Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram ainda em obras 70 habitações.

Criado pelo Governo para apoiar as populações e a revitalização das áreas afetadas pelos incêndios ocorridos em junho de 2017, o fundo recebeu já o contributo de 62 entidades, “das quais 50 com donativos em dinheiro, oito em espécie de bens móveis não sujeitos a registo e quatro em prestações de serviços”, de acordo com o quinto relatório trimestral do Fundo Revita.

Assim, “os donativos em dinheiro ascendem a 4.760.078,68 euros”, ao qual se junta uma verba de 2.500.000 euros disponibilizada pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social.

Neste âmbito, o quinto relatório trimestral do Fundo Revita indica que foram atribuídos aos diversos fundos a reconstrução de 259 casas de primeira habitação: 154 em Pedrógão Grande, 66 em Castanheira de Pera, 29 em Figueiró dos Vinhos e 10 nos municípios adjacentes de Góis, Pampilhosa, Sertã e Penela.

Das 259 casas de primeira habitação a reconstruir, “189 já se encontram concluídas”, das quais 111 em Pedrógão Grande, 51 em Castanheira de Pera, 22 em Figueiró dos Vinhos e cinco nos municípios adjacentes de Góis, Pampilhosa, Sertã e Penela, segundo apurou o Fundo Revita, indicando que as restantes casas estão ainda em execução.

“Das obras realizadas pode-se constatar que mais do que 41% das intervenções são acima dos 25.000 euros, sendo o concelho de Pedrógão Grande aquele que envolve maior volume de intervenções”, lê-se no relatório.

O processo de identificação das primeiras habitações atingidas pelos fogos de junho de 2017 foi desenvolvido pela Comissão Técnica do Fundo Revita, que é constituída por representantes dos três municípios afetados – Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos – da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e da Unidade de Missão de Valorização do Interior.

O Fundo Revita tem responsabilidade direta pela “reabilitação de 100 casas, com um perfil de intervenção mais exigente, já que se tratam, na sua maioria, de reconstruções integrais”, encontrando-se já concluídas 66 destas casas.

Para a reabilitação das restantes casas de primeira habitação foram celebrados protocolos com os principais fundos constituídos a partir de donativos destinados à reconstrução dos territórios atingidos, nomeadamente a União das Misericórdias Portuguesas, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Cáritas Diocesana.

O Fundo Revita celebrou ainda um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa para que esta assuma o papel de Coordenadora Logística de Apetrechamento, exercendo funções de suporte no âmbito da estratégia de apetrechamento das habitações afetadas e na preparação das respetivas propostas de afetação de recursos.

Em termos de verbas, o Fundo Revita procedeu já ao pagamento de 1.925.219,71 euros para recuperação e reconstrução de habitações e 3.442.931,76 euros para apoiar 1.131 produtores agrícolas.

Fonte: Lusa

Previous Incêndios: Marcelo Rebelo de Sousa diz que o país tudo fará para vencer as "forças da natureza"
Next Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

Artigos Relacionados

Informação

Casa da Cultura César Oliveira com exposição de fotografia “Natureza Mágica”

A Casa da Cultura César Oliveira vai ser palco da exposição de fotografia “Natureza Mágica” da autoria de Pedro Ribeiro, que está a decorrer até 19 de janeiro.

Última Hora

Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

As queimadas foram a principal causa dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 15 de agosto, segundo do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da

Informação

Secção Desportiva de Santo António do Alva venceu o Alqueidão e permanece em 2º lugar

A equipa de futsal da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva venceu, no passado sábado passado, o CP Alqueidão, por 6-1.

Última Hora

Chuva forte amanhã, mas tempo de verão volta no fim de semana

Chuva forte num curto período temporal e descida das temperaturas vão marcar o dia de terça-feira em todo o território continental, mas o tempo de verão …

Politica

Pedro Coimbra reconduzido na Federação Distrital de Coimbra do PS

Pedro Coimbra foi reeleito, no sábado, presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista. Coimbra liderava a única lista a sufrágio, depois de…

Informação

Menino de cinco anos atropelado em Celorico da Beira

Um menino de cinco anos foi, este domingo, atropelado por uma viatura ligeira, na localidade de Maçal do Chão, Celorico da Beira, …

Desporto

Calendário Desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) tem agendado para domingo, dia 25 de março, um derby regional, frente ao Grupo Desportivo Tourizense, pelas 15 horas. O jogo da

Informação

PJ deteve suspeito de atear oito incêndios florestais em Águeda

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou a detenção de um homem suspeito de ter ateado oito incêndios florestais, desde agosto, em Águeda, um dos concelhos mais fustigados pelos fogos

Informação

63 acidentes e 613 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 5 a 11 de março, o Comando Territorial de Coimbra da GNR, registou 63 acidentes e mais de 613 infrações, no âmbito de um conjunto de operações

Destaque

Rio de Mel, em S. Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos”

A aldeia de Rio de Mel, na freguesia de S.Gião, foi eleita “Aldeia dos Sonhos” pela Fundação Inatel. O reconhecimento resulta de candidatura apresentada pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Taíssa Poliakova apresenta recital de piano em Oliveira do Hospital

  Um recital de piano com Taíssa Poliakova é a nova aposta cultural do Município de Oliveira do Hospital e a Associação CulturXis.

Informação

PJ deteve a mãe de criança colhida por comboio por suspeita de crime de exposição ou abandono

A Polícia Judiciária anunciou a detenção da mãe do menino de dois anos e meio que foi colhido por um comboio Intercidades…