Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

… devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10/12 metros de altura máxima, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu também aviso amarelo para toda a costa portuguesa até às 21 horas de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.

O Instituto colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 95 quilómetros nas terras altas entre as 18 horas e as 15 horas de sábado.

Esta situação de mau tempo deve-se à passagem da depressão Hugo, que está centrada a noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste. De acordo com o IPMA, esta depressão afetará de forma mais direta o norte de Espanha.

Com a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão prevê-se para Portugal continental, ocorrência de precipitação e intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde desta sexta-feira e até meio da tarde de sábado.

No sábado é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas com 4 a 5 metros, que poderão temporariamente atingir os 6 metros no litoral a norte do Cabo da Roca.

Segundo o Instituto, a influência desta depressão em Portugal será sentida também em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado, períodos de chuva fraca, tornando-se moderada a partir do final da tarde e passando a regime de aguaceiros no final do dia e queda de neve acima de 1400/1600 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, podendo atingir 600/800 metros no extremo norte.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se a partir do meio da tarde, moderado a forte, com rajadas até 70/80 quilómetros por hora no litoral, e forte, com rajadas até 95 quilómetros por hora, nas terras altas, rodando para noroeste no final do dia e subida da temperatura mínima e descida da máxima e neblina ou nevoeiro matinal.

Na região Sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca a partir do meio da manhã, temporariamente moderada no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se a partir do final da tarde, moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, no litoral, e forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, nas terras altas.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 grau (na Guarda) e os 09 graus (em Lisboa e no Porto) e as máximas entre 09 (na Guarda) e os 17 (em Faro e em Santarém).

Previous Bombeiros apagam fogo e encontram corpo carbonizado em Castelo de Penalva
Next Associação de Utentes e Sobreviventes recolhe assinaturas para melhoramento do IP3 durante a Páscoa

Artigos Relacionados

Informação

Centro de Portugal comemora Dia Mundial do Turismo com múltiplas atividades

O Turismo Centro de Portugal preparou uma série de iniciativas destinadas a celebrar o Dia Mundial do Turismo, que hoje, dia 27, se comemora.

Região

10 detenções, 802 infrações e 61 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 17 a 23 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Região

Sabugal: Detido suspeito de atear fogo

A GNR deteve, na segunda-feira, um homem de 63 anos de idade, no concelho do Sabugal, Guarda, por suspeita de ter ateado um incêndio florestal.

Sociedade

Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoadas,…

Última Hora

Carlos Maia reeleito presidente da Concelhia do PS de Oliveira do Hospital

Carlos Maia foi reeleito, no sábado, para a presidência da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista. O socialista foi único candidato à liderança da estrutura.

Última Hora

Viseu: Pai e filho detidos por burla

A PSP de Viseu deteve, na passada sexta-feira, dois homens, pai e filho, de 54 e 32 anos, suspeitos de burlar um casal de idosos nas imediações de uma grande

Última Hora

Natal vai ser frio, mas sem chuva

A véspera e o dia de Natal vão ser marcados pelo tempo frio, com temperaturas máximas a variar entre 7 e 18 graus Celsius, mas sem chuva.

Última Hora

Benfiquistas preparam festa do tetra na “rotunda do cavaleiro”

A “rotunda do cavaleiro”, em Oliveira do Hospital, está desde o início da semana reservada pelos benfiquistas para a eventual festa do “tetra” que, este ano, pode acontecer amanhã, dia

Região

Arganil entre os dois concelhos do país 100% Eco-Escolas

O trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, em estreita parceria com a Câmara Municipal de Arganil, na melhoria do desempenho ambiental…

Destaque

Atropelamento provocou a morte a mulher de 60 anos na EN17, em Oliveira do Hospital

Uma mulher, com 60 anos, morreu ao final da manhã de hoje na sequência de atropelamento, na EN17, junto ao Lidl, em Oliveira do Hospital.

Informação

Requalificação do IP3 vai avançar e vai custar 134 milhões de Euros

O IP3, entre Viseu e Coimbra, vai por fim sofrer obras de requalificação. Esta foi a solução encontrada pelo Governo, depois de anos de protestos de associações e autarcas, …