Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

Parlamento recomenda arrancar eucaliptos nascidos após incêndios de 2017

image_pdfimage_print

O parlamento aprovou hoje um projeto de resolução do Bloco de Esquerda que recomenda ao Governo a criação de um programa urgente, “desburocratizado e de rápida implementação” para apoiar o arranque dos eucaliptos que nasceram depois dos incêndios de 2017.

O parlamento recomenda ainda o desenvolvimento de “um programa para controlar o enorme avanço da invasão de acácias, para erradicar as que estão a nascer descontroladamente e que promova a investigação necessária sobre as técnicas a aplicar”.

“Neste âmbito, atribuir apoios à substituição do eucalipto por espécies autóctones de maior resistência ao fogo”, é ainda proposto.

Segundo o BE, “os trágicos incêndios de 2017, além das vidas ceifadas e da destruição de bens e estruturas que o país”, deixaram “para futuro consequências negativas no património natural e meio ambiente”.

“Uma dessas consequências, agora bem visíveis, é o ressurgimento de milhares e milhares de eucaliptos que regeneram naturalmente após os incêndios e os que nascem sobre a terra queimada e terrenos circundantes, como se fossem mega alfobres. Autarcas, associações locais e ambientalistas das regiões afetadas alertam que as sementes de eucalipto, aos milhares, já entraram em pinhais e outro tipo de povoamentos, muitos deles queimados, total ou parcialmente, nos incêndios de 2017”, avisa.

Esta “invasão”, é referido no projeto, “fará com que as novas plantas de eucalipto cresçam desordenadamente”, aumentando “exponencialmente a dificuldade de gerir os terrenos afetados” e “drasticamente a vulnerabilidade dos territórios a novas catástrofes, devido à incontrolada massa vegetal pronta para arder”.

Fonte: Lusa

Previous XVI Festa da Castanha “é extremamente importante porque é a festa do renascer”
Next "A Escola e o Meio"na Rádio Boa Nova

Artigos Relacionados

Região

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

Região

RELVAPARQUE vence 2ª edição do Orçamento Participativo Escolar

O projeto RELVAPARQUE – RECR(E)IAR ESPAÇOS LÚDICOS, apresentado por professores e alunos do Centro Escolar de Seia, e que prevê reabilitar o espaço de recreio da escola,…

Destaque

“Em Pedrógão via-se muita coisa verde…aqui não se vê nada verde em milhares de hectares”, referem especialistas em fogo

O grupo de especialistas em fogo que, na terça-feira, se deslocou a Oliveira do Hospital e outros locais da região fortemente afetados …

Informação

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Informação

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Última Hora

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

Última Hora

Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Desde o dia 1 de novembro que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente levaram a cabo, em todo o território nacional, …

Informação

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Informação

Hastas públicas de madeira ardida já renderam 15,5 milhões de euros

As hastas públicas da madeira ardida nos incêndios de outubro de 2017 já renderam 15,5 milhões de euros, revelou hoje, na Marinha Grande, o presidente do Instituto da Conservação da

Última Hora

Arganil promove o sucesso educativo através do projeto “Inspira.te – O teu sucesso determina o teu futuro”

No âmbito da Prevenção do Abandono Escolar e Promoção do Sucesso Educativo da Região de Coimbra, o Município de Arganil, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Arganil, desenvolveu

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Festas de Verão animam Penalva de Alva

As tradicionais Festas de Verão em Penalva de Alva estão de regresso no fim-de-semana de 5, 6 e 7 de agosto. A edição deste ano, …