Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

image_pdfimage_print

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram ainda em obras 70 habitações.

Criado pelo Governo para apoiar as populações e a revitalização das áreas afetadas pelos incêndios ocorridos em junho de 2017, o fundo recebeu já o contributo de 62 entidades, “das quais 50 com donativos em dinheiro, oito em espécie de bens móveis não sujeitos a registo e quatro em prestações de serviços”, de acordo com o quinto relatório trimestral do Fundo Revita.

Assim, “os donativos em dinheiro ascendem a 4.760.078,68 euros”, ao qual se junta uma verba de 2.500.000 euros disponibilizada pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

Neste âmbito, o quinto relatório trimestral do Fundo Revita indica que foram atribuídos aos diversos fundos a reconstrução de 259 casas de primeira habitação: 154 em Pedrógão Grande, 66 em Castanheira de Pera, 29 em Figueiró dos Vinhos e 10 nos municípios adjacentes de Góis, Pampilhosa, Sertã e Penela.

Das 259 casas de primeira habitação a reconstruir, “189 já se encontram concluídas”, das quais 111 em Pedrógão Grande, 51 em Castanheira de Pera, 22 em Figueiró dos Vinhos e cinco nos municípios adjacentes de Góis, Pampilhosa, Sertã e Penela, segundo apurou o Fundo Revita, indicando que as restantes casas estão ainda em execução.

“Das obras realizadas pode-se constatar que mais do que 41% das intervenções são acima dos 25.000 euros, sendo o concelho de Pedrógão Grande aquele que envolve maior volume de intervenções”, lê-se no relatório.

O processo de identificação das primeiras habitações atingidas pelos fogos de junho de 2017 foi desenvolvido pela Comissão Técnica do Fundo Revita, que é constituída por representantes dos três municípios afetados – Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos – da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e da Unidade de Missão de Valorização do Interior.

O Fundo Revita tem responsabilidade direta pela “reabilitação de 100 casas, com um perfil de intervenção mais exigente, já que se tratam, na sua maioria, de reconstruções integrais”, encontrando-se já concluídas 66 destas casas.

Para a reabilitação das restantes casas de primeira habitação foram celebrados protocolos com os principais fundos constituídos a partir de donativos destinados à reconstrução dos territórios atingidos, nomeadamente a União das Misericórdias Portuguesas, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Cáritas Diocesana.

O Fundo Revita celebrou ainda um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa para que esta assuma o papel de Coordenadora Logística de Apetrechamento, exercendo funções de suporte no âmbito da estratégia de apetrechamento das habitações afetadas e na preparação das respetivas propostas de afetação de recursos.

Em termos de verbas, o Fundo Revita procedeu já ao pagamento de 1.925.219,71 euros para recuperação e reconstrução de habitações e 3.442.931,76 euros para apoiar 1.131 produtores agrícolas.

Fonte: Lusa

Previous Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as "forças da natureza"
Next Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

Artigos Relacionados

Última Hora

GNR realiza operação “Duas ou quatro rodas, há espaço para todos”

A Guarda Nacional Republicana (GNR), assim como a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), promovem, a partir de hoje e até ao dia

Informação

Leiria: PJ deteve suspeito da prática do crime de Pornografia de Menores

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no âmbito de uma investigação, recolheu elementos de prova que levaram à detenção, no dia de ontem, em flagrante

Última Hora

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Informação

Presidente da Câmara Municipal partilha palavra de “esperança” em mensagem de Natal e Ano Novo

Na habitual mensagem de Natal e Ano Novo dirigida a todos os oliveirenses, o presidente do Município de Oliveira do Hospital deixa, este ano, “uma palavra de esperança”…

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Última Hora

ESTGOH capta 56 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) viu preenchida a totalidade das 37 vagas do curso da licenciatura em “Contabilidade e Administração” …

Região

Estado investe 560 mil euros na recuperação da Mata da Margaraça

O Estado vai investir 560 mil euros nos próximos três anos na recuperação da Mata da Margaraça, em Arganil, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e que

Última Hora

Incêndios: MAAVIM indignada com discurso de ministro Pedro Marques

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM) mostrou-se indignado depois de Pedro Marques, ministro do Planeamento ter dito que não existiam pessoas a viver em

Última Hora

Ténis de Mesa: Sporting e Benfica disputam Supertaça em Oliveira do Hospital

A acontecer pela primeira vez em Oliveira do Hospital, a SuperTaça em Ténis de Mesa vai ser disputado, no próximo sábado, dia 24 (15h00), pelo Sporting e Benfica…

Última Hora

GNR vai estar em força nas estradas com a operação “Hermes- Viajar em Segurança”

A GNR vai reforçar a segurança na estrada e, por isso, entre os dias 1 e 3 de julho, vai intensificar as ações de patrulhamento …

Desporto

Viseu é hoje palco da partida da Volta a Portugal

Começa esta quarta-feira a 81ª Volta a Portugal Santander. A competição que vai terminar a 11 de agosto, no Porto, começa com um Prólogo de seis quilómetros…

Desporto

Condeixa vence supertaça 2017-2018 da AFCoimbra, ao derrotar no prolongamento o FCOH por 2-1

Disputou-se este sábado no Estádio Sérgio Conceição em Taveiro – Coimbra, a Supertaça entre o vencedor do campeonato distrital Divisão de Honra, o FC O.Hospital e o vencedor da Taça