Pedrógão Grande: um ano após o incêndio o “inferno continua”

Pedrógão Grande: um ano após o incêndio o “inferno continua”

Um ano após os incêndios que tiraram a vida a 66 pessoas, o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande faz um balanço que “nem é positivo, nem é negativo e adiantou que o “inferno continua”.

“O balanço nem é positivo, nem é negativo. Isto é uma caminhada que estamos a fazer desde a tragédia de junho de 2017”, disse Valdemar Alves à agência Lusa.

O autarca espera ainda que em julho todas as casas destruídas estejam entregues às vítimas. “Poderá falhar duas ou três [habitações], se falhar, atendendo a que os próprios proprietários não conseguiram um entendimento com o construtor e com os financiadores”, referiu.

Em relação aos apoios recebidos pelo Estado, Valdemar Alves mostra-se satisfeito e realça que é preciso ter consciência da potencialidade económica do país.

“Nós o que temos, o mais importante de tudo, uma riqueza dos portugueses, são os afetos que temos, uns com os outros. O dinheiro não é tudo, foi para as partes essenciais, e as coisas estão efetivamente a correr”, sustentou.

Valdemar Alves realça que passado um ano sobre a tragédia dos incêndios que afetaram o concelho de Pedrógão Grande, há toda uma caminhada a fazer, que vai durar anos.

“O dinheiro efetivamente ajuda, mas não há dinheiro para tudo. A desgraça foi muito grande, os prejuízos foram muito grandes, mas pronto, posso-me considerar nesse aspeto, satisfeito”, disse.

O autarca diz que não acredita no desenvolvimento do Interior tal como é “apregoado” por movimentos que muito falam em interioridade e sublinha que vai ter que viver com essa “tristeza”.

“O inferno continua e pronto, vamo-nos aqui aconchegando uns aos outros. O concelho ficou mais pobre. Já foi uma sina nascermos num concelho pobre para o resto do mundo. Fala-se muito em interioridade e movimentos, não acredito nas boas vontades nem nesses debates que se fazem. Toda a gente quer fazer bem, cada um dá a sua sentença. Não acredito no desenvolvimento do interior como eles apregoam”, concluiu.

image_pdfimage_print
Previous Festival literário "Palavras de Fogo" quer ajudar Pinhal Interior a renascer
Next Loriga convida às Marchas Populares

Artigos Relacionados

Destaque

Comissão Politica do PSD de Oliveira do Hospital, apresenta os seus candidatos às autárquicas 2017

A Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital marcou para esta segunda-feira, dia 14 de agosto, pelas 21:00 horas na sua sede na Rua António Canastrinha, a apresentação

Informação

Jovem de 21 anos morre colhido por comboio em Aveiro

Um jovem de 21 anos morreu, na madrugada desta terça-feira, colhido por um comboio, na zona sul da estação ferroviária de Aveiro.

Informação

Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital realiza Festa de Início da Catequese

A Catequese Paroquial de Oliveira do Hospital irá levar a efeito, no próximo sábado, dia 23 de setembro, a sua Festa de Início da Catequese.

Sociedade

APAV apresenta nova campanha sobre Violência no Namoro (com vídeo)

Neste dia em que se celebra o Dia dos Namorados, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro.

Região

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Região

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Informação

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Informação

EXPOH “superou objetivos”, mas certame deve melhorar (com áudio)

Ao fim de nove dias de EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, o balanço é muito positivo. Segundo a organização esta foi a “maior feira de sempre”, superando

Última Hora

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Informação

Município de Oliveira do Hospital renova galardão ECOXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi novamente distinguido com o Galardão ECOXXI, implementado pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa,…

Informação

Proteção Civil alerta para burlas com coimas sobre limpeza de terrenos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu um alerta para que os cidadãos estejam atentos para a eventualidade de poderem ser abordados por estranhos que, agindo de má-fé, fazem-se

Informação

PJ deteve oito suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia e outras localidades de Coimbra e Viseu

Cinco homens e três mulheres foram detidos através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária, …

Região

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Região

Deputada do PCP visita concelho de Oliveira do Hosital na sequência do trágico incêndio

Esta segunda-feira, 23 de Outubro, 2017, a partir das 14 horas, a Deputada do PCP , Ana Mesquita, estará em visita de trabalho ao concelho de Oliveiira do Hospital…

Destaque

Bispo de Coimbra D. Virgilio Antunes, continua visita no concelho de Oliveira do Hospital

Este sábado iniciou o dia com a visita e bênção da Residência Sénior Sant’Ana do Grupo IG em Oliveira do Hospital. Em declarações à Rádio Boa Nova, salientou o excelentes

Cultura

Via Sacra e visita Pascal com oferta de “medicamento” são momentos altos da Semana Santa em Oliveira do Hospital

  Oliveira do Hospital está a comemorar a Semana Santa. Um dos momento altos das celebrações acontece amanhã, sexta feira santa, com a realização “ao vivo” da Via Sacra com

Última Hora

Taça Nacional Sub 19 Femininos decide-se em Tábua e Oliveira do Hospital

A final four Taça Nacional Sub 19 Femininos de Basquetebol vai decorrer no próximo fim de semana, dias 4 e 5 de junho, em Tábua e Oliveira do Hospital…

Região

Arganil: Candidato do PSD promove reuniões participativas nas freguesias

A candidatura de Luís Paulo Costa à Câmara de Arganil iniciou este mês na União de Freguesias de Cardeira e Moura da Serra os encontros que pretende realizar em todo

Última Hora

Tempo quente coloca 12 distritos em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de sete para 12 os distritos sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido ao

Informação

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Região

Festival da Lampreia de Penacova celebra 20 anos com 12 restaurantes

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar os 20 anos do Festival da Lampreia, que vai contar com a participação de 12 restaurantes do concelho, entre sexta-feira e domingo.

Região

Homem morre na sequência de queda num aqueduto em Coimbra

Um homem de 51 anos morreu hoje na sequência de uma queda de um aqueduto na estrada nacional que liga Souselas a Botão (N 336), próximo de um viaduto no

Última Hora

Artur Abreu toma posse na presidência da Arcial

Está marcada para amanhã, dia 12 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos novos órgãos sociais da Arcial. Artur Abreu sucede a Maria José Falcão de Brito na

Desporto

Cyril Barthe venceu 1ª etapa da Volta Liberty Seguros em Oliveira do Hospital

O francês Cyril Barthe (Fundación Euskadi) ganhou hoje a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro, 146,1 quilómetros entre Oliveira de Azeméis e Oliveira do Hospital, e assumiu o