Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

Portugal será afetado pela depressão Gabriel, mas só a partir de amanhã

image_pdfimage_print

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul até meio da manhã e diminuindo de nebulosidade nas regiões do interior a partir do final da tarde.

A chuva, essa, está prevista para as regiões Norte e Centro, em especial no litoral, que poderão ser de neve acima de 1.200/1.400 metros.

Vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) predominando de noroeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h), com rajadas até 60 km/h, no litoral oeste, e sendo forte (35 a 45 km/h), com rajadas até 80 km/h, nas terras altas.

O IPMA sublinha a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e ainda uma pequena subida da temperatura máxima.

O distrito mais frio esta segunda-feira é a Guarda, com uma mínima de 1ºC e uma máxima que não irá além dos 9ºC. Faro é o distrito com as temperaturas mais quentes, atingindo os 19ºC de temperatura. Nos restantes distritos registar-se-ão as seguintes temperaturas: Beja (5,15); Évora (6,16); Setúbal (9, 17); Lisboa (9, 16); Portalegre (5, 12); Santarém (9, 17); Leiria (9, 15); Castelo Branco (6, 14); Coimbra (8,13); Aveiro (9, 15); Viseu (3, 12); Porto (7, 15); Vila Real (3, 13); Braga (5, 15); Viana do Castelo (7, 14); Bragança (4, 12).

De acordo com o IPMA, Portugal Continental será afetado, a partir de esta segunda-feira, por uma superfície frontal fria associada à depressão Gabriel, prevendo-se a ocorrência de períodos de chuva, em especial nas regiões Norte e Centro, e que será fraca na região Sul.

Esta precipitação será sob a forma de neve acima de 1.200/1.400 metros, descendo a cota para 1.000 metros na região Norte no final do dia. Prevê-se ainda vento forte, com rajadas até 65km/h no litoral oeste, e até 85 km/h nas terras alta.

A influência desta depressão em Portugal, sublinha o IPMA, será sentida em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Os efeitos desta depressão serão sentidos, de acordo com os meteorologistas, até ao final do dia de amanhã, terça-feira.

Previous Portugal recebe Jornadas Mundiais da Juventude "com uma alegria incontida"
Next Região: GNR apreendeu 400 quilos de folha de tabaco

Artigos Relacionados

Opinião

Uma “vénia ao Queijo Serra da Estrela” em mais um “Ca$h Resto Z€ro”

Às portas da Festa do Queijo Serra da Estrela, em Oliveira do Hospital, Vítor Neves antecipa um “fim de semana gigante” e faz a devida “vénia” ao Queijo Serra da

Informação

Educação Ambiental mobiliza mais de três mil participantes em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital mobilizou mais de três mil participantes nas várias iniciativas de Educação Ambiental ao longo do ano letivo 2015/2016. As iniciativas foram desenvolvidas nas áreas

Região

Mais de 50 concelhos de 12 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

Soure: Homem detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do  Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 18 de julho, um homem de 32 anos por tráfico de

Informação

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Sociedade

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Informação

Tondela: Doente internado em Coimbra com prognóstico reservado. Em Viseu os feridos estão estáveis

Um dos feridos no incêndio de sábado numa associação recreativa em Tondela, que está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresenta-se com prognóstico reservado, disse hoje fonte

Última Hora

Alvôco de Várzeas quer hastear bandeira de “Ouro” na praia fluvial

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou os galardões de bandeira “Azul” e “Praia Acessível”. O hastear das bandeiras …

Cultura

Espetáculo de Dança Solidário na Casa da Cultura César Oliveira

No próximo sábado, 27 de janeiro, pelas 21h00, a Casa da Cultura César Oliveira acolhe um espetáculo de dança pelas bailarinas do Conservatório de Dança do Vale do Sousa, de

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 11 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 5.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Incêndios: Abertos 40 estágios em municípios afetados no ano passado

O Governo anunciou hoje a abertura, na próxima segunda-feira, das candidaturas para 40 estágios na administração local em regiões afetadas pelos incêndios.

Informação

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.