Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

… do número de desempregados nos últimos três anos, passando de 4400 inscritos em 2016,  para 2600 inscritos à data de 31 de janeiro deste ano.

Os números foram revelados esta manhã pelo Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), António Alberto Costa, no encontro com autarcas dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte, realizado no mosteiro de Folques, em Arganil. O responsável notou que a situação atual contrasta com a que era vivida no final de 2012, início de 2013, em que o país registava uma taxa de desemprego de “17,4 por cento”, sendo que o desemprego entre os jovens “era de perto de 40 por cento”. “Tem sido uma descida muito elevada e ainda bem”, referiu.

António Alberto Costa verificou contudo que “pelo facto de o desemprego estar em níveis mais baixos não devemos desarmar”. A estratégia passa pelo “desenvolvimento de parcerias”, tendo em vista a “elevação das qualificações”. “Ainda hoje estamos abaixo dos valores de qualificação da União Europeia”, referiu o Delegado Regional, considerando que “cada vez mais as qualificações são fundamentais para responder às necessidades das empresas e do mundo trabalho”.

Do mesmo modo, o responsável alerta para a necessidade de os municípios captarem pessoas para os seus territórios, já que o “que leva as empresas a fixarem-se em determinado sítio são as pessoas. “A fixação das pessoas no território é crucial. Nós damos o nosso contributo”, observou.

No encontro destinado a dar a conhecer a atividade desenvolvida em 2018 pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, o presidente da Câmara Municipal de Arganil referiu que todos os autarcas estão imbuídos do espírito de parceria e colaboração com o IEFP. Notou, porém que “o momento até é de algum desconforto dos empresários pela concorrência da área da formação”. “Os paradigmas alteraram-se. Felizmente são diferentes”, disse Luís Paulo Costa, considerando até que o atual momento é de “pleno emprego”, ainda que “haja algum desemprego que é estrutural”. “Sabemos que há pessoas que por várias vicissitudes não têm condições para estar no mercado de trabalho”, comentou.

Presente no encontro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou a necessidade de se “adaptar a formação” que é dada pelo IEFP a cada território. José Carlos Alexandrino deu como exemplo a área da construção civil, em que os empresários se deparam com a falta de mão de obra.

Previous Região: PJ deteve suspeitos de dois roubos à mão armada
Next Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

Artigos Relacionados

Educação

EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital reforça presença na Comissão Política Nacional

A Juventude Popular (JP) de Oliveira do Hospital marcou presença no XXIII Congresso da Juventude Popular, nos dias 26 e 27 de maio. Na ocasião, a estrutura local assegurou a

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECO XXI

O Município de Oliveira do Hospital obteve, na edição de 2017, uma pontuação de 71 por cento, no concurso ECOXXI, tendo vindo a melhorar os resultados de edição para edição,

Região

Detido em Seia por suspeita de pornografia de menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem, na localidade de Seia, …

Região

Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Desde o dia 1 de novembro que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente levaram a cabo, em todo o território nacional, …

Última Hora

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

Informação

Sessão de esclarecimento em Coimbra debateu oportunidades de financiamento das empresas turísticas

O Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal organizaram, ontem, a sessão de esclarecimento “Financiamento das Empresas Turísticas – Novas Oportunidades”.

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento,…

Região

Quinta de Jugais tornou-se acionista do Benfica

A Quinta de Jugais, empresa de retalho que comercializa cabazes de Natal, chás e doces, passou a deter mais de 2 por cento (2,004%) da SAD do Benfica, correspondente a 460.926

Última Hora

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Região

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Programas

“Nós as Mulheres” com Salvador e Odete Nunes

A locutora da Rádio Boa Nova, Natália Novais, esteve hoje à conversa com Salvador e Odete Nunes.