Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e propagação dos incêndios florestais e de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal, salienta que, no âmbito das suas competências, o município não se poupará a esforços na campanha de prevenção contra os incêndios, tendo, nomeadamente, promovido em parceria com a GNR e as Juntas de Freguesia do concelho, sessões de esclarecimento aos munícipes. Atualmente, já se encontra a decorrer a implementação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, o Alargamento e Beneficiação da Rede Viária Florestal, entre outras iniciativas.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que, apesar das más condições climatéricas, os trabalhos de limpeza e gestão de combustível continuam em diversas áreas do concelho, com recurso a equipamentos da ADESA – Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor que, embora escassos, permitem que se proceda a ações de limpeza, como a que teve lugar na freguesia de Figueira de Lorvão.

O presidente da Câmara Municipal de Penacova salienta ainda a importância de que, todas as entidades e, não apenas a autarquia, estejam atentas e contribuam para o esforço coletivo, a fim de prevenir tragédias como aquela que assolou o concelho no dia 15 de outubro de 2017. Por esse motivo, realça o papel dos proprietários e agradece o esforço considerável que têm vindo a fazer na limpeza dos seus terrenos, em particular, naqueles que se encontram inseridos ou confinantes com aglomerados populacionais e vias de comunicação.

Humberto Oliveira esclarece ainda que, os proprietários que, eventualmente tenham dúvidas relativamente às medidas e ações a desenvolver no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ou da Limpeza das Faixas de Gestão de Combustível, podem contactar os Técnicos da autarquia que integram o Gabinete Técnico Florestal, localizado nos armazéns municipais da Espinheira, todas as terças-feiras.

image_pdfimage_print
Previous "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Next “Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”

Artigos Relacionados

Última Hora

Taxa de desemprego baixa no primeiro trimestre para os 10,1%

A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.

Nacional

Operação Fronteira Vigiada: GNR realizou ações para prevenir e combater a criminalidade

A Guarda Nacional Republicana realizou ontem, 19 de julho, diversas ações de controlo e fiscalização nas fronteiras terrestes, nomeadamente nas respetivas vias de acesso rodoviárias e ferroviárias, com o intuito

Última Hora

3ª etapa da Volta a Portugal liga Figueira de Castelo Rodrigo a Bragança

Esta segunda-feira a 3ª etapa da Volta a Portugal, na véspera da Senhora da Graça, não é de descanso, pois a ligação de 162,1 km entre Figueira de Castelo Rodrigo

Região

Confraria promove 2º fim-de-semana do Bucho em Arganil

A Confraria do Bucho de Arganil irá promover o 2º fim-de-semana do Bucho nos próximos dias 2, 3 e 4 de Junho, o qual irá decorrer em parceria com os

Última Hora

Ficabeira é “o momento alto de Arganil e toda esta vasta região”

Está marcada para as 18h00 desta quinta feira a inauguração da 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,

Desporto

Nogueirense suspeita de viciação de resultado no Oliveira do Hospital-Pampilhosa

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou uma denúncia à Polícia Judiciária por suspeita de viciação de resultado no jogo Oliveira do Hospital-Pampilhosa, da Série E…

Região

Pombal: Atropelamento provoca uma vítima mortal

Um atropelamento em Anços, no concelho de Pombal, provocou uma vítima mortal no domingo à noite. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o

Última Hora

Bispo de Coimbra preside a missa pelas vítimas dos incêndios

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebra hoje, pelas 19h00, a missa de sétimo dia pelas 12 vítimas dos incêndios que assolaram o concelho na tarde …

Informação

Secretário de Estado da Proteção Civil visitou Parque de Máquinas da ADESA

José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou, na passada sexta-feira, o Parque de Máquinas de Prevenção e Combate a Incêndios Rurais,…

Região

Guarda: Mulher condenada a 18 anos de prisão por ter matado o filho

Ilda Gonçalves, de 46 anos, foi condenada pelo coletivo de juízes do Tribunal da Guarda a 18 anos de prisão pela prática, em autoria material e na forma consumada, de

Última Hora

Fixada em 70 mil euros indemnização mínima para vítimas mortais

O Conselho para a atribuição de indemnizações às vítimas dos incêndios entregou hoje o relatório ao primeiro-ministro, fixando em 70 mil euros o valor mínimo para privação de vida,…

Informação

Tábua: Dois homens detidos em flagrante por cultivo de plantas de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da Lousã, deteve, esta quinta-feira, 13 de setembro, dois homens com 19 e 46 anos, por

Informação

Oliveira do Hospital recebe Encontro do Orçamento Participativo Portugal 2018

O Município de Oliveira do Hospital recebe na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21 horas, na Biblioteca Municipal, um Encontro de Participação para recolha de ideias para o

Última Hora

Meninos da “sala verde” da FAAD visitaram a Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova recebeu, esta manhã, a visita do grupo de meninos da “Sala Verde” do infantário da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Sociedade

CTT lançam Inteiro Postal alusivo ao 150º aniversário da Filarmónica Avoense

Os CTT Correios de Portugal associam-se à comemoração dos 150 anos da Filarmónica Avoense, de Avô, com o lançamento de um inteiro postal.

Última Hora

Eleições autárquicas realizam-se dia 1 de outubro

O Governo marcou esta quinta-feira as eleições autárquicas para o próximo dia 1 de outubro. O anúncio foi feito pela ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, após a reunião

Última Hora

Depois de celebrar Missa Nova em Nogueira do Cravo, novo sacerdote assume paróquias do alto concelho de Arganil (com áudio)

O jovem Daniel Rodrigues partilhou hoje, em entrevista à Rádio Boa Nova, o “misto de alegria e de apreensão” que sentiu quando, no dia 25 de junho, …

Desporto

Hóquei Patins: FCOH recebe CRC “Os Águias”

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe este fim-de-semana, em casa, o Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Sociedade

Oliveira do Hospital distingue personalidades no dia do Município

O Município de Oliveira do Hospital assinala, no próximo dia 7 de outubro, o Feriado Municipal que tem como ponto alto das comemorações,…

Informação

Poker de vitórias para Mário Patrão no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão está imparável no Morocco Desert Challenge. O piloto inscrito pelo CRÉDITO AGRICOLA KTM BAHCO voltou a vencer, alargando assim, para quatro o número de triunfos em etapas desta grande maratona africana. 

Região

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Região

Idoso morto em assalto em localidade de Arganil

Um homem de 83 anos morreu ontem, ao início da noite, na sequência de um assalto violento ao estabelecimento comercial de que era proprietário na localidade de Casal de S.

Última Hora

Centro de Portugal foi a região de turismo que mais cresceu em setembro

O Turismo do Centro de Portugal aumentou significativamente durante o mês de setembro. A região centro foi a que mais cresceu na procura turística, …

Última Hora

Pedro Dias, suspeito de duplo homicídio, continua a monte

A GNR continua à procura de Pedro João Dias , de 44 anos, o homem suspeito de na madrugada da última terça-feira ter assassinado um militar da GNR e um