• Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra
  • Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

O Conselho de Parceiros da Beira Serra reunido, ontem, em Tábua ficou marcado pelo lançamento do DLBC / LEADER na Região da Beira Serra, com a apresentação …

… dos avisos de concurso para apoios aos pequenos investimentos na exploração agrícola e aos investimentos na transformação e comercialização dos produtos agrícolas previstos no PDR2020 e que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis nesta Região.

Cerca de 640 mil Euros irão de imediato ser colocados a Concurso nestas duas áreas de apoio, no que será um pequeno contributo para aumentar a competitividade do sector primário nesta Região, nomeadamente ao nível da qualificação e valorização dos produtos locais de qualidade que aqui se produzem e que se apresentam como um importante ativo deste Território.

Nas próximas semanas a ADIBER, enquanto Entidade Gestora do GAL irá promover um conjunto de sessões de divulgação destes apoios junto dos investidores desta Região, de forma a disseminar as informações disponíveis de forma abrangente, incentivando a apresentação de projectos de investimento, sendo que em breve será divulgado o respectivo calendário das sessões.

No entanto, aguarda-se ainda pela publicação dos regulamentos e normas associados aos restantes apoios do PDR2020 e às ajudas à empresas a disponibilizar no âmbito do Centro2020, para que sejam reunidas as condições para abrir os respetivos avisos de concurso que permitirão que estas ajudas sejam injetadas rapidamente na economia local e se constituam como um estimulo ao desenvolvimento económico da Beira Serra.

Esta reunião ficou ainda assinalada pela aprovação, por unanimidade, de uma recomendação a enviar à Comissão Diretiva do Programa Operacional Centro2020, na qual é proposta que no processo de reprogramação do Centro2020, cujos trabalhos se iniciarão em breve, possam ser considerados como elegíveis os apoios ao associativismo e aos serviços de proximidade de base social (respostas sociais), que atualmente não integram as prioridades de investimento do DLBC /LEADER.

As ajudas dos fundos europeus a estas tipologias de investimentos, tal como preconizado na Estratégia de Desenvolvimento Local aprovada em 2015 pela parceria local, são fundamentais para garantir dinâmicas associativas nos territórios rurais, bem como para qualificar a acção meritória que é protagonizada pelas IPSS no apoio à população mais desprotegida, através dos quais também é criado emprego sustentável e com o qual se fixam pessoas nestes territórios, ultrapassando uma discriminação que não é favorável à promoção da coesão social e territorial que deve estar presente nestes processos.

Na sequência da aprovação do Regulamento Interno do Conselho de Parceiros da Beira Serra, o qual tem a competência de acompanhar a validar a execução da Estratégia e propor os ajustamentos que se revelem oportunos, os cerca de 60 parceiros presentes elegeram a Mesa que irá passar a dirigir os trabalhos deste Órgão do GAL e que é constituída pelo Município de Góis, Comissão Vitivinícola da Região do Dão, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira Centro e ADEPTOLIVA.

Com a reunião realizada, e após a aprovação de todos os procedimentos por parte do Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra14-20, estão assim reunidas as condições para que os empresários agrícolas deste território possam apresentar as suas propostas de investimento, ultrapassando-se um hiato de três anos em que o Programa esteve indisponível, havendo a expectativa de que rapidamente comecem a ser atingidos os objetivos que estão associados à implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local, nomeadamente afirmar a Região como um Território mais Inovador, Inteligente, Inclusivo, Inimitável e Institucional.

 

image_pdfimage_print
Previous Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio a jovens e idosos de Oliveira do Hospital
Next Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"

Artigos Relacionados

Última Hora

Verão começa hoje com sol e muito calor

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos

Educação

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Última Hora

ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 350 quilos de mel na zona centro do país, num valor aproximado de 1.650 euros.

Última Hora

Oito detenções e 54 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial da GNR de Coimbra realizou, na semana de 27 de dezembro a 2 de janeiro, um conjunto de operações visaram a prevenção e combate…

Informação

Comédia de Fernando Mendes “Noivo Por Acaso” em exibição na Casa da Cultura César Oliveira

O novo espetáculo teatral de Fernando Mendes, “Noivo Por Acaso”, que está a ser um sucesso de bilheteira, é a grande aposta cultural da Câmara Municipal …

Última Hora

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Sociedade

PJ deteve dois suspeitos de abuso de menores

Dois homens, de 45 e 57 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abuso sexual a três menores no distrito de Coimbra, em casos distintos, anunciou hoje

Última Hora

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Informação

Juventude valorizada em encontro distrital realizado em Oliveira do Hospital

A Juventude teve papel de destaque, no último fim de semana em Oliveira do Hospital, onde decorreu o encontro distrital de associações juvenis.

Desporto

Benfica faz a festa do tetra na Luz perante os seus adeptos

Benfica venceu o Guimarães por um conclusivo 5-0 e é Campeão Nacional 2016/2017 A festa começou na Luz e vai até ao Marquês de Pombal.

Última Hora

PJ deteve duas mulheres que queriam introduzir droga na prisão de Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretora do Centro, deteve duas mulheres que se preparavam para introduzir 200 doses de haxixe, esteroides anabolizantes injetáveis e seringas, no Estabelecimento Prisional de Coimbra,

Sociedade

Chuva coloca amanhã oito distritos sob aviso amarelo

Oito distritos de Portugal continental vão estar na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão períodos de chuva, por vezes forte.

Última Hora

PS de Oliveira do Hospital realiza encontro autárquico

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital já começou a preparar o próximo ciclo autárquico 2017-2021 e, por isso, realiza no próximo domingo, dia 23 de outubro, um encontro de

Desporto

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Região

Região: Casal de septuagenários ficou gravemente ferido em colisão

Duas pessoas ficaram gravemente feridas numa colisão entre dois automóveis, ontem ao final da tarde, em Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure.

Informação

Homem de Coimbra morreu com tiros de caçadeira em Vila Velha de Ródão

Um homem de 31 anos de idade, residente em Coimbra, morreu ontem de madrugada perto da barragem de Fratel, no concelho de Vila Velha de Ródão,…

Sociedade

Acidentes rodoviários aumentaram, mas vítimas mortais diminuíram

Os acidentes nas estradas portuguesas provocaram 374 mortos este ano, menos 17 do que em igual período de 2015, mas os desastres aumentaram …

Sociedade

Prepare-se para o frio do fim de semana

As mínimas e máximas vão diminuir significativamente este fim de semana. As temperaturas típicas de verão têm os dias contados.

Região

FIT 2017 decorre na Guarda até 1 de maio

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). A FIT é inaugurada oficialmente

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.

Informação

Oliveira do Hospital organizou as “melhores marchas do país”

Oliveira do Hospital foi palco, no sábado, 17 de junho, de uma grande noite de Marchas Populares. Três marchas infantis, seis seniores e duas convidadas, …

Última Hora

IP lança concurso para arranjo de estrada em Teixeira de Cima (Seia)

Ao fim de 10 meses, a Infraestruturas de Portugal lançou o Concurso Público para a realização da empreitada de estabilização de taludes de aterro e plataforma rodoviária ao quilómetro 164

Última Hora

Ministra ordena estudo e auditoria da IGAI ao SIRESP

A ministra da Administração Interna exigiu, ontem, um estudo independente ao funcionamento do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) e uma auditoria pela Inspeção-Geral da

Região

Coimbra com nova materinidade

O Ministério da Saúde confirma, há luz verde para construir uma nova maternidade em Coimbra. A notícia foi dada pelo ministro Adalberto Campos Fernandes na visita que fez este fim-de-semana