Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior a partir do final da tarde.

A chuva, essa, está prevista para as regiões Norte e Centro, em especial no litoral, que poderão ser de neve acima de 1.200/1.400 metros.

Vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste, e sendo forte (35 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

O IPMA sublinha a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

O distrito mais frio esta segunda-feira é a Guarda, com uma mínima de 1ºC e uma máxima que não irá além dos 9ºC. Faro é o distrito com as temperaturas mais quentes, atingindo os 19ºC de temperatura. Nos restantes distritos registar-se-ão as seguintes temperaturas: Beja (5,15); Évora (6,16); Setúbal (9, 17); Lisboa (9, 16); Portalegre (5, 12); Santarém (9, 17); Leiria (9, 15); Castelo Branco (6, 14); Coimbra (8,13); Aveiro (9, 15); Viseu (3, 12); Porto (7, 15); Vila Real (3, 13); Braga (5, 15); Viana do Castelo (7, 14); Bragança (4, 12).

De acordo com o IPMA, Portugal Continental será afetado, a partir de esta segunda-feira, por uma superfície frontal fria associada à depressão Gabriel, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e que será fraca na região Sul.

Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 1.000 metros na região Norte no final do dia. Prevê-se ainda vento forte, com rajadas até 65km/h no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras alta.

A influência desta depressão em Portugal, sublinha o IPMA, será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Os efeitos desta depressão serão sentidos, de acordo com os meteorologistas, até ao final do dia de amanhã, terça-feira.

Previous Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude "com uma alegria incontida"
Next Região: GNR apreendeu 400 quilos de folha de tabaco

Artigos Relacionados

Última Hora

Guarda: Detido por tentar sufocar a ex-mulher

O Comando Territorial da GNR deteve, este domingo, um homem de 64 anos na localidade de Vila Fernando, concelho da Guarda, por crime de posse ilegal de uma arma.

Informação

Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

O Aqua Village Health Resort & Spa soma e segue com mais um prémio internacional, desta vez como o melhor resort de luxo com águas termais da Europa, pela World

Sociedade

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Desporto

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Região

Bombeiros e GNR procuram mulher desaparecida em Trancoso

Bombeiros e GNR estão a procurar uma mulher de 76 anos que, ontem,  foi dada como desaparecida em Cótimos, no concelho de Trancoso.

Última Hora

Assembleia Municipal vota contas de 2016 e subsídios às Juntas de Freguesia

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne na próxima segunda feira, dia 24 de abril, em sessão ordinária, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara.

Última Hora

28 detenções, 850 infrações e 50 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de maio, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

O parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a criação de um programa urgente, “desburocratizado e de rápida implementação” para apoiar o

Região

Associação Juvenil promove concerto a Favor das Vítimas dos Incêndios no concelho de Tábua

A Associação Juvenil Tábua XXI promove, no próximo dia 9 de dezembro, a partir das 17h00, no Pavilhão Multiusos de Tábua, …

Última Hora

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio realiza-se hoje em Oliveira do Hospital

Realiza-se hoje, pelas 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a final do  Concurso Municipal de Ideias de Negócio.

Última Hora

Vários concelhos da Guarda e Viseu com falhas de energia elétrica

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Aguiar da Beira, na Guarda, e Tarouca, Lamego, Tabuaço, São João da Pesqueira e Sernancelhe, em Viseu, …

Região

Meio aéreo apoia bombeiros no combate a incêndio em Castelo Branco

Um incêndio deflagrou, na manhã desta terça-feira, nas localidade de Águas e Aldeia de João Pires no concelho de Penamacor, em Castelo Branco.