Portugal 2020 direcionado para apoiar projetos inovadores e virados para a exportação

Portugal 2020 direcionado para apoiar projetos inovadores e virados para a exportação

image_pdfimage_print

O auditório da Caixa de Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital acolheu, ontem, uma sessão de esclarecimento, onde foram apresentados os apoios que o Quadro Comunitário “Portugal 2020”…

…tem para oferecer, “direcionados para empresas que pretendam exportar” e que queiram “criar condições para fixar técnicos qualificados”.

José Francisco Rolo, presidente da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, promotora da sessão, na ocasião reforçou que a missão da agência passa por realizar “estas sessões técnicas e fazer chegar informação aos promotores, investidores, aos que têm projetos em carteira e aos que têm ideias de negócio para desenvolver”.

“Temos feito várias ações. Hoje trazemos aqui a apresentação de dois instrumentos de ajuda ao investimento. Queremos, com isto, aproximar o Portugal 2020 e os programas de ajuda ao investimento dos investidores, daqueles que são portadores de projetos”, afirmou.

Helena Santos, economista e consultora da HS Consultores, foi a moderadora do encontro e começou por anunciar os grandes objetivos do Portugal 2020, nomeadamente o incentivo à “exportação e à criação de condições para fixar técnicos qualificados”. Para tal, o Quadro Comunitário terá de averiguar se o “investimento que a empresa necessita de realizar estará de acordo com as suas necessidades”. De salientar que “os projetos têm que ter um carácter inovador, a nível interno da empresa”.

A consultora adiantou ainda que estes apoios são prestados através de um “subsídio de fundo perdido para apostar a presença da empresa no mercado externo”.

Ainda não se encontram em vigor, contudo, Helena Santos revelou que as tipologias deste apoio incidem na “inovação produtiva” (criação de novos estabelecimentos), “aumento da capacidade produtiva”, “diversificação do produto” e “alteração do processo produtivo”.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

 

Previous Eptoliva parte com “esperança” para um novo ano letivo com "casa cheia"
Next Tábua: Dois homens detidos em flagrante por cultivo de plantas de cannabis

Artigos Relacionados

Informação

Bombeiros: Federação do Distrito de Coimbra denuncia dívida do Estado de mais de 2,5 milhões de Euros

O presidente da Federação de Bombeiros do distrito de Coimbra considera “inadmissível” o incumprimento do Ministério da Saúde para com as corporações do distrito,…

Última Hora

Município de Arganil apoia a reconstrução de casas de segunda habitação afetadas pelos incêndios

Na sequência da reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, entende a Câmara Municipal de Arganil dirigir, agora, o seu empenho e esforços para

Última Hora

Crianças comemoraram Dia da Criança e dia do Nariz Vermelho em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Mais de 280 crianças deram, hoje, forma ao símbolo da Operação Nariz Vermelho, no Parque do Mandanelho, em Oliveira do Hospital.

Informação

FCOH desceu ao último lugar da Série E do Campeonato de Portugal Prio

  Com a derrota por 2-1 frente ao Sabugal nesta jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa oliveirense vê mais perto a descida de divisão. Se  antes era

Nacional

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

Sociedade

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Região

Pombal: Circulação na Linha do Norte retomada depois de atropelamento

A circulação ferroviária na Linha do Norte já foi normalizada, depois de um atropelamento que ocorreu ontem e que causou um morto em Pombal.

Última Hora

Arganil altera Projeto de Requalificação do Espaço Público

O Município de Arganil vai apresentar a alteração ao Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila, nomeadamente a reabilitação do centro histórico, dia 11 de abril, no Salão

Região

IP Guarda e Câmara de Fornos de Algodres assinam protocolo em prol da qualidade da água

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e a Câmara Municipal de Fornos de Algodres (CMFA) assinaram, hoje, um protocolo de colaboração com vista à elaboração de um Plano Estratégico de

Informação

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,

Informação

Alunos holandeses e portugueses servem jantar em Oliveira do Hospital

No âmbito do intercâmbio gastronómico entre o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e o Gerrit Komrij College, na Holanda, alunos portugueses e holandeses vão hoje confecionar e servir

Sociedade

PJ deteve suspeito de crime de incêndio florestal em Vouzela            

  A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, com a colaboração dos Serviços de Proteção da Natureza da GNR, …