveira do Hospital foi, esta manhã, à reunião pública do Município queixar-se do ruído…

Região

PJ deteve suspeito de tentar incendiar uma casa de madeira na Praia de Mira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem suspeito de tentar incendiar uma casa de apoio, com recurso a uma pinha, na Praia de

Região

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Informação

Velório de Roberto Leal realiza-se hoje em São Paulo

O velório do cantor Roberto Leal vai decorrer esta segunda-feira, na Casa de Portugal, na região central de São Paulo, no Brasil, a partir das 07:00 (11:00 em Lisboa),…

Informação

Dezanove concelhos de oito distritos estão em risco máximo de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Guarda, Viseu e Aveiro estão hoje em risco máximo de incêndio, …