Penacova com saldo de gerência de mais de um milhão de Euros

Penacova com saldo de gerência de mais de um milhão de Euros

image_pdfimage_print

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, destacou ontem a aprovação em reunião do executivo do Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município…

… relativo ao ano económico de 2018, com um saldo de gerência de mais de um milhão de euros.

De acordo com Humberto Oliveira, “2018 foi mais um ano em que foi prosseguida a estratégia de apoiar as pessoas e as instituições”. A lembrar, quando em 2009 o atual executivo municipal tomou posse, “existia uma dívida de quase três milhões de euros, o que prejudicou os anos seguintes, uma vez que se tornou premente honrar esses compromissos com os fornecedores”. Feito esse esforço, em 2012 as contas foram estabilizadas. Surgiu, no entanto, a tão conhecida crise financeira, com a entrada da Troika em Portugal. “A opção do município foi de intervenção na sociedade através de mais investimentos, para que fosse possível minimizar socialmente o impacto da crise”, afirma o edil.

Humberto Oliveira lembra algumas das medidas tomadas: ”o apoio à natalidade, o aumento do número de bolsas de estudo, a oferta de livros escolares e a Escola de Artes. Mas também a Biblioteca Municipal e as Piscinas Municipais que hoje prestam um verdadeiro serviço público, com horários alargados, para que todas as faixas etárias tenham possibilidade de utilizar os serviços ali prestados”.

Na mesma ocasião, João Azadinho, vice-presidente do Município, enfatizou a área da Cultura: “na fase de contenção financeira em Portugal, também as associações culturais e desportivas passaram por sérias dificuldades e foi importante apoiá-las, reconhecendo a sua importância junto das populações. Com a criação de regulamentos, a autarquia esteve sempre ao lado dessas coletividades quer no apoio aos investimentos, quer nas suas atividades, permitindo não só a sua sustentabilidade, como na maioria dos casos, o seu crescimento”.

Volvidos vários anos, há um diferente panorama no que respeita à proximidade aos cidadãos, tendo sido tomadas medidas importantes. Hoje há freguesias com postos de atendimento ao cidadão, a Câmara Municipal aumentou o volume de transferências de verbas, defendendo políticas de descentralização, entendendo que estas “beneficiam as populações”.

Como sublinha Humberto Oliveira, “há uma década, Penacova não era uma referência turística, apesar de todos reconhecerem as suas potencialidades. Foi importante recuperar esse tempo perdido, com a aposta na promoção do território, na gastronomia, no património, nas personalidades do Concelho”. O edil considera que “hoje há um orgulho consistente nas duas praias fluviais com bandeira azul – o Reconquinho e o Vimieiro – que obrigam a um investimento anual elevado, mas que permite que muita gente visite Penacova, que coma e durma no Concelho. Os caminhos do Bussaco, os percursos Pedestres, o Centro de Trail Carlos Sá e o Centro de BTT são mais alguns exemplos de investimentos feitos e que obrigam a uma manutenção quase diária, mas importante para mantermos a qualidade na oferta a quem nos visita e aos nossos munícipes”.

Previous 25 de abril em Oliveira do Hospital: “Felizmente estamos a virar a página” (com vídeo)
Next Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana

Artigos Relacionados

Região

Turismo do Centro apresenta durante dois dias o maior debate sobre turismo interno em Portugal

O Turismo Centro de Portugal promove hoje e amanhã, 21 e 22 de maio, a sexta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, principal evento…

Última Hora

GNR dá conselhos à população por causa dos incêndios

Numa altura em que as chamas estão a fustigar a ilha da Madeira e a zona norte do país, a GNR deixa alguns conselhos úteis à população.

Última Hora

Detido homem que ameaçava vizinhos com armas de fogo em Trancoso

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, deteve esta terça-feira, um homem por posse ilegal de armas de fogo, no concelho de Trancoso, distrito da

Cultura

Vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes

É já no próximo dia 7 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Arganil, que vai ser lançado o livro do professor José Ramos Mendes.

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã participou em Corta-Mato na Guarda

No passado dia 12 de novembro, a equipa do Maratona Clube Vila Chã participou no Corta-Mato de Preparação realizado na cidade da Guarda.

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Destaque

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Última Hora

Morreu Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés morreu esta quinta-feira em casa.

Última Hora

Deputado Maurício Marques demite-se da liderança da distrital de Coimbra do PSD

Maurício Marques, líder do PSD no distrito de Coimbra, demitiu-se do cargo e foi acompanhado na sua decisão pelos restantes membros do órgão.

Informação

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Última Hora

Quase mil pessoas apanhadas a conduzir com álcool. 300 ficaram detidas

Mais de 300 pessoas foram detidas entre sexta-feira e as 8h00 desta quarta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue, no âmbito da Operação “Ano Novo”, segundo dados provisórios

Última Hora

Rali de Penela realiza-se a 12 e 13 de maio

O Rali de Penela vai para estrada nos próximos dias 12 e 13 de Maio e numa organização do Penela Race Events Club. A prova conta para o Campeonato Regional