Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios
23 Maio, 2018 571 Views

Pedro Marques em Seia: “o país está a fazer um esforço gigantesco” na prevenção aos incêndios

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que o país está a fazer um “esforço gigantesco” na prevenção e no combate aos incêndios florestais,…

…a propósito de uma deslocação a Seia, que incluiu uma visita aos trabalhos de limpeza das faixas de gestão de combustível na variante Estrada Nacional 231 e às obras em curso em duas habitações afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, na localidade de Travancinha.

“Como tem dito o nosso primeiro-ministro, incêndios haverá de certeza absoluta. Chegaremos a este verão com todo o trabalho que podíamos fazer, com a consciência de que estamos a fazer todo o trabalho que podemos fazer, para prevenir e para preparar o melhor possível esse verão. E é isso que os portugueses nos exigem, e é isso que está a acontecer todos os dias nas nossas estradas”, garantiu Pedro Marques.

Segundo o presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, a IP tem 14 mil quilómetros de estradas sob a sua gestão e 6.400 quilómetros estão localizados nas faixas de gestão de combustível que incluem o corte total de três metros após a plataforma rodoviária e um corte seletivo que vai até aos 10 metros.

No distrito da Guarda, estão previstas intervenções em cerca de 350 quilómetros de vias localizadas em área florestal e estão em curso intervenções em 173 hectares.

O ministro Pedro Marques observou que todo o trabalho que está a ser feito na prevenção na limpeza de faixas de gestão de combustível “é um trabalho absolutamente essencial”.

Explicou ainda que o esforço que está a ser realizado a nível nacional é “brutal” e “sem paralelo noutros momentos”, e que foram criados mecanismos de apoio financeiro para essas intervenções por parte das entidades públicas.

Ainda na visita a Seia, Pedro Marques afirmou que cerca de mil casas destruídas pelos incêndios de 2017 estão em processo de reconstrução ou com obras já concluídas. “A reconstrução de habitações tem um valor de quase 90 milhões de euros em todo o território. Neste momento, estão praticamente mil, das cerca de 1.400 casas de primeira habitação que foram afetadas o ano passado. Cerca de quase mil dessas casas estão já em processo de obra, em obra ou concluídas”, disse o governante.

O ministro disse que as entidades envolvidas, incluindo as autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, fizeram “um esforço muito grande” para que neste momento estejam “praticamente mil casas em reconstrução”.

No concelho de Seia “estão em causa 62 habitações, estando 17 na parte concursal, 11 em reavaliação, cinco terminadas e 29 na situação de trabalhos”, segundo o presidente da autarquia, Carlos Filipe Camelo.

Durante a visita às duas habitações em reconstrução, foi referido que a intervenção total que está prevista para os concelhos de Seia, Gouveia e Nelas é de cerca de 4,4 milhões de euros.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital participa "com orgulho" na caminhada "O que nos Liga"
Next CODIS Coimbra promove simulacro na empresa Aquinos em Tábua

Artigos Relacionados

Região

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Destaque

11 detenções, 591 infrações e 69 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 3 a 9 de julho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Temperaturas acima dos 30 graus em quase todo o país

O verão acabou, mas só no calendário. Esta quarta-feira, as temperaturas em Portugal continental vão estar acima dos 30 graus em quase todos os distritos, com destaque para os 33

Última Hora

Mais de 50 concelhos de 12 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de 12 distritos de Portugal continental estão hoje em risco ‘máximo’ de incêndio, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Após oito anos Oliveira do Hospital volta a acolher Downtown Cidade D’ Oliveira

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe, este sábado, dia 9 de junho, a quinta edição Downtown Cidade D’ Oliveira.

Região

Três detidos por tráfico e posse ilegal de armas em Mangualde

Três homens foram detidos em Mangualde por tráfico e posse ilegal de armas. Os três suspeitos, de 26, 39 e 57 anos foram detidos…

Última Hora

Apoios “não são suficientes” para recuperação de empresas e agricultura em Oliveira do Hospital

À saída da reunião com os empresários afetados pelo incêndio de 15 de outubro, realizada ontem em Oliveira do Hospital, o sentimento é de que…

Região

Recuperação das minas de urânio de Ázere prevista para 2017

A recuperação ambiental das minas de urânio de Ázere, no concelho de Tábua, foi programada pelo Governo para 2017, anunciou hoje a Câmara Municipal.

Última Hora

Apoios aos rendimentos e limpeza da floresta em destaque em colóquio promovido pela Cooperativa da Beira Central

Os apoios aos rendimentos na agricultura estiveram hoje em debate no Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital, no âmbito de um colóquio promovido…

Informação

PJ deteve homem suspeito de atear dois incêndios em Arganil

  A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da Equipa de Proteção Florestal da GNR de Arganil e dos Bombeiros Voluntários de Coja,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Informação

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Sociedade

Rotary Club de Oliveira do Hospital homenageia José Travassos Vasconcelos

O Rotary Club de Oliveira do Hospital realiza a habitual Cerimónia de Homenagem ao Profissional, no próximo dia 28 de janeiro de 2017, na Quinta da Hortinha, pelas 20h00.

Última Hora

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas

Destaque

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Informação

GNR recuperou material furtado em Seia

O Comando Territorial da GNR da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, apreendeu, no dia 24 de julho, em Seia, vário material furtado.

Informação

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …

Destaque

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Região

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Última Hora

EXPOH arrancou com anúncio de novos projetos para Oliveira do Hospital (com vídeo)

Oliveira do Hospital abriu, hoje, as portas para nove dias de EXPOH.  O arranque do certame ficou marcado pelo “pensamento” para com os oliveirenses que perderam familiares no incêndio, …

Região

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Última Hora

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Nacional

Morreu Belmiro de Azevedo

O empresário Belmiro de Azevedo morreu aos 79 anos. O homem forte do grupo Sonae faleceu no hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira, adianta a imprensa

Informação

Mais de 1500 figurantes dão vida ao Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 11h00, o Desfile de Carnaval 2017, participado por alunos de todas as