Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

image_pdfimage_print

No dia em que passaram 90 anos sobre a morte do Major Santos Leite, a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão homenageou, em parceria com a Câmara Municipal de Penacova,…

…o ilustre cidadão português que, tendo nascido em Telhado, localidade daquela freguesia, no dia 21 de março de 1884, viria a ser o piloto que realizou o primeiro voo militar em Portugal.

Selecionado de entre um grupo de alunos-pilotos que tinham recebido instrução de voo nos Estados Unidos, França e Inglaterra para ser o piloto do primeiro voo oficial militar em Portugal e, após ter sido já o primeiro piloto português a obter o brevet militar em França, ficaria ligado à história da aviação militar portuguesa ao ter pilotado pela primeira vez em Portugal, no dia 17 de julho de 1916, aquele que viria a ser também o primeiro voo oficial da Pista de Vila Nova de Rainha. Santos Leite, já com a patente de Major viria a falecer no dia 30 de novembro de 1928, num acidente aéreo no Aeródromo de Alverca.

Na cerimónia evocativa à memória do Major Santos Leite, Pedro Assunção, presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, afirmou que este gesto demonstra que se deve olhar para o futuro, mas sempre tendo em conta os antepassados e os marcos estabelecidos por eles. Também presente a família do homenageado, representada pelo neto, José Santos Leite, agradeceu o gesto da autarquia penacovense e da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, pelo facto homenagearem o seu avô, mas mais do que isso pela importância que atribuíram à sua carreira pioneira na aviação militar e à importância que isso teve para o território e para o país.

Tomando a palavra, o Prof. Doutor Reis Torgal, sublinhou a importância de não devermos “esquecer, pois, as figuras históricas de Penacova, que são também nacionais.” Recordando ainda a importância de António José de Almeida na formação da Aviação Militar, pois foi sua a proposta nesse sentido, apresentada em 24 de Junho de 1912, lida em 26 de Junho na Câmara dos Deputados e entregue à Comissão de Guerra e Marinha. “Certamente de outros de que não se fala, mas que devem também ser recordados, como mais ou menos disse o presidente da Assembleia Municipal Pedro Coimbra, na sessão de 17 de Julho, lembrando talvez uma afirmação do escritor argentino de origem portuguesa Jorge Luís Borges, uma Comunidade não existe sem História. Acrescento a minha reflexão, que ao contrário do que se pensa, a História não é o passado (o “facto” já feito e já morto), mas o homem no tempo e no espaço, seja no Passado, como no Presente ou no Futuro, seja em Penacova, como em Portugal ou no Mundo.”

Lembrando o marco histórico hoje celebrado, Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, frisou que, com a colocação desta placa não se encerra a homenagem, mas sim o início, pois “esta cerimónia deve ser um exemplo de que há figuras penacovenses que merecem ser reconhecidas pelos seus feitos, pois levaram o nome mais longe o nome do concelho, e devem ser lembrados pelas suas capacidades e pelos atos que realizaram.”

Previous Mário Patrão sagrou-se vice-campeão nacional de TT
Next Guarda: Detidos por furto de combustível

Artigos Relacionados

Informação

Câmara de Arganil aprova construção de Centro Intermunicipal de Recolha Animal

Um Centro Intermunicipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia pode vir a ser uma realidade no concelho de Arganil em breve.

Última Hora

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Informação

Domingo foi um dia negro nas estradas. Duas crianças perderam a vida

Ontem foi um domingo negro nas estradas portuguesas, tendo duas crianças perdido a vida num acidente que envolveu três viaturas ligeiras, em Mira, no distrito de Coimbra.

Informação

Trotinetes elétricas chegam à cidade de Coimbra em março

A Câmara de Coimbra formalizou hoje um acordo com uma empresa para a instalação e operação de um sistema de partilha de trotinetes elétricas na cidade, que entrará em serviço

Última Hora

Festival da Canção revela novos talentos em Oliveira do Hospital

Martim Nina, no escalão infantil e João Ricardo Oliveira, no escalão juvenil, foram os vencedores do Festival Municipal da Canção realizado no sábado em Oliveira do Hospital,…

Cultura

CISE acolhe 15º Concurso de Fotografia de Ambiente

Retratar o Património Ambiental da Serra da Estrela é o desafio lançado, uma vez mais, pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) a fotógrafos amadores ou profissionais, naquele

Destaque

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Sociedade

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Última Hora

Vento e chuva colocam dez distritos do continente sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, vento e agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da

Nacional

Sol dá lugar à chuva neste fim de semana

A chuva regressa hoje a Portugal continental e deverá permanecer pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima…

Sociedade

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Informação

Ministério da Saúde abre concurso para 86 médicos de família. 30 vagas são para a ARS Centro

O Ministério da Saúde anunciou a abertura de um procedimento concursal para preenchimento de 86 postos de trabalho na área de Medicina Geral e Familiar.