Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

Pastagens estão na base da “alimentação animal” e no “ordenamento do território”

image_pdfimage_print

Oliveira do Hospital foi palco da 40.ª Reunião de Outono da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), subordinada ao tema “Pastagens e Forragens na Alimentação Animal e no Ordenamento do Território da Região Demarcada da Serra da Estrela”.

No encontro, que visou contribuir para a promoção da difusão das pastagens e forragens, tendo em vista o progresso da agricultura e o benefício público, José Carlos Alexandrino, presidente do Município oliveirense, salientou a importância das pastagens para “a agricultura e para a produção daquele que é considerado um dos melhores queijos do mundo, o queijo Serra da Estrela”. “Felizmente, a natureza encarregou-se de pintar novamente os prados de verde”, começou por dizer.

Na ocasião, o presidente voltou a lembrar a importância das “superfícies ocupadas por prados e pastagens” que, para além “da sua função associada à alimentação, constituem cada vez mais um importante contributo para a mitigação das alterações climáticas”.

“Se não fosse a agricultura de subsistência, na noite de 15 de outubro de 2017, não teriam havido 12 mortes. Teriam havido centenas de mortes. O país deve muito a estas pessoas que tinham estas pastagens junto às suas localidades. Foram um verdadeiro tampão para o fogo não chegar mais rápido”, afirmou José Carlos Alexandrino.

Por sua vez, Manuel Patanita, presidente da SPPF, deu conta da finalidade e dos objetivos da Sociedade organizadora do encontro. “É uma associação sem fins lucrativos que agrupa um conjunto de pessoas que se interessa pelo estudo desta temática”, afirmou. Segundo o responsável, os objetivos passam por “intensificar o desenvolvimento e difusão da ciência e técnicas no processo agrícola e pelo apoio aos investigadores, técnicos e agricultores”. Para Manuel Patanita, as pastagens e forragens assumem extrema importância “na alimentação dos animais e na conservação e preservação dos solos, assim como no ordenamento do território”.

 

Também Paulo Dias, diretor regional adjunto da Agricultura e Pescas do Centro, alertou para a necessidade da “adoção de sistemas” para o “aproveitamento das potencialidades naturais da região”.

Para o diretor, é preocupante a escassez do Queijo Serra da Estrela nos mercados. “Existem espécies autóctones que interessa preservar. Existe conhecimento, novas queijarias, novos queijeiros, mas a verdade é que as dificuldades subsistem em volta do produto há vários anos. Os produtores nem sempre são devidamente remunerados pelo facto de produzirem um produto de qualidade”, afirmou.

 

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

Previous Idosa desaparecida em Penacova. Buscas decorrem em terra e no rio
Next Subida Épica Ponte das Três Entradas – Colcurinho realiza-se no próximo domingo

Artigos Relacionados

Nacional

GNR reforça patrulhamento nas florestas e apela à sensibilização

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, a partir de hoje, o patrulhamento de visibilidade direcionado para a prevenção de incêndios,….

Informação

AEOH é escola de referência na reutilização de manuais

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), Carlos Carvalheira, foi convidado pelo Ministério da Educação para explicar publicamente a metodologia seguida  pela escola oliveirense,  no âmbito

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

GNR de Leiria deteve homem por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial da GNR de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pombal, deteve  ontem, em flagrante delito um homem de 49 anos, por tráfico de estupefacientes.

Informação

Grupo do Senhor das Almas cuida há 12 anos dos peregrinos de Fátima

No mês da habitual peregrinação a Fátima, ressurge na localidade do Senhor das Almas, junto à EN17 no concelho de Oliveira do Hospital, o “Stop Solidário” que, a partir de

Região

Incêndios: PSD visita lesados da região centro

O presidente do Partido Socialista Democrático (PSD), Rui Rio, e a sua comitiva visitam, no próximo dia 3 de julho, a região centro,…

Informação

Operação Ano Novo: 510 acidentes, seis mortos e dez feridos grave nos primeiros dias

A GNR registou mais de 500 acidentes de viação nos três primeiros dias da Operação Ano Novo, que provocaram seis mortos e dez feridos graves.

Nacional

O frio veio para ficar. Previsões apontam para baixas temperaturas ao longo dos próximos dez dias

O ano arrancou com temperaturas a fazer jus ao inverno. No que à meteorologia diz respeito, o cenário dos primeiros dias de 2019 vai manter-se: apesar do sol radioso, pode

Informação

João Paulo Pombo Albuquerque é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O engenheiro, de Ervedal da Beira, foi o escolhido pela Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital para ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Região

Seia: Câmara promoveu sessões de esclarecimento sobre limpeza de terrenos e uso do fogo

A Câmara Municipal de Seia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, realizou durante a semana passada, nas freguesias prioritárias devido ao risco elevado de incêndio,…

Última Hora

Dois detidos por alegada burla de meio milhão de euros em Tondela

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de dois homens, no concelho de Tondela, pela presumível prática dos crimes de burla qualificada, …

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital contra medida do governo que obriga à limpeza da floresta em três meses (com áudio)

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital manifestou-se contra a proposta do governo, que obriga as autarquias à limpeza da floresta até final do mês de março, …