Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

Portugal foi país com mais fogos e com a maior área ardida no ano passado

image_pdfimage_print

A Comissão Europeia publicou hoje o relatório anual sobre incêndios florestais em 2017, revelando que Portugal foi o país com mais fogos (21.006, mais vítimas mortais (114) e com a segunda maior área ardida (540.630 hectares).

Segundo o relatório, em 2017, os fogos destruíram mais de 1,2 milhões de hectares de floresta e mataram 127 pessoas, com prejuízos calculados em quase 10 mil milhões de euros.

Portugal registou, no ano passado, o maior número de fogos florestais (21.006), seguindo-se a Espanha (13.793) e a Federação Russa (10.051).

No que respeita a vítimas mortais, do total de 127, o relatório revela que 114 foram em Portugal: 66 nos incêndios de junho (65 civis e um bombeiro), 46 nos de outubro, a que se somam um piloto de helicóptero e um operador de um buldózer.

Em termos de área ardida, Portugal surge em segundo lugar (540.630 hectares), seguido de Espanha (178.234), com a Federação Russa na cabeça da lista, com mais de 1,4 milhões de hectares.

O relatório, realizado pelo Centro Comum de Investigação (JRC, na sigla inglesa) da Comissão Europeia, refere que, em Portugal, o número de fogos aumentou 30,4% de 2016 para 2017, destruindo maioritariamente plantações de pinheiro e eucalipto, tendo outubro sido o mês mais crítico, com 15,4% das ocorrências e 53,5% da área ardida.

No relatório, o executivo comunitário destaca “uma tendência clara para épocas de incêndios mais longas em comparação com anos anteriores, visto que os incêndios ocorrem agora muito para além dos meses secos e quentes do verão (julho a setembro)”.

O documento alerta ainda para a prevenção, que sublinha como “fundamental no combate aos incêndios florestais”.

Previous ‘À Volta do Fado’ com Vitorino no adro da Capela dos Ferreiros
Next Acidente com trator faz uma vítima mortal em São Pedro do Sul

Artigos Relacionados

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital lança concurso para resolver problema na praia fluvial de Avô

José Carlos Alexandrino anunciou, hoje, que o Município de Oliveira do Hospital vai avançar com concurso público para a execução imediata da requalificação da praia fluvial de Avô.

Nacional

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Informação

Cientistas de Coimbra ajudam a enfrentar riscos de incêndio na Suécia

A partilha de conhecimentos com a Suécia, onde um incêndio florestal matou duas pessoas em 2014, é um dos objetivos de um intercâmbio internacional que envolve investigadores da Universidade de

Destaque

EN 17 e IC6 dominam discussão política na Assembleia Municipal (Atualizada)

A falta de intervenção na EN17 e o impasse em torno do IC6 volta a dominar a discussão na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital…

Região

Adulto e dois menores suspeitos de furto em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, identificou, no dia 29 de abril, um homem de 18 anos e dois menores de 15 e 16 anos, …

Região

Cáritas de Coimbra apoia estudantes universitários carenciados com mais de 16 mil Euros

Sob o mote “Os Jovens também são presente”, o peditório da Cáritas de Coimbra, promovido entre 1 e 4 de março, vai reverter para o apoio aos estudantes universitários.

Informação

Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira

A queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de

Nacional

Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus

A partir desta sexta-feira, as temperaturas vão descer até dez graus em algumas regiões do continente devido a uma “massa de ar muito frio”, disse Cristina Simões, do Instituto Português

Região

Gondelim: Explosão provocou um morto e 24 feridos. Dois estão em estado crítico (com áudio)

A explosão ocorrida hoje, pelas 12h20, na aldeia de Gondelim, no concelho de Penacova, provocou um morto e 24 feridos, sendo dois feridos “críticos”, três graves e 19 feridos ligeiros,

Região

Pedro Passos Coelho em jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil

No próximo dia 29 de Abril, pelas 20h00, será realizado no pavilhão do Sarzedo um jantar de apoio à candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara Municipal de Arganil.

Informação

Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de outubro a 5 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Desporto

Oliveira do Hospital recebe amanhã 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital recebe esta quinta-feira, dia 6 de setembro, a segunda etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros que, este ano, conta com