Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

image_pdfimage_print

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

… do número de desempregados nos últimos três anos, passando de 4400 inscritos em 2016,  para 2600 inscritos à data de 31 de janeiro deste ano.

Os números foram revelados esta manhã pelo Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), António Alberto Costa, no encontro com autarcas dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte, realizado no mosteiro de Folques, em Arganil. O responsável notou que a situação atual contrasta com a que era vivida no final de 2012, início de 2013, em que o país registava uma taxa de desemprego de “17,4 por cento”, sendo que o desemprego entre os jovens “era de perto de 40 por cento”. “Tem sido uma descida muito elevada e ainda bem”, referiu.

António Alberto Costa verificou contudo que “pelo facto de o desemprego estar em níveis mais baixos não devemos desarmar”. A estratégia passa pelo “desenvolvimento de parcerias”, tendo em vista a “elevação das qualificações”. “Ainda hoje estamos abaixo dos valores de qualificação da União Europeia”, referiu o Delegado Regional, considerando que “cada vez mais as qualificações são fundamentais para responder às necessidades das empresas e do mundo trabalho”.

Do mesmo modo, o responsável alerta para a necessidade de os municípios captarem pessoas para os seus territórios, já que o “que leva as empresas a fixarem-se em determinado sítio são as pessoas. “A fixação das pessoas no território é crucial. Nós damos o nosso contributo”, observou.

No encontro destinado a dar a conhecer a atividade desenvolvida em 2018 pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, o presidente da Câmara Municipal de Arganil referiu que todos os autarcas estão imbuídos do espírito de parceria e colaboração com o IEFP. Notou, porém que “o momento até é de algum desconforto dos empresários pela concorrência da área da formação”. “Os paradigmas alteraram-se. Felizmente são diferentes”, disse Luís Paulo Costa, considerando até que o atual momento é de “pleno emprego”, ainda que “haja algum desemprego que é estrutural”. “Sabemos que há pessoas que por várias vicissitudes não têm condições para estar no mercado de trabalho”, comentou.

Presente no encontro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou a necessidade de se “adaptar a formação” que é dada pelo IEFP a cada território. José Carlos Alexandrino deu como exemplo a área da construção civil, em que os empresários se deparam com a falta de mão de obra.

Previous Região: PJ deteve suspeitos de dois roubos à mão armada
Next Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

Artigos Relacionados

Informação

Catorze concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Catorze concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Educação

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Informação

PDR 2020: Abertas candidaturas a apoio à florestação de terras não agrícolas

A entidade gestora do PDR 2020 —  Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 — abriu, a 12 de novembro, as candidaturas à Operação 8.1.1 – Florestação de Terras Agrícolas e não

Última Hora

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Gouveia

Uma mulher com cerca de 60 anos foi, hoje, encontrada morta dentro de um poço em São Paio, Gouveia.

Destaque

Alvoco das Várzeas volta a hastear Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível

É já no próximo domingo, dia 30, que Alvôco de Várzeas volta a hastear a Bandeira Qualidade de Ouro, Bandeira Azul e Praia Acessível.

Informação

Colaboradores da autarquia de Seia dão vida a personagens do imaginário infantil

A primeira Semana da Criança e do Brincar de Seia, que se iniciou no dia 25 de maio, com mais uma edição do Parque Encantado: uma viagem ao mundo da

Região

Adiber divulga apoios às empresas da Beira Serra

Na sequência da abertura do Aviso de Concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E), através do qual é disponibilizado o apoio à criação, …

Última Hora

PJ deteve mais um elemento de grupo traficante em Ovar

A Polícia Judiciária (PJ), em ação levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, procedeu, ontem, a uma detenção em flagrante delito pelo crime de tráfico de estupefacientes,

Última Hora

“Fico feliz porque Oliveira do Hospital não se esquece de um filho adotivo”

Hoje, a partir das 19h00, a Rádio Boa Nova repõe a entrevista a António Sala, realizada em dia de aniversário desta estação. A conhecida voz da rádio foi o convidado

Nacional

País: Morreu a jovem internada com sarampo

A jovem de 17 anos que estava internada com sarampo no Hospital D. Estefânia acabou por morrer “na sequência de uma situação clínica infecciosa com pneumonia bilateral”. A rapariga não

Região

António Ataíde e Os Impuros em espetáculo na Cerâmica Arganilense

O Auditório da Cerâmica Arganilense recebe no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 21h30, “António Ataíde e os Impuros”, um projeto musical onde a música de Coimbra se funde com outros géneros musicais, numa

Última Hora

Arnaut abandona candidatura à Federação Distrital de Coimbra do PS

António Manuel Arnaut anunciou, ontem, “suspensão” da sua candidatura à liderança da Federação Distrital de Coimbra do PS. Do mesmo modo, requereu a suspensão do processo eleitoral que considera “viciado”.