Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia
2 Julho, 2019 344 Views

Pastores de Seia sobem à Serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

image_pdfimage_print

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, que decorreu no passado dia 23 de junho na aldeia da Folgosa da Madalena, …

… os pastores e os rebanhos sobem à serra da Estrela para as pastagens de verão, a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, é mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A atividade vai ter lugar no dia 6 de julho e resulta de uma organização conjunta dos pastores, da Câmara Municipal de Seia e da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, consubstanciando o Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças) provenientes das terras chãs da montanha concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07h30, atravessando a cidade em direção à serra, local onde vão permanecer até ao final do verão.

Neste dia tão especial para os pastores, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas.

E, porque a vida do pastor é no campo, também será em ambiente campestre que se fará a merenda do alforge e o almoço com os pastores, os verdadeiros, e os que farão deste dia apenas uma experiência de vida.

Para os pastores esta também é uma forma de sensibilizar os portugueses, para a importância da pastorícia no contexto do desenvolvimento económico e social da serra da Estrela e de todo o interior do país.

Previous Oliveira do Hospital deu exemplo de mobilização e solidariedade com projeto “Dou Mais Tempo à Vida” (com vídeo)
Next Dois feridos em colisão frontal entre Ponte de Sor e Gavião

Artigos Relacionados

Última Hora

Mário Brito é o novo presidente do FCOH

Mário Brito é o novo presidente do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) para o biénio 2019/ 2021. O novo dirigente foi eleito na Assembleia Geral Extraordinária, decorrida ontem

Informação

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Região

Homem morre atropelado por comboio em Montemor-o-Velho

Um homem morreu, esta tarde, atropelado por um comboio junto ao apeadeiro de Formoselha, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra.

Última Hora

Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva assinalou 13.º aniversário

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, na Bobadela, assinalou,  o 13.º aniversário com a dinamização de uma tertúlia sobre “Recordações de Abril” a que se seguiu uma oficina …

Informação

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Última Hora

Penacova: Explosão seguida de incêndio faz dois feridos graves

Uma explosão seguida de incêndio num apartamento em Penacova, distrito de Coimbra, provocou dois feridos graves e um ligeiro na manhã desta segunda-feira.

Última Hora

Filme rodado em Oliveira do Hospital vai ser apresentado na Casa da Cultura César Oliveira

O Filme “O Pecado de Quem nos Ama”, rodado no Município de Oliveira do Hospital, vai ser apresentado e exibido no próximo sábado, dia 25 de fevereiro,…

Informação

Equipa de Santo António do Alva venceu Taça da Inatel em futsal. Conheça outros resultados…

A equipa da Associação Progressiva de Santo António do Alva, venceu ontem a Taça da Fundação  Inatel de Coimbra em Futsal,…

Informação

FCOH desceu ao último lugar da Série E do Campeonato de Portugal Prio

  Com a derrota por 2-1 frente ao Sabugal nesta jornada 9 do Campeonato de Portugal Prio, a equipa oliveirense vê mais perto a descida de divisão. Se  antes era

Última Hora

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Última Hora

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Última Hora

Coimbra entre os seis distritos do continente sob “Aviso Amarelo” devido à chuva

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Leiria, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda estão sob “Aviso Amarelo” …