Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

Oliveira do Hospital foi palco da 40.ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), subordinada ao tema “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela”.

No encontro, que visou contribuir para a promoção da difusão das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, salientou a importância das pastagens para “a agricultura e para a produção daquele que é considerado um dos melhores queijos do mundo, o queijo Serra da Estrela”. “Felizmente, a natureza encarregou-se de pintar novamente os prados de verde”, começou por dizer.

Na ocasião, o presidente voltou a lembrar a importância das “superfícies ocupadas por prados e pastagens” que, para além “da sua função associada à alimentação, constituem cada vez mais um importante contributo para a mitigação das alterações climáticas”.

“Se não fosse a agricultura de subsistência, na noite de 15 de outubro de 2017, não teriam havido 12 mortes. Teriam havido centenas de mortes. O país deve muito a estas pessoas que tinham estas pastagens junto às suas localidades. Foram um verdadeiro tampão para o fogo não chegar mais rápido”, afirmou José Carlos Alexandrino.

Por sua vez, Manuel Patanita, presidente da SPPF, deu conta da finalidade e dos objetivos da Sociedade organizadora do encontro. “É uma associação sem fins lucrativos que agrupa um conjunto de pessoas que se interessa pelo estudo desta temática”, afirmou. Segundo o responsável, os objetivos passam por “intensificar o desenvolvimento e difusão da ciência e técnicas no processo agrícola e pelo apoio aos investigadores, técnicos e agricultores”. Para Manuel Patanita, as pastagens e forragens assumem extrema importância “na alimentação dos animais e na conservação e preservação dos solos, assim como no ordenamento do território”.

 

Também Paulo Dias, diretor regional adjunto da Agricultura e Pescas do Centro, alertou para a necessidade da “adoção de sistemas” para o “aproveitamento das potencialidades naturais da região”.

Para o diretor, é preocupante a escassez do Queijo Serra da Estrela nos mercados. “Existem espécies autóctones que interessa preservar. Existe conhecimento, novas queijarias, novos queijeiros, mas a verdade é que as dificuldades subsistem em volta do produto há vários anos. Os produtores nem sempre são devidamente remunerados pelo facto de produzirem um produto de qualidade”, afirmou.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio
Next Subida Épica Ponte das Três Entradas – Colcurinho realiza-se no próximo domingo

Artigos Relacionados

Destaque

Oliveira do Hospital pede alargamento de prazo para a limpeza dos terrenos (com vídeo)

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou na sexta feira, dia 23, uma proposta a requerer ao governo o alargamento do prazo para a limpeza florestal, até ao dia

Última Hora

“Queijo Serra da Estrela à Chef” é servido dia 26 em Penalva do Castelo

Sete chefs de cozinha, três dos quais com estrelas Michelin, vão no dia 26 preparar um menu que fará brilhar o queijo Serra da Estrela, na Casa da Ínsua, em

Informação

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Sociedade

Chuva está de regresso

A semana vai ser marcada por chuva fraca ou chuviscos, mais persistentes no litoral norte e centro, vento fraco a moderado e descida da temperatura mínima e máxima.

Última Hora

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança agenda de eventos “Cá acONtece!” em formato digital

A agenda de eventos de Oliveira do Hospital “Cá acONtece!” passou “a estar online no site da Câmara Municipal”.

Última Hora

Proteção Civil registou 255 ocorrências no país devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou, desde as 00h00 até às 20h00 de quinta-feira, 255 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo, sendo que 106 foram

Destaque

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Educação

A antecipação do arranque do novo ano letivo na Rádio Boa Nova

Carlos Carvalheira, diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, antecipa amanhã, dia 7 de setembro,  na Rádio Boa Nova o novo ano letivo.

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Região

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Última Hora

Mundo: Nasceu um bebé em pleno ataque de Nice

O atentado a Nice chocou o mundo e instalou o pânico entre as pessoas que se encontravam no local. Contudo, o medo do cenário bárbaro que se viveu…