“Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

“Património Material e Imaterial” é o tema das VI Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O Município de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 26 de outubro, às 21h00,  na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, a sexta edição das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital que, desta vez, são subordinadas ao tema do “Património Material e Imaterial”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o Município refere que o encontro, que conta com a parceria da AASE – Associação de Artesãos da Serra da Estrela, terá um painel de especialistas na área – diretores associativos, investigadores, etnólogos e artesãos – e pretende refletir sobre o artesanato, partindo da realidade local.

Na abertura destas jornadas – compostas por vários painéis – estará o coordenador do Museu Natural da Eletricidade, João Orlindo, que abordará o tema do “património material e imaterial em território de montanha”; João Amaral, presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, fará uma dissertação subordinada ao tema “o artesanato: universo tangível e intangível”.

No terceiro painel a artesã e empresária Marisa Saraiva, procurará mostrar as “vantagens e desvantagens de ser artesão no Sec. XXI”, enquanto que o presidente do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, Luís Rocha, falará sobre “a realidade dos pequenos negócios artesanais”.

O encerramento destas jornadas, caberá ao conhecido médico e etnólogo, Francisco Antunes, que fará uma abordagem ao tema do “património material e imaterial no concelho de Oliveira do Hospital”.

Com a promoção das Jornadas Culturais, o Município de Oliveira do Hospital, pretende abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas. Um objetivo que surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal.

A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material. Temas como a “Música Filarmónica”, a “Cultura Etnográfica”, e a “Voz” foram o objeto central das anteriores sessões das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital promovidas pelo Município através do seu Pelouro da Cultura.

Previous Massa de ar frio chega hoje. Temperaturas vão descer dez graus
Next Compra de eucaliptos passa a exigir autorização. Coimas pela plantação ilegal chegam até 44 mil euros

Artigos Relacionados

Região

Incêndio urbano casou um ferido grave e dois ligeiros em Santa Comba Dão

Um incêndio urbano, na madrugada desta segunda-feira, em Santa Comba Dão, fez um ferido grave e dois ligeiros.

Desporto

Receita do último jogo do FCOH em casa reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital, no próximo domingo, 5 de maio de 2019 irá disputar a 33ª jornada do Campeonato de Portugal 2018/2019, …

Última Hora

EXPOH anima Oliveira do Hospital após os incêndios (com vídeo)

Em Oliveira do Hospital está tudo a postos para mais uma realização da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital, no Parque do Mandanelho

Informação

Município de Oliveira do Hospital organiza Feira do Livro

O Município de Oliveira do Hospital organiza a 11.ª edição da Feira do Livro entre os dias 28 de maio e 1 de junho, no espaço multiusos do Mercado Municipal.

Última Hora

Região: Homem detido por cultivo de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve ontem de manhã,…

Última Hora

25 de abril em Oliveira do Hospital: “Felizmente estamos a virar a página” (com vídeo)

Na comemoração do 45º aniversário do 25 de abril de 1974, o presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que “felizmente estamos a virar a página”.

Última Hora

Região: duas pessoas ficaram feridas em queda de paramotor em Águeda

A queda de um paramotor (parapente com motor) no concelho de Águeda causou, ontem, dois feridos, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro.

Informação

Especialistas em pragas e doenças alertam para novos “riscos” em áreas ardidas

Dirigentes e técnicos do Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e da FNAPF – Federação Nacional

Última Hora

Rali de Portugal arrancou com o shakedown

O Rali de Portugal arrancou esta quinta-feira em Baltar, Paredes, com o shakedown. O belga Thierry Neuville foi o mais rápido.

Destaque

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Região

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Informação

Pedrógão Grande: Bombeiro internado em Lisboa sai do coma induzido

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que um dos bombeiros internados em Lisboa já saiu do coma induzido e que a operacional internada em Coimbra