Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”
20 Maio, 2019 298 Views

Politécnico de Coimbra reúne 22 países na semana internacional “Erasmus+ Global Week”

image_pdfimage_print

O Politécnico de Coimbra organiza a 3ª edição da “Erasmus+ Global Week” de 20 a 24 de maio, com o objetivo de fortalecer os laços com os atuais parceiros…

… e explorar novas parcerias, a fim de discutir e abraçar os desafios globais da internacionalização do ensino superior da próxima década.

“Será uma semana de intenso debate de problemáticas comuns e de procura de soluções e oportunidades num ambiente multicultural de partilha de conhecimentos e boas práticas”, refere o IPC em comunicado.

Segundo Maria João Cardoso, pró-presidente e coordenadora institucional das Relações Internacionais do IPC, esta iniciativa “é um momento importante para o Politécnico de Coimbra, porque não só projetamos a qualidade e diversidade da nossa instituição no mundo, como proporcionamos uma excelente ocasião a toda a comunidade do IPC, estudantes, docentes e funcionários, para explorarem oportunidades de internacionalização. Vamos receber um elevado número de parceiros e trabalhar com eles a temática relativa à próxima geração de programas europeus que entrarão em vigor em 2021, e que constituem o quadro de referência para o desenvolvimento da cooperação internacional.  Conhecer e debater os aspetos mais relevantes das propostas da Comissão Europeia, é fundamental para podermos antecipar caminhos e preparar o futuro.”

No conjunto são 62 participantes provenientes de 44 instituições de Ensino Superior, totalizando 22 países. Em relação ao ano passado, a participação internacional alargou para fora da União Europeia e Brasil, com a participação de instituições com as quais o IPC tem projetos internacionais e que são originárias de países como o Azerbaijão, a Geórgia, a Federação Russa ou a Arábia Saudita.

Ao nível da discussão da temática dos próximos programas europeus que vão entrar em vigor, a responsável destaca a Conferência Internacional, coorganizada com a Agência Nacional Erasmus+, no dia 21, com a presença do secretário geral da EURASHE, Associação Europeia das Instituições de Ensino Superior, família europeia das Universidades de Ciências Aplicadas de que o IPC faz parte. “O objetivo é conhecer, compreender e debater os próximos desafios que esperam o ensino superior e que são relevantes para a estratégia de Relações Internacionais do Politécnico”, explica Maria João Cardoso. Tendo sido dada essa possibilidade, diversas IES portuguesas efetuaram o registo para assistir à conferência.

Um segundo momento relevante é a Feira Internacional, no dia 22, em que todas as instituições vão poder contactar com a comunidade do Politécnico de Coimbra – docentes, não docentes e estudantes. “A Feira representa um evento especial dentro do programa da Global Week e é sempre um palco de intenso networking. Em 2018, muitas mobilidades foram tratadas durante a feira dada a possibilidade de contacto direto entre visitantes e as Relações Internacionais dos nossos parceiros presentes”, refere a Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra, acrescentando que, no caso particular dos estudantes, “por vezes têm receio de partir, e o contacto pessoal com as  potenciais instituições de acolhimento permite resolver problemas e esclarecer dúvidas , acabando por eliminar algumas barreiras, frequentemente psicológicas, que não facilitam o processo. De facto, a feira é um momento muito importante de facilitação e promoção das mobilidades internacionais”, explica.

Os participantes da “Erasmus+ Global Week” são essencialmente dirigentes e responsáveis das Relações Internacionais das várias instituições, e também professores europeus que vêm realizar as suas missões de ensino ao Politécnico de Coimbra. Algumas destas participações são resultantes de projetos internacionais em curso.

A par destas iniciativas de discussão e networking, decorre um programa cultural que inclui visitas, por exemplo, ao Museu Aliança Underground (em Sangalhos, Anadia), Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Portugal dos Pequenitos, Quinta das Lágrimas, Eco Museu e Salinas na Figueira da Foz.

Previous ARCIAL e Quinta dos Jugais entregaram as primeiras 2300 árvores da campanha “Sementes Solidárias”
Next Esta semana as temperaturas vão subir. Há risco elevado de incêndio no sul do país

Artigos Relacionados

Informação

MAAVIM diz que Governo cedeu às suas exigências nos prazos

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), em Tábua, disse que o Governo acolheu os seus pedidos para alargamento dos prazos de limpeza das florestas…

Região

Cáritas de Coimbra entrega bens à população afetada pelos incêndios

Nos dias 03 e 04 de julho a Cáritas de Coimbra vai promover uma “Entrega de Bens” à população afetada pelos incêndios, ocorridos nos concelhos de Pedrogão Grande, Castanheira de

Educação

31 Alunos desistiram dos estudos na ESTGOH por falta de alojamento

Trinta e um alunos que ingressaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) acabaram por abandonar a cidade oliveirense devido à dificuldade em arranjar alojamento.

Última Hora

Bancos Alimentares apelam à solidariedade em mais uma campanha de recolha de alimentos

Os Bancos Alimentares contra a Fome realizam já no próximo fim de semana, dias 25 e 26 de maio, mais uma Campanha de Recolha de Alimentos…

Informação

Uma mulher ficou ferida em despiste na estrada do Moinho do Buraco

Um despiste, seguido de capotamento da viatura, deixou ontem ferida a condutora do veículo, com 58 anos, que seguia na estrada do Moinho do Buraco, no concelho de Oliveira do

Informação

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Informação

Incêndios: Provedora já recebeu mais de 60 requerimentos de indemnização

Mais de 60 familiares das vítimas mortais dos incêndios florestais de junho e outubro já entregaram à Provedora de Justiça requerimentos para os pagamentos de indemnização.

Informação

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Informação

Temperaturas descem a partir de amanhã

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 29 graus em algumas zonas do país, mas a partir de amanhã começam a descer.

Última Hora

Primeiro “Ca$h Resto Z€ro” de 2017 aplaude “vitória” da Estrada da Beira

No primeiro “Cash Resto Zero” de 2017, Vítor Neves destaca a importância que este dia, 6 de janeiro, tem para o concelho de Oliveira do Hospital em matéria de acessibilidades.

Região

Seia: Pastor de 90 anos que estava desaparecido já foi encontrado

O pastor de 90 anos que estava desaparecido desde terça-feira em São Romão, no concelho de Seia, foi encontrado “bem de saúde”.

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.