Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano …

… que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios.

Segundo a fonte do Ministério da Administração Interna, o governo português já fez o pedido formal de ajuda aos Estados membros da União Europeia em matéria de proteção civil para fazer face aos muitos incêndios que lavram no norte e centro do país.

A Itália já disponibilizou um avião Canadair, aguardando-se respostas de outros Estados membros da UE. O mecanismo europeu de proteção civil é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados membros da UE que permite que outros peçam ajuda em casa de necessidade, por exemplo, incêndios, cheias, sismos, ou outros.
Mais de 1.700 operacionais estavam hoje, às 12:30, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.
Cerca de 135 efetivos, 115 oriundos de Lisboa e outros 30 Açores, foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil (ANPC) considerava como “ocorrências importantes” na sua página às 12:30 sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.

com:lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais
Next Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

Artigos Relacionados

Cultura

Feliciano da Silva lançou novo livro de poesia: “O Meu Lindo Jardim Florido” (Com áudio)

Foi mais uma vez rodeado de muitos amigos e familiares que Feliciano da Silva lançou o seu quinto livro de poesia, uma obra editada pelo autor e com a parceria

Informação

EPTOLIVA novamente distinguida na 12ª Mostra Nacional de Ciência

Com o projeto “NATURALMENTE – Etnobotânica da Beira Serra e Empreendedorismo” na área científica de Bioeconomia, desenvolvido pelos alunos: Rute Pegado, Andreia Dias e…

Informação

Temperaturas descem um pouco e até pode chover

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, …

Politica

“Começam a estar reunidas as condições para que eu dispute o próximo ato eleitoral”

A confirmação da recandidatura de José Carlos Alexandrino à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deverá estar para breve. Esta manhã, o atual presidente da autarquia disse que

Informação

Infraestruturas de Portugal vai melhorar EN 230

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai melhorar o pavimento da Estrada Nacional (EN) 230 no concelho de Oliveira do Hospital.

Última Hora

“É importante a discussão dos problemas do interior”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser hoje palco do programa “Prós e Contras” da RTP1.

Última Hora

Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande recebe prémio

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande e a sua presidente, Nádia Piazza, recebem hoje o Prémio Cidadania 2017 …

Sociedade

Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio disputa-se dia 24 de março

Na próxima sexta-feira, 24 de março, decorrerá a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio de Oliveira do Hospital durante a qual os alunos do concelho …

Última Hora

Oliveira do Hospital disponibiliza “Atividades de Verão” para crianças do pré-escolar

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está, novamente, a dinamizar as “Atividades de Verão” um programa lúdico/pedagógico de ocupação de tempos livres…

Última Hora

Incêndios: José Carlos Alexandrino satisfeito com o aumento do apoio à recuperação das empresas

José Carlos Alexandrino, presidente do Município de Oliveira do Hospital, congratula-se com a resolução do Conselho de Ministros que, no dia de ontem, decidiu apoiar as empresas afetadas pelos incêndios

Última Hora

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Informação

País: Sócrates acusado de 31 crimes e de receber 24 milhões de “forma ilegal”

O Ministério Público deduziu acusação contra 28 arguidos. Sócrates é acusado de ter ganho 24 milhões de forma ilegal, através de um esquema …

Informação

Proteção Civil apresenta Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em Foz de Arouce

A Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta amanhã, dia 12 de abril, em Pegada, Foz de Arouce, no concelho da Lousã, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais- DECIF

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Informação

Aos 44 anos, Clube de Caça e Pesca será “o clube mais eclético do concelho”

O Clube Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) comemora hoje, 18 de abril, o seu 44º aniversário. José Matias, presidente da direção faz um balanço positivo …

Informação

Três meses após o fogo, vítimas continuam entregues “à própria sorte”

Ao assinalar “três meses da maior tragédia em destruição material que a região sofreu em séculos”, a Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insurge-se…

Destaque

ESTGOH colocou 49 alunos na 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital conseguiu a colocação de 49 novos alunos, mais nove do que no ano passado. Contabilidade e Administração foi o

Destaque

Agrupamento de Escolas aposta na comercialização de pão feito com sorelho

Chama-se “Pãorelho” e é o novo projeto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, desenvolvido por alunos do 9º ano do Curso profissional …

Informação

3ª Corrida do Alva realiza-se a 26 de março

O Maratona Clube de Vila Chã, em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital, leva a efeito no dia 26 de Março de 2017 pelas 10h20m a 3ª Corrida do Alva,

Nacional

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Última Hora

PJ deteve homem suspeito de maltratar e extorquir a mãe

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, identificou e deteve um homem fortemente suspeito da prática continuada, …

Informação

Município trabalha pelo regresso da normalidade à cidade

Em consequência dos incêndios que deflagaram no concelho no passado domingo, o Município de Oliveira do Hospital tem vindo …

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital organiza 3ª edição da Gala do Desporto

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) realiza no próximo sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 21h00, na Casa da Cultura César Oliveira, a terceira edição da

Última Hora

Luís Lagos diz que a sua queijaria nunca foi convidada para Feira do Queijo e considera “um erro” a promoção de um queijo contra outro queijo

O deputado do CDS-PP criticou na última Assembleia Municipal o modelo da Feira do Queijo que é realizada em Oliveira do Hospital. Luís Lagos referiu …