PIDS: “Enquanto jovens, temos que ser o veículo de poder fazer mais” (com vídeo)
31 Maio, 2019 1248 Views

PIDS: “Enquanto jovens, temos que ser o veículo de poder fazer mais” (com vídeo)

image_pdfimage_print

Júlio Mendes é um dos rostos da associação designada por PIDS e que se traduz no “Plano de Intervenção e Dinâmica da Freguesia de Seixo da Beira”. 

Em data recente abriu as portas da renovada sede, antiga escola primária da Sobreda, à Rádio Boa Nova para mostrar as obras feitas, mas também a importância que o PIDS tem no território da freguesia de Seixo da Beira.

O PISD conta já com quatro anos de atividade, com início na pré-escola das Seixas. Há dois anos, já na escola primária da Sobreda, recebeu a visita do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebolo, no âmbito do roteiro da federação distrital.Agora a sede do PIDS, a antiga escola da Sobreda está mais bonita e mais moderna. No passado dia 29 de abril, os jovens inauguraram as obras que aconteceram ao abrigo da linha de financiamento  do “Fundo Recomeçar” da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. “Temos também aproveitado as linhas de apoio ao associativismo juvenil. O nosso sucesso depende do empenho dos jovens”, referiu Júlio Mendes, referindo que até agora a o PIDS já promoveu cera de 20 eventos muito grandes, do qual se destaca o desfile de carnaval.

A requalificação da sede representou um investimento de 9440 Euros , apoiados a 70 por cento pelo Fundo Recomeçar  que assegurou o montante de 6440 Euros . A Câmara Municipal apoiou a obra com dois mil Euros e o PIDS suportou os restantes mil Euros.

À Rádio Boa Nova, Júlio Mendes, contou que  a constituição do PIDS resultou da vontade de um conjunto de jovens  da freguesia. “Em vez de estarmos sempre a reclamar, fomo-nos juntando” , referiu, notando que o PIDS está aberto à entrada de novos jovens. “O critério é ser da freguesia e ter mais de 18 anos”, informou.

“Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”

Com formação em psicologia, Júlio Mendes enaltece o potencial da freguesia de Seixo da Beira, que é privilegiada em vários sentidos, sobretudo pelo seu posicionamento geográfico. “Estamos a 15/ 20 minutos de uma linha férrea, a 25 minutos de uma auto-estrada. Também temos que acreditar na potencialidade das pessoas da freguesia e aproveitar os recursos humanos para trabalhar pelo desenvolvimento da freguesia”. Acredita, por isso. que os elementos do PIDS, 23, “enquanto jovens temos que ser o veículo de poder fazer mais”. O que se ganha? “É o convívio e o fortalecer laços”, regista Júlio Mendes.

A provar a atividade do PIDS estão as várias iniciativas que vão acontecendo, destacando-se  já no próximo dia 7 de junho, a Noite de Fados e no dia 8 o Festival no Parque de Nª Srª Estrela, no âmbito do programa “Seixo da Cultura”. Nos dias 13 e 14 de julho, acontece o já conhecido “Torneio 24 horas” no polidesportivo da Cordinha.

Através da ação do PIDS, os jovens pretendem dar vida à freguesia de Seixo da Beira e potenciar a fixação de jovens neste território. “Não somos nenhuns coitadinhos, vivemos no interior, temos muita qualidade de vida e acesso a muitas coisas que nos fazem sentir bem”, rematou.

Previous CCPOH promove “Rota da Azeitona – Veículos Clássicos”
Next Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 73º aniversário

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital recebe 40ª reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens

O Município de Oliveira do Hospital recebe, na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro, a partir das 9h00, no auditório do Crédito Agrícola, a 40ª Reunião de Outono da Sociedade

Região

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Última Hora

Operação Campo Seguro: GNR intensifica patrulhamento nas explorações agrícolas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 de junho e 31 de julho, intensifica o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional,…

Última Hora

Sinistralidade: 19 detenções, 1028 infrações e 63 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 22 a 28 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Sampaense Basket inicia, este fim-de-semana, o seu percurso no Campeonato da Proliga. A equipa de São Paio de Gramaços disputa a 1ª jornada da Zona Norte frente ao Maia,

Região

Procura turística do Centro de Portugal cresceu mais de 10 por cento em abril

O mês de abril  “foi muito positivo” para o turismo no Centro de Portugal. “Os números divulgados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística mostram que a procura da região

Informação

GNR: 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

A primeira semana do novo ano, de 1 a 7 de janeiro, ficou marcada por 23 detenções, 600 infrações e 65 acidentes nas estradas do distrito de Coimbra.

Informação

Fernando Tavares Pereira é candidato à presidência do Sporting (com áudio)

O empresário Fernando Tavares Pereira, vai apresentar a sua candidatura ao Sporting Clube de Portugal, na próxima quarta feira em Coimbra, em local ainda por designar.

Informação

Um morto e dois feridos em acidente no IC12 em Viseu

Um acidente ocorrido ao início da tarde desta quarta-feira, no Itinerário Complementar 12, em Carregal do Sal, Viseu, provocou um morto, um ferido grave e outro ligeiro.

Educação

Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Ninho de Amor, uma escola de pedagogia holística, surge em Oliveira do Hospital com o objetivo de “ajudar as crianças a cresceram com amor desde a sua base”, respeitando a

Região

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Última Hora

Região: GNR deteve dois homens suspeitos de furtos em bombas de gasolina

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que, ontem, foram detidos dois homens, no concelho de Viseu, por furtos em estabelecimentos e posse de armas proibidas.