Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano …

… que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios.

Segundo a fonte do Ministério da Administração Interna, o governo português já fez o pedido formal de ajuda aos Estados membros da União Europeia em matéria de proteção civil para fazer face aos muitos incêndios que lavram no norte e centro do país.

A Itália já disponibilizou um avião Canadair, aguardando-se respostas de outros Estados membros da UE. O mecanismo europeu de proteção civil é uma bolsa de meios disponibilizada pelos Estados membros da UE que permite que outros peçam ajuda em casa de necessidade, por exemplo, incêndios, cheias, sismos, ou outros.
Mais de 1.700 operacionais estavam hoje, às 12:30, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal os bombeiros continuam a tentar apagar os vários focos de incêndio.

A Madeira foi assolada por vários incêndios desde segunda-feira em várias zonas da região, que provocaram três mortos no Funchal, centenas de desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados danos materiais.
Cerca de 135 efetivos, 115 oriundos de Lisboa e outros 30 Açores, foram enviados para a região para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

No continente, a Autoridade de Proteção Civil (ANPC) considerava como “ocorrências importantes” na sua página às 12:30 sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.

com:lusa.pt

Previous Oliveira do Hospital assinala Dia Internacional da Juventude com “Open Day” nas Piscinas Municipais
Next Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

Artigos Relacionados

Informação

Órgãos Sociais da Turismo Centro de Portugal já tomaram posse

Os novos órgãos sociais da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, para o período 2018-23, tomaram, no passado dia 27 de julho, posse das suas funções, numa cerimónia que

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 2 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Opinião

“Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova

À sexta feira o “Ca$h Resto Z€ro” traz a opinião à Rádio Boa Nova. Um olhar sobre a política, a economia e as pessoas com a assinatura de Vítor Neves.

Região

Pastores da Serra da Estrela sem camisa para quebrar padrões de beleza

Um calendário que junta os 12 “pastores mais belos da Serra da Estrela”, uma iniciativa do jornal “Notícias de Gouveia” para valorizar…

Desporto

Hóquei em Patins – Definido o calendário do Nacional da III Divisão . Técnico Pedro Dias Mateus regressa ao hóquei do FCOH

  Depois de um interregno, no que toca a orientar equipas de hóquei em patins, tendo inclusivamente na temporada passada estado ao serviço da modalidade mas como Árbitro Estagiário, José

Informação

O Sampaense fechou a primeira fase da LPB com uma derrota em casa frente ao Lusitânia por 96-65.

Uma partida onde o Sampaense teve muitas dificuldades em acertar o seu jogo, frente a uma equipa insular que se apresentou muito bem. Com os parciais de  17-24, 17-23, 13-20

Informação

Oliveira do Hospital registou cerca de 34 hectares de área ardida até 15 de setembro

De 1 de janeiro até 15 de setembro arderam cerca de 34 hectares de área florestal no concelho de Oliveira do Hospital.  Cerca de 29 hectares arderam até 30 julho.

Informação

CAULE assume -se como um “exemplo a nível nacional” no controlo da doença do nemátodo do pinheiro

A CAULE recebeu a visita de mais uma comitiva internacional aos trabalhos que tem estado a desenvolver de controlo e erradicação da doença do nemátodo da madeira do pinheiro na

Informação

Evadido da prisão foi detido por furto de veículos em Vila Nova de Poiares

O Comando Territorial de Coimbra deteve na passada sexta-feira, dia 2 de março, em Vila Nova de Poiares, um indivíduo por furto de veículos.

Região

Nelas participa no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

O Município de Nelas, em representação dos produtores de Vinho do Dão do Concelho, vai estar presente pela primeira vez na 36ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém,…

Informação

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos

Informação

Município de Góis aderiu ao Ano Nacional da Colaboração

O Município de Góis respondeu ao desafio apresentado pelo Fórum para a Governação Integrada (Forum GovInt) para aderir ao Ano Nacional da Colaboração – 2019, através da apresentação de propostas de iniciativas a