Percurso interpretativo de montanha assinala Dia Mundial do Turismo  em Oliveira do Hospital

Percurso interpretativo de montanha assinala Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital vai comemorar o Dia Mundial do Turismo com a dinamização de um passeio interpretativo de montanha. A iniciativa terá lugar amanhã, 27 de setembro, em Rio de Mel, …

… na freguesia de S. Gião que integra a Rede das Aldeias de Montanha. Contará com a participação de alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), estabelecimentos de ensino participantes no programa internacional Eco-Escolas dinamizado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Trata-se também de uma iniciativa do plano de animação do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha.
Cerca de uma centena de alunos vai participar nesta iniciativa através da qual o Município de Oliveira do Hospital visa potenciar a promoção do turismo de natureza no concelho, território que dispõe de um rico património natural que por sua vez permite a prática dum vasto conjunto de atividades ao ar livre, à descoberta do património natural.
“Experiências Criativas de Montanha” é o mote deste passeio interpretativo de montanha, comemorativo do Dia Mundial do Turismo em Oliveira do Hospital, que levará os participantes à descoberta da qualidade paisagística e ambiental, da diversidade de habitats naturais, da biodiversidade da fauna e flora, entre outros, aliadas ao bom acolhimento e simpatia das nossas gentes. A perspetiva é consolidar rotas e percursos interpretativos que valorizem a oferta turística.

A promoção do turismo de natureza e das atividades ao ar livre, que possibilitam a fruição e descoberta da natureza, é uma das apostas cada vez mais fortes do Município de Oliveira do Hospital posicionando-se como um destino de eleição junto dos turistas e dos visitantes, nomeadamente junto dos que buscam este tipo de oferta.

Uma aposta que tem vindo a ser reforçada também pela adesão do concelho de Oliveira do Hospital a diferentes projetos regionais de turismo sustentável, de que são exemplo a integração na Rede das Aldeias do Xisto e mais recentemente na Rede das Aldeias de Montanha, bem como na associação Aspiring Geopark Estrela, responsável pela candidatura da Serra da Estrela a Geoparque Mundial da UNESCO, precisamente no ano, 2017, em que se comemora o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.

image_pdfimage_print
Previous Candidatos à Câmara defenderam propostas em debate. Lugar do PSD ficou vazio.
Next Comentário: “… o que aconteceu foi um passeio de José Carlos Alexandrino. Aquela cadeira vazia vai ficar na memória política de Oliveira do Hospital”

Artigos Relacionados

Última Hora

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

Opinião

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a importância de “discutir Fátima”

Em mais um Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas e para a fé.

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Última Hora

País: Sócrates acusado de 31 crimes e de receber 24 milhões de “forma ilegal”

O Ministério Público deduziu acusação contra 28 arguidos. Sócrates é acusado de ter ganho 24 milhões de forma ilegal, através de um esquema …

Informação

Incêndios: Três municípios recebem 10,5 milhões para recuperar casas

Os municípios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera vão ter à sua disposição cerca de 10,5 milhões de euros para a recuperação das casas de primeira

Informação

Suinicultores entregam 200 leitões vivos a famílias da região Centro

Mais de 200 leitões vivos são oferecidos, na quarta-feira, a famílias atingidas pelos incêndios deste ano na região Centro, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).

Destaque

4ª Corrida do Alva à espera de mais de 200 participantes no próximo domingo

É já no próximo domingo, dia 4 de março, que se realiza a 4ª Corrida do Alva entre Penalva de Alva e Sandomil, nos concelhos de Oliveira do Hospital e

Destaque

EXPOH é “montra da vitalidade e dinâmica do concelho” até 30 de julho

Foi sob o cunho do que melhor se faz e existe no concelho de Oliveira do Hospital que, ao final da tarde de hoje, foi dado o arranque da EXPOH

Sociedade

Igreja Moçárabe de Lourosa comemora 100 anos de classificação como Monumento Nacional

No próximo dia 14 de junho comemoram-se em Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, os 100 anos de classificação da Igreja Moçárabe…

Última Hora

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu hoje vai apresentar-se geralmente pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal sobretudo nas regiões Norte e

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Informação

FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém-se líder da Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra…

Região

Concelho de Arganil recebe apoio para recuperação das casas ardidas

O Município de Arganil oficializou, ontem, a atribuição do primeiro apoio destinado à recuperação das habitações afetadas pelo incêndio de 15 de outubro…

Educação

Alexandrino acusa governo de atrasar requalificação do Agrupamento de Escolas e faz ultimato

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, ontem, que só dá “mais uma semana” ao Ministério da Educação para disponibilizar o documento em falta…

Região

Incêndios: Pedido de indemnizações para feridos graves até 30 de maio

Os critérios para a atribuição de indemnizações por ferimentos graves, abrangendo danos físicos ou psíquicos, diretamente resultantes dos incêndios de junho e outubro já foram fixados,…

Informação

Homem suspeito de tráfico de armas na zona de Leiria foi detido pela PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, anunciou hoje ter detido um homem suspeito da autoria da prática de um crime de detenção de arma proibida e tráfico e

Informação

Viseu e Guarda são os distritos com mais idosos a viver sozinhos

Quase oito mil idosos moram sozinhos ou isolados em Viseu e na Guarda, os distritos do país com mais pessoas nestas condições, segundo dados …

Nacional

PSD aprovou os primeiros 46 candidatos às autárquicas

O PSD aprovou, ontem, os nomes de 46 candidatos às eleições autárquicas de 2017, em reunião da Comissão Política Nacional.

Sociedade

O (Não) Acontecimento do Ano: o fogo

Uma desgraça não é um acontecimento, é uma desgraça. Ponto. Até a ironia é desgraçada: por uma vez, o que marcou o ano no país foi o que queimou a vida

Educação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da gastronomia local

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Eleições para a Associação Académica de Coimbra começam hoje

As eleições para a direção-geral da Associação Académica de Coimbra (AAC) começam hoje e terminam na terça-feira, contando com dois candidatos à liderança da mais antiga associação de estudantes do

Última Hora

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Informação

Municípios da CIM Região de Coimbra preocupados com a Lei de Defesa das Florestas

O Conselho Intermunicipal aprovou, por unanimidade, na reunião realizada no Município da Pampilhosa da Serra, uma tomada de posição sobre a Lei da Defesa da Floresta…