“Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

“Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 26 de outubro, às 21h00,  na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, a sexta edição das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital que, desta vez, são subordinadas ao tema do “Património Material e Imaterial”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município refere que o encontro, que conta com a parceria da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela, terá um painel de especialistas na área – diretores associativos, investigadores, etnólogos e artesãos – e pretende refletir sobre o artesanato, partindo da realidade local.

Na abertura destas jornadas – compostas por vários painéis – estará o coordenador do Museu Natural da Eletricidade, João Orlindo, que abordará o tema do “património material e imaterial em território de montanha”; João Amaral, presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, fará uma dissertação subordinada ao tema “o artesanato: universo tangível e intangível”.

No terceiro painel a artesã e empresária Marisa Saraiva, procurará mostrar as “vantagens e desvantagens de ser artesão no Sec. XXI”, enquanto que o presidente do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Luís Rocha, falará sobre “a realidade dos pequenos negócios artesanais”.

O encerramento destas jornadas, caberá ao conhecido médico e etnólogo, Francisco Antunes, que fará uma abordagem ao tema do “património material e imaterial no concelho de Oliveira do Hospital”.

Com a promoção das Jornadas Culturais, o Município de Oliveira do Hospital, pretende abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas. Um objetivo que surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal.

A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material. Temas como a “Música Filarmónica”, a “Cultura Etnográfica”, e a “Voz” foram o objeto central das anteriores sessões das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital promovidas pelo Município através do seu Pelouro da Cultura.

Previous Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus
Next Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

Artigos Relacionados

Última Hora

Maratona Clube Vila Chã classificado no Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça

No passado dia 19 de agosto, o Maratona Clube Vila Chã participou no 3º Grande Prémio de São Bernardo em Alcobaça.

Informação

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Informação

FCOH vence primeiro jogo da época frente ao Leiria. ADN perdeu com o Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, em casa, o jogo da primeira jornada da Série C do Campeonato Nacional frente ao União Desportiva de Leiria, por

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 10 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Temperaturas máximas vão descer 7 a 8 graus a partir de amanhã

As temperaturas máximas vão descer amanhã, terça-feira, 7 a 8 graus, mantendo-se contudo dentro dos valores habituais para a época do ano.

Região

Comando Territorial de Coimbra fiscalizou 293 condutores em operação especial de prevenção criminal

O Comando Territorial de Coimbra fiscalizou, ontem, 293 condutores numa operação especial de prevenção criminal na autoestrada n.º 1, nas áreas de serviço da Mealhada.

Última Hora

Jovem de Oliveira do Hospital entre as duas vítimas mortais do acidente em Tábua

Um jovem de 25 anos, residente na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital morreu esta manhã num acidente de viação, ocorrido na variante Tábua Candosa (à saída do IC6).

Destaque

“Qualidade de Ouro” para praia fluvial de Alvôco de Várzeas

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas integra o grupo de 390 praias portuguesas com a classificação “Qualidade de Ouro” atribuída pela associação ambientalista Quercus.

Última Hora

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Cultura

Vila de Almeida recebe Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”

A vila de Almeida, distrito da Guarda, recebe no fim-de-semana de 18 e 19 de maio, o segundo evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, um conjunto

Informação

Bibliotecas promovem Férias Ativas em Oliveira do Hospital

Teve início, no dia 13 de junho, o programa “ Férias Ativas 2016” destinado à ocupação dos tempos livres das crianças, dinamizado nas Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital.

Informação

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …