Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho

Pastores de Loriga mantêm tradição secular das chocalhadas de São Martinho

O outono na Serra da Estrela traz novas paisagens e sabores, mas também tradições que vale a pena reviver, existindo assim excelentes motivos para visitar as Aldeias de Montanha.

Na véspera e noite de São Martinho, 10 e 11 de novembro, em Loriga cumpre-se mais uma vez a tradição. Os pastores tiram os chocalhos ao gado e desfilam orgulhosamente pelas ruas da vila. De tradição secular, a Chocalhada de São Martinho encontra-se intimamente associada aos costumes e vivências dos pastores e diz a lenda que a sua finalidade era a de afastar os males dos seus rebanhos.

Neste fim-de-semana decorre também, numa iniciativa conjunta entre a Junta de Freguesia de Loriga e os agentes de restauração e enquadrada no Plano de Animação da Rede de Aldeias de Montanha, a mostra gastronómica Sabores da Vila. Segundo a organização, o objetivo é valorizar o potencial gastronómico da vila, em particular de produtos tão diferenciadores como as calhorras, o cabrito e borrego serranos, a broa e o bolo negro de Loriga, valorizando e acrescentando valor às tradições desta localidade, que também integra a Rede de Aldeias de Montanha.

Previous Proteção Civil emite aviso à população pelo agravamento do estado do tempo
Next Meruge acolhe 16ª Feira do Porco e do Enchido

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH e Condeixa não dão tréguas na luta pela subida de divisão

A luta pela subida no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra continua ao rubro. A faltarem apenas duas jornadas para o término da época, o

Última Hora

Trinta mil pessoas fiscalizadas no primeiro dia de controlo fronteiriço

Entre as 00h00 do dia 10 de maio e as 00h00 de 14 de maio está em vigor em Portugal o controlo de fronteiras, medida de segurança implementada devido à

Última Hora

Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião

Uma colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, no IC8, em São João da Ribeira, seguido de incêndio das duas viaturas, causou uma vítima mortal.

Informação

Hóquei Patins: FCOH recebe CRC “Os Águias”

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital recebe este fim-de-semana, em casa, o Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Destaque

Protocolo entre IP e ANCOSE “reconhece o interesse que a Associação tem para a agricultura da região”

A ANCOSE- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, e a Infraestruturas de Portugal (IP), celebraram, esta terça-feira, um protocolo de cooperação que consiste na reconstrução de vedações

Desporto

Terminou o Campeonato de Portugal Prio para o FCOH, enquanto o Nogueirense tem agora de disputar o play-off de despromoção.

Foi uma jornada de má memória para as duas equipas do concelho. O FCOH que acreditou até ao fim que era possível a manutenção, deitou tudo por terra e acabou