Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

Passagem da depressão Hugo traz chuva e vento forte

image_pdfimage_print

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar, entre as 06 horas e as 18 horas de sábado, sob aviso laranja …

… devido à previsão de ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir os 10/12 metros de altura máxima, segundo o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA emitiu também aviso amarelo para toda a costa portuguesa até às 21 horas de sábado devido à previsão de ondas de noroeste com 04 a 4,5 metros.

O Instituto colocou também sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Leiria, Lisboa e Castelo Branco devido à previsão de vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora, podendo atingir os 95 quilómetros nas terras altas entre as 18 horas e as 15 horas de sábado.

Esta situação de mau tempo deve-se à passagem da depressão Hugo, que está centrada a noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste. De acordo com o IPMA, esta depressão afetará de forma mais direta o norte de Espanha.

Com a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão prevê-se para Portugal continental, ocorrência de precipitação e intensificação do vento no litoral e nas terras altas a partir da tarde desta sexta-feira e até meio da tarde de sábado.

No sábado é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas com 4 a 5 metros, que poderão temporariamente atingir os 6 metros no litoral a norte do Cabo da Roca.

Segundo o Instituto, a influência desta depressão em Portugal será sentida também em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

O IPMA prevê para esta sexta-feira nas regiões do Norte e Centro do continente céu muito nublado, períodos de chuva fraca, tornando-se moderada a partir do final da tarde e passando a regime de aguaceiros no final do dia e queda de neve acima de 1400/1600 metros a partir da tarde, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, podendo atingir 600/800 metros no extremo norte.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, tornando-se a partir do meio da tarde, moderado a forte, com rajadas até 70/80 quilómetros por hora no litoral, e forte, com rajadas até 95 quilómetros por hora, nas terras altas, rodando para noroeste no final do dia e subida da temperatura mínima e descida da máxima e neblina ou nevoeiro matinal.

Na região Sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva fraca a partir do meio da manhã, temporariamente moderada no final do dia, vento fraco a moderado do quadrante oeste, tornando-se a partir do final da tarde, moderado a forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora, no litoral, e forte, com rajadas até 85 quilómetros por hora, nas terras altas.

Está ainda prevista uma pequena subida da temperatura mínima e neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas vão variar entre 01 grau (na Guarda) e os 09 graus (em Lisboa e no Porto) e as máximas entre 09 (na Guarda) e os 17 (em Faro e em Santarém).

Previous Bombeiros apagam fogo e encontram corpo carbonizado em Castelo de Penalva
Next Associação de Utentes e Sobreviventes recolhe assinaturas para melhoramento do IP3 durante a Páscoa

Artigos Relacionados

Educação

Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico… …

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Última Hora

Câmaras Municipais do Norte e Centro alvo de buscas pela PJ

A Polícia Judiciária está a desenvolver uma investigação, que apelidou de operação ‘Rota Final’, que tem por base suspeitas de práticas de corrupção, tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso

Última Hora

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Informação

ASAE apreende 600 quilos de produtos à base de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização de talhos com o objetivo de verificação dos requisitos legais específicos da atividade,…

Última Hora

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…

Sociedade

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Última Hora

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Região

Infraestruturas de Portugal ajuda Mira na reconstrução de parque

O Parque Infantil da Presa, atingido pelos incêndios de 2017, reabre hoje após um processo de reconstrução conduzido em parceria pela Câmara Municipal de Mira e pela empresa Infraestruturas de

Última Hora

 “Não queremos transformar o silo auto numa garagem, nem num espaço de estacionamento definitivo”

O vice-presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, defendeu esta manhã, em reunião pública do executivo, que a reabertura do silo auto, prevista para 8 de maio,…

Politica

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Politica

CDS-PP vai estar ausente da cerimónia do feriado municipal de Oliveira do Hospital

A Comissão Política concelhia do CPS-PP de Oliveira do Hospital informou, hoje, que o partido não se vai fazer representar na cerimónia comemorativa do feriado municipal,…