Penacova com saldo de gerência de mais de um milhão de Euros

Penacova com saldo de gerência de mais de um milhão de Euros

image_pdfimage_print

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, destacou ontem a aprovação em reunião do executivo do Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município…

… relativo ao ano económico de 2018, com um saldo de gerência de mais de um milhão de euros.

De acordo com Humberto Oliveira, “2018 foi mais um ano em que foi prosseguida a estratégia de apoiar as pessoas e as instituições”. A lembrar, quando em 2009 o atual executivo municipal tomou posse, “existia uma dívida de quase três milhões de euros, o que prejudicou os anos seguintes, uma vez que se tornou premente honrar esses compromissos com os fornecedores”. Feito esse esforço, em 2012 as contas foram estabilizadas. Surgiu, no entanto, a tão conhecida crise financeira, com a entrada da Troika em Portugal. “A opção do município foi de intervenção na sociedade através de mais investimentos, para que fosse possível minimizar socialmente o impacto da crise”, afirma o edil.

Humberto Oliveira lembra algumas das medidas tomadas: ”o apoio à natalidade, o aumento do número de bolsas de estudo, a oferta de livros escolares e a Escola de Artes. Mas também a Biblioteca Municipal e as Piscinas Municipais que hoje prestam um verdadeiro serviço público, com horários alargados, para que todas as faixas etárias tenham possibilidade de utilizar os serviços ali prestados”.

Na mesma ocasião, João Azadinho, vice-presidente do Município, enfatizou a área da Cultura: “na fase de contenção financeira em Portugal, também as associações culturais e desportivas passaram por sérias dificuldades e foi importante apoiá-las, reconhecendo a sua importância junto das populações. Com a criação de regulamentos, a autarquia esteve sempre ao lado dessas coletividades quer no apoio aos investimentos, quer nas suas atividades, permitindo não só a sua sustentabilidade, como na maioria dos casos, o seu crescimento”.

Volvidos vários anos, há um diferente panorama no que respeita à proximidade aos cidadãos, tendo sido tomadas medidas importantes. Hoje há freguesias com postos de atendimento ao cidadão, a Câmara Municipal aumentou o volume de transferências de verbas, defendendo políticas de descentralização, entendendo que estas “beneficiam as populações”.

Como sublinha Humberto Oliveira, “há uma década, Penacova não era uma referência turística, apesar de todos reconhecerem as suas potencialidades. Foi importante recuperar esse tempo perdido, com a aposta na promoção do território, na gastronomia, no património, nas personalidades do Concelho”. O edil considera que “hoje há um orgulho consistente nas duas praias fluviais com bandeira azul – o Reconquinho e o Vimieiro – que obrigam a um investimento anual elevado, mas que permite que muita gente visite Penacova, que coma e durma no Concelho. Os caminhos do Bussaco, os percursos Pedestres, o Centro de Trail Carlos Sá e o Centro de BTT são mais alguns exemplos de investimentos feitos e que obrigam a uma manutenção quase diária, mas importante para mantermos a qualidade na oferta a quem nos visita e aos nossos munícipes”.

Previous 25 de abril em Oliveira do Hospital: “Felizmente estamos a virar a página” (com vídeo)
Next Há regiões do país que vão chegar aos 30 graus este fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Região

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Informação

Câmara Municipal apresenta medidas de apoio para as empresas destruídas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) promove na próxima quinta-feira, às 18h00, na Casa da Cultura César Oliveira, uma reunião alargada …

Informação

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Informação

Nogueirense promove palestra com Tarantini Vaz

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) vai realizar uma palestra com o preletor convidado Tarantini Vaz, com o tema “Sonha, Desafia-te, Concretiza”, …

Informação

Filarmónica de Arganil comemora 166 anos com um conjunto de iniciativas

No dia 9 de julho de 1853, por iniciativa do Padre Manuel da Costa Vasconcelos Delgado, era formada a primeira filarmónica em Arganil, cuja atividade perdura até aos dias de

Última Hora

Rádio Boa Nova comemorou 32 anos de “resiliência e adaptação” (Com vídeo)

A Rádio Boa Nova comemorou ontem, dia 19 de março, o seu 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta” realizada entre as suas instalações,…

Região

Homem de 81 anos detido por tentar matar a mulher no dia de Natal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, deteve um homem de 81 anos, fora de flagrante delito, pela presumível autoria de um crime de homicídio…

Nacional

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Informação

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Última Hora

Aquinos avança com nova unidade em Carregal do Sal

A nova fábrica do Grupo Aquinos, situada em Oliveirinha, no concelho de Carregal do Sal, vai arrancar com 360 postos de trabalho, a partir de setembro,…

Última Hora

Agricultor suspeito de ter ateado fogo em Resende ficou em prisão preventiva

Um homem suspeito de ter ateado um incêndio florestal em Resende, distrito de Viseu, ficou em prisão preventiva depois de ter sido presente a tribunal.