PIDS: “Enquanto jovens, temos que ser o veículo de poder fazer mais” (com vídeo)
31 Maio, 2019 735 Views

PIDS: “Enquanto jovens, temos que ser o veículo de poder fazer mais” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Júlio Mendes é um dos rostos da associação designada por PIDS e que se traduz no “Plano de Intervenção e Dinâmica da Freguesia de Seixo da Beira”. 

Em data recente abriu as portas da renovada sede, antiga escola primária da Sobreda, à Rádio Boa Nova para mostrar as obras feitas, mas também a importância que o PIDS tem no território da freguesia de Seixo da Beira.

O PISD conta já com quatro anos de atividade, com início na pré-escola das Seixas. Há dois anos, já na escola primária da Sobreda, recebeu a visita do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebolo, no âmbito do roteiro da federação distrital.Agora a sede do PIDS, a antiga escola da Sobreda está mais bonita e mais moderna. No passado dia 29 de abril, os jovens inauguraram as obras que aconteceram ao abrigo da linha de financiamento  do “Fundo Recomeçar” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Temos também aproveitado as linhas de apoio ao associativismo juvenil. O nosso sucesso depende do empenho dos jovens”, referiu Júlio Mendes, referindo que até agora a o PIDS já promoveu cera de 20 eventos muito grandes, do qual se destaca o desfile de carnaval.

A requalificação da sede representou um investimento de 9440 Euros , apoiados a 70 por cento pelo Fundo Recomeçar  que assegurou o montante de 6440 Euros . A Câmara Municipal apoiou a obra com dois mil Euros e o PIDS suportou os restantes mil Euros.

À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, contou que  a constituição do PIDS resultou da vontade de um conjunto de jovens  da freguesia. “Em vez de estarmos sempre a reclamar, fomo-nos juntando” , referiu, notando que o PIDS está aberto à entrada de novos jovens. “O critério é ser da freguesia e ter mais de 18 anos”, informou.

“Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”

Com formação em psicologia, Júlio Mendes enaltece o potencial da freguesia de Seixo da Beira, que é privilegiada em vários sentidos, sobretudo pelo seu posicionamento geográfico. “Estamos a 15/ 20 minutos de uma linha férrea, a 25 minutos de uma auto-estrada. Também temos que acreditar na potencialidade das pessoas da freguesia e aproveitar os recursos humanos para trabalhar pelo desenvolvimento da freguesia”. Acredita, por isso. que os elementos do PIDS, 23, “enquanto jovens temos que ser o veículo de poder fazer mais”. O que se ganha? “É o convívio e o fortalecer laços”, regista Júlio Mendes.

A provar a atividade do PIDS estão as várias iniciativas que vão acontecendo, destacando-se  já no próximo dia 7 de junho, a Noite de Fados e no dia 8 o Festival no Parque de Nª Srª Estrela, no âmbito do programa “Seixo da Cultura”. Nos dias 13 e 14 de julho, acontece o já conhecido “Torneio 24 horas” no polidesportivo da Cordinha.

Através da ação do PIDS, os jovens pretendem dar vida à freguesia de Seixo da Beira e potenciar a fixação de jovens neste território. “Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”, rematou.

Previous CCPOH promove “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos”
Next Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

Artigos Relacionados

Vídeos

Aqua Village fechou 2018 com 15 mil hóspedes e mais de 32 mil dormidas (com vídeo)

Localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, o Aqua Village Health Resort & SPA é uma unidade de referência no país e no mundo.

Informação

Presidente da República visitou Oliveira do Hospital por causa dos incêndios e fez comunicação ao país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deslocou-se, ontem à tarde ao concelho de Oliveira do Hospital, …

Destaque

Funcionária da Conservatória de Oliveira do Hospital confessou recebimento de montantes indevidos na primeira sessão de julgamento

  A ajudante da Conservatória de Oliveira do Hospital que, em 2015,foi demitida por suspeita de receber montantes indevidos de clientes confessou, esta manhã, a prática daquele crime.

Educação

EPTOLIVA promoveu estágios internacionais

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, finalizou mais um período de Estágios Internacionais, o EPTOEUROPA VII, ao abrigo do Programa ERASMUS+,…

Região

Tábua recebe XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel

A XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel | IX Mostra de Gastronomia e Artesanato vai realizar-se este fim-de-semana, nos dias 3 e 4 de março, no

Desporto

Grupo Desportivo Bobadelense disputa a meia final do Campeonato Inatel de Futebol

O Grupo Desportivo Bobadelense, do concelho de Oliveira do Hospital prepara-se para disputar a Meia Final do Campeonato Inatel de Futebol.

Última Hora

Estirpe da gripe é “particularmente perigosa”. DGS apela à vacinação

A diretora geral da Saúde disse hoje que a estirpe da gripe deste ano é particularmente perigosa e apelou à vacinação.

Última Hora

Federação do Folclore Português prestou homenagem a Manuel Mendes

Manuel Mendes, presidente da direção do Rancho Folclórico Sampaense, de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, foi homenageado no domingo, dia 27 de maio,…

Informação

Direção Regional de Cultura do Centro participa na Bienal Ibérica do Património Cultural

A Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) participa na Bienal Ibérica de Património Cultural – AR&PA. A iniciativa decorre de 13 a 15 de outubro, no centro histórico da

Sociedade

Temperaturas sobem e podem ultrapassar 30 graus

As temperaturas vão subir hoje entre 05 a 07 graus Celsius em relação aos últimos dias, prevendo-se na quinta-feira máximas acima dos 30 graus…

Informação

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Informação

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.