Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

Penacova homenageou José Barbosa Santos Leite

No dia em que passaram 90 anos sobre a morte do Major Santos Leite, a Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão homenageou, em parceria com a Câmara Municipal de Penacova,…

…o ilustre cidadão português que, tendo nascido em Telhado, localidade daquela freguesia, no dia 21 de março de 1884, viria a ser o piloto que realizou o primeiro voo militar em Portugal.

Selecionado de entre um grupo de alunos-pilotos que tinham recebido instrução de voo nos Estados Unidos, França e Inglaterra para ser o piloto do primeiro voo oficial militar em Portugal e, após ter sido já o primeiro piloto português a obter o brevet militar em França, ficaria ligado à história da aviação militar portuguesa ao ter pilotado pela primeira vez em Portugal, no dia 17 de julho de 1916, aquele que viria a ser também o primeiro voo oficial da Pista de Vila Nova de Rainha. Santos Leite, já com a patente de Major viria a falecer no dia 30 de novembro de 1928, num acidente aéreo no Aeródromo de Alverca.

Na cerimónia evocativa à memória do Major Santos Leite, Pedro Assunção, presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, afirmou que este gesto demonstra que se deve olhar para o futuro, mas sempre tendo em conta os antepassados e os marcos estabelecidos por eles. Também presente a família do homenageado, representada pelo neto, José Santos Leite, agradeceu o gesto da autarquia penacovense e da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, pelo facto homenagearem o seu avô, mas mais do que isso pela importância que atribuíram à sua carreira pioneira na aviação militar e à importância que isso teve para o território e para o país.

Tomando a palavra, o Prof. Doutor Reis Torgal, sublinhou a importância de não devermos “esquecer, pois, as figuras históricas de Penacova, que são também nacionais.” Recordando ainda a importância de António José de Almeida na formação da Aviação Militar, pois foi sua a proposta nesse sentido, apresentada em 24 de Junho de 1912, lida em 26 de Junho na Câmara dos Deputados e entregue à Comissão de Guerra e Marinha. “Certamente de outros de que não se fala, mas que devem também ser recordados, como mais ou menos disse o presidente da Assembleia Municipal Pedro Coimbra, na sessão de 17 de Julho, lembrando talvez uma afirmação do escritor argentino de origem portuguesa Jorge Luís Borges, uma Comunidade não existe sem História. Acrescento a minha reflexão, que ao contrário do que se pensa, a História não é o passado (o “facto” já feito e já morto), mas o homem no tempo e no espaço, seja no Passado, como no Presente ou no Futuro, seja em Penacova, como em Portugal ou no Mundo.”

Lembrando o marco histórico hoje celebrado, Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, frisou que, com a colocação desta placa não se encerra a homenagem, mas sim o início, pois “esta cerimónia deve ser um exemplo de que há figuras penacovenses que merecem ser reconhecidas pelos seus feitos, pois levaram o nome mais longe o nome do concelho, e devem ser lembrados pelas suas capacidades e pelos atos que realizaram.”

image_pdfimage_print
Previous Mário Patrão sagrou-se vice-campeão nacional de TT
Next Guarda: Detidos por furto de combustível

Artigos Relacionados

Última Hora

Bombeiros de Oliveira do Hospital cancelam desfile de fanfarras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital cancelou o 8º encontro e desfile de fanfarras agendado para sábado, 24 de junho.

Última Hora

PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O PCP vai realizar umas Jornadas de contactos nas zonas afetadas pelos grandes incêndios de Outubro de 2017. Delegações de dirigentes e deputados do PCP vão percorrer,…

Desporto

Desporto de fim de semana

No basquetebol o Sampaense não joga este fim de semana e vai na próxima jornada deslocar-se ao Benfica (26Nov) Os campeonatos nacionais estão parados este fim de semana devido aos

Última Hora

Rádio Boa Nova homenageou 30 nomes que “são certamente dos melhores” do concelho e da região

A Rádio Boa Nova acrescentou mais cinco personalidades à lista dos 25 nomes já distinguidos em 2011, por ocasião dos 25 anos da rádio. Serafim Marques, Francisco Antunes, Mário Alves,

Informação

Caule realiza Festa do Sapador Florestal

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra e Sapadores Florestais realiza no próximo dia 11 de fevereiro, pelas 21h30, a Festa do Festa do Sapador Florestal, …

Última Hora

Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

As empresas que foram afetadas pelos incêndios podem concorrer, a partir de hoje, ao programa que o executivo de António Costa criou para que estas estruturas possam adquirir novos equipamentos.

Informação

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Informação

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Região

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Destaque

Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

Quase um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Carpintaria Brito & Brito, que ficou reduzida a cinzas e com registo de perda total, encontra-se em fase

Região

Região: Militares do GIPS identificaram suspeitos de furtos de combustível

A Unidade de Intervenção, através do Subagrupamento de Montanha do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), que presta serviço na Serra da Estrela, no passado dia 13 de novembro,…

Nacional

Mais de 40 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Beja e Faro estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que a temperatura

Informação

Federação Portuguesa de Natação atribui Certificação de Qualidade à Escola Municipal de Natação de Arganil

No passado dia 20 de fevereiro, o Salão Nobre do Município de Arganil foi palco da atribuição da Certificação de Qualidade Nível 1 pela Federação Portuguesa de Natação à Escola

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.

Região

Praias Fluviais do concelho de Arganil com distinções balneares

As Praias Fluviais do concelho de Arganil distinguidas com “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Qualidade de Ouro” e “Bandeira Praia Acessível, Praia para Todos” já se encontram ‘vestidas’ a rigor.

Última Hora

Oliveira do Hospital festeja passagem de ano com Grupo AF e Romana

Pela primeira vez, o município de Oliveira do Hospital vai promover a comemoração da passagem de ano, com um programa de animação a cargo do grupo local “AF” e da

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Região

Banda de Loriga comemora 110º aniversário

A Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, de Loriga, no concelho de Seia comemora nos dias 1 e 2 de julho, o 110º aniversário.

Última Hora

GNR apreende 106 artigos contrafeitos em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Posto Territorial de Carregal do Sal, identificou ontem, dia 3 de dezembro, um homem de 47 anos, pela prática do crime de contrafação,

Última Hora

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Destaque

Casimiro Santos alcança 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos com pizza de requeijão e doce de abóbora

O pizzaiolo Casimiro Santos, do restaurante L’Artista de Oliveira do hospital, conseguiu ontem o 2º lugar no Concurso Nacional de Pizzaiolos, que decorreu no Cais de Gaia,…

Última Hora

Operação Carnaval terminou com 821 acidentes e sem mortos

A Operação Carnaval 2017, que começou na sexta-feira, terminou às 24 horas de terça-feira com o registo de 821 acidentes e 14 feridos graves, mas sem vítimas mortais, segundo dados

Informação

Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) insiste na necessidade de serem alargados os prazos para os pedidos de diferentes ajudas …