Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”
20 Abril, 2018 1137 Views

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

A aldeia de Piódão, que este ano tem a honra de abrir este ciclo com o evento “Estrada Real: A Longa Caminhada”, a decorrer domingo, 22 de abril, pelas 9 horas, traz até si um programa abrangente e diversificado durante este este fim-de-semana (21 e 22 de abril).

O evento, que conta para além de música, gastronomia, animação de rua, venda de produtos endógenos, conversas e história, com uma caminhada cultural pela Estrada Real, que durante séculos ligou Coimbra à Covilhã, aproximando comercialmente Beira Litoral e Beira Interior.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, o Município de Arganil refere que a iniciativa pretende recordar as dificuldades que sentiam os comerciantes que, em carros de bois transportavam os produtos, palmilhando um percurso sinuoso pela Serra do Açor, que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador. Assim ficaram as lendas que referem a zona do Piódão como o sítio ideal para foras da lei e proscritos, que se dedicavam a assaltar as caravanas dos comerciantes que a cruzavam.

“São dois dias de descoberta e muita animação, no enquadramento e paisagem irrepreensíveis desta Aldeia Histórica que é também uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal”, lê-se na nota.

As inscrições para a participação na caminhada cultural pela Estrada Real são limitadas e podem ser feitas através dos contactos 235 200 137 ou 235732787 e dos e-mails: [email protected] ou [email protected]

Previous Sol dá lugar à chuva neste fim de semana
Next Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a democracia que “está em risco” (com áudio)

Artigos Relacionados

Última Hora

Rally de Tábua vai para a estrada a 17 e 18 de junho

  A Associação de Desportos – Mk Makinas e a Penela Race Events Club, realizaram no dia 7 de Junho, a apresentação do Rally de Tábua 2017.

Informação

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Última Hora

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Informação

Incêndio destrói habitação e faz um desalojado em aldeia do Sabugal

Um incêndio destruiu hoje parcialmente uma habitação na aldeia de Rebolosa, no concelho do Sabugal, e originou um desalojado, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Última Hora

Presidente da República vai  passar fim de ano em Oliveira do Hospital e em Vouzela

A presidência da República confirmou, hoje, a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, em Oliveira do Hospital, no fim de ano. Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda marcar presença…