Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os fatores que favorecem a ocorrência e propagação dos incêndios florestais e de promover uma eficiente gestão florestal na área geográfica do concelho.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal, salienta que, no âmbito das suas competências, o município não se poupará a esforços na campanha de prevenção contra os incêndios, tendo, nomeadamente, promovido em parceria com a GNR e as Juntas de Freguesia do concelho, sessões de esclarecimento aos munícipes. Atualmente, já se encontra a decorrer a implementação da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustível, o Alargamento e Beneficiação da Rede Viária Florestal, entre outras iniciativas.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia refere que, apesar das más condições climatéricas, os trabalhos de limpeza e gestão de combustível continuam em diversas áreas do concelho, com recurso a equipamentos da ADESA – Associação de Desenvolvimento Regional da Serra do Açor que, embora escassos, permitem que se proceda a ações de limpeza, como a que teve lugar na freguesia de Figueira de Lorvão.

O presidente da Câmara Municipal de Penacova salienta ainda a importância de que, todas as entidades e, não apenas a autarquia, estejam atentas e contribuam para o esforço coletivo, a fim de prevenir tragédias como aquela que assolou o concelho no dia 15 de outubro de 2017. Por esse motivo, realça o papel dos proprietários e agradece o esforço considerável que têm vindo a fazer na limpeza dos seus terrenos, em particular, naqueles que se encontram inseridos ou confinantes com aglomerados populacionais e vias de comunicação.

Humberto Oliveira esclarece ainda que, os proprietários que, eventualmente tenham dúvidas relativamente às medidas e ações a desenvolver no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios ou da Limpeza das Faixas de Gestão de Combustível, podem contactar os Técnicos da autarquia que integram o Gabinete Técnico Florestal, localizado nos armazéns municipais da Espinheira, todas as terças-feiras.

Previous "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova
Next “Valerá a nossa vontade e nossa perseverança para lutar e fazer com que a J.Guerra continue”

Artigos Relacionados

Informação

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Informação

Orçamento Participativo Jovem: votação nas propostas até 14 de novembro

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 14 de novembro, o período de votação nas propostas apresentadas ao Orçamento Participativo Jovem, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Última Hora

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Informação

Farmacêutica de Coimbra vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o Brasil

O grupo farmacêutico Bluepharma, sediado em Coimbra, vai produzir medicamentos de combate ao cancro para o mercado brasileiro, o que deverá acontecer dentro de dois anos.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Região: Detidos por tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, nos últimos dias desencadeou duas ações operacionais no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, na cidade de Coimbra.

Informação

Demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” em Góis

O Município de Góis recebe quarta-feira, dia 9 de maio, pelas 10h30, um exercício de demonstração dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Informação

Jovem morreu afogado em praia fluvial de Coimbra

Um jovem de 24 anos morreu afogado, este domingo, no rio Mondego junto à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, na freguesia de Torres do Mondego, em Coimbra.

Politica

PS de Arganil cancelou apresentação de candidatura em “sinal de respeito” pelas vítimas de Pedrogão Grande

O PS de Arganil decidiu ontem cancelar a apresentação da candidatura de Rui Silva àquela Câmara Municipal que estava agendada para aquele dia “em sinal de respeito, solidariedade e apoio

Cultura

Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza 32º Festival

O Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira realiza amanhã, dia 27 de maio, o 32º Festival de Folclore. O evento tem um “sabor especial” por coincidir…

Informação

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Última Hora

Volta a Portugal com o percurso mais longo em cinco anos

Decorreu esta terça-feira a apresentação da 78.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, que decorre entre 27 de julho e 7 de agosto, …