Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

Pinhal Interior Norte regista “descida muito elevada” do desemprego

image_pdfimage_print

A área dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, com sede em Arganil, registou uma “descida muito elevada” …

… do número de desempregados nos últimos três anos, passando de 4400 inscritos em 2016,  para 2600 inscritos à data de 31 de janeiro deste ano.

Os números foram revelados esta manhã pelo Delegado Regional do Centro do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), António Alberto Costa, no encontro com autarcas dos nove municípios abrangidos pelo Centro de Emprego do Pinhal Interior Norte, realizado no mosteiro de Folques, em Arganil. O responsável notou que a situação atual contrasta com a que era vivida no final de 2012, início de 2013, em que o país registava uma taxa de desemprego de “17,4 por cento”, sendo que o desemprego entre os jovens “era de perto de 40 por cento”. “Tem sido uma descida muito elevada e ainda bem”, referiu.

António Alberto Costa verificou contudo que “pelo facto de o desemprego estar em níveis mais baixos não devemos desarmar”. A estratégia passa pelo “desenvolvimento de parcerias”, tendo em vista a “elevação das qualificações”. “Ainda hoje estamos abaixo dos valores de qualificação da União Europeia”, referiu o Delegado Regional, considerando que “cada vez mais as qualificações são fundamentais para responder às necessidades das empresas e do mundo trabalho”.

Do mesmo modo, o responsável alerta para a necessidade de os municípios captarem pessoas para os seus territórios, já que o “que leva as empresas a fixarem-se em determinado sítio são as pessoas. “A fixação das pessoas no território é crucial. Nós damos o nosso contributo”, observou.

No encontro destinado a dar a conhecer a atividade desenvolvida em 2018 pelo Centro de Emprego e Formação Profissional do Pinhal Interior Norte, o presidente da Câmara Municipal de Arganil referiu que todos os autarcas estão imbuídos do espírito de parceria e colaboração com o IEFP. Notou, porém que “o momento até é de algum desconforto dos empresários pela concorrência da área da formação”. “Os paradigmas alteraram-se. Felizmente são diferentes”, disse Luís Paulo Costa, considerando até que o atual momento é de “pleno emprego”, ainda que “haja algum desemprego que é estrutural”. “Sabemos que há pessoas que por várias vicissitudes não têm condições para estar no mercado de trabalho”, comentou.

Presente no encontro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou a necessidade de se “adaptar a formação” que é dada pelo IEFP a cada território. José Carlos Alexandrino deu como exemplo a área da construção civil, em que os empresários se deparam com a falta de mão de obra.

Previous Região: PJ deteve suspeitos de dois roubos à mão armada
Next Região: Homem de 83 anos detido por incêndio florestal

Artigos Relacionados

Informação

Playmobil em exposição no Museu do Brinquedo de Seia

A sala de exposições temporárias do Museu do Brinquedo de Seia dá este ano destaque à marca de referência mundial que é a Playmobil.

Última Hora

CineEco promove conferência sobre o Parque Natural da Serra da Estrela

Para além das várias cinematografias a concurso, com enfoque ambiental e de sustentabilidade, que fazem parte da vasta programação …

Última Hora

Confira os resultados desportivos do fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) disputaram, ontem, a 14ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, que ditou um empate a

Última Hora

“Vamos Plantar o Bosque da Memória” em Carragozela

O Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva irá levar a cabo uma ação de reflorestação nos Baldios da Carragozela (Seia), no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, pelas 14 horas.

Informação

Empresas: Intermarché promove Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos

A loja Intermarché de Oliveira do Hospital está a promover uma Feira de Vinhos, Queijos e Enchidos. A iniciativa que começou ontem decorre até ao dia 6 de março.

Desporto

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana os destaques são: No Basquetebol a deslocação do Sampaense ao Eléctrico FC, procurando aqui trazer a sua primeira vitória na LPB. No futebol o

Última Hora

Objetivos cumpridos por Filipe Abrantes em Mortágua

Decorreu no passado fim de semana a terceira prova do Campeonato Centro de Ralis, o Rali de Mortágua, com organização do Clube Automóvel do Centro.

Informação

Santuário de Fátima propõe passagem de ano para jovens de todo o país

Um fim de ano diferente e alternativo centrado na ‘Luz e no Tempo’ da mensagem de Fátima é a proposta do Santuário de Fátima para os dias de festa da

Informação

Estão abertas as inscrições para expositores das Festas do Concelho de Seia

A Câmara Municipal de Seia abriu, hoje, as inscrições para os expositores interessados em participar nas Festas do Concelho de Seia, certame que decorre na praça do município e espaço

Informação

Centros de Saúde vão ter consulta aberta na passagem de ano

Os centros de saúde da região Centro vão reforçar o atendimento na Passagem de Ano, mantendo-se em funcionamento nos dias 31 de dezembro e 1 e 2 de janeiro.

Última Hora

Grupo de traficantes apanhado em Seia com droga e armas proibidas

A GNR deteve, ontem, em Seia, 10 pessoas, pelo crime de tráfico de estupefacientes e detenção de armas proibidas. O grupo tem idades entre 22 e 49 anos.

Região

Lagares Fashion realiza-se hoje em Lagares da Beira

É já esta noite, a partir das 21h30, que se realiza a XV edição do Lagares Fashion, na Escola Básica de Lagares da Beira.