• Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra
  • Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

Parceiros da ADIBER lançam o DLBC na Beira Serra

O Conselho de Parceiros da Beira Serra reunido, ontem, em Tábua ficou marcado pelo lançamento do DLBC / LEADER na Região da Beira Serra, com a apresentação …

… dos avisos de concurso para apoios aos pequenos investimentos na exploração agrícola e aos investimentos na transformação e comercialização dos produtos agrícolas previstos no PDR2020 e que a partir de 1 de Julho estarão disponíveis nesta Região.

Cerca de 640 mil Euros irão de imediato ser colocados a Concurso nestas duas áreas de apoio, no que será um pequeno contributo para aumentar a competitividade do sector primário nesta Região, nomeadamente ao nível da qualificação e valorização dos produtos locais de qualidade que aqui se produzem e que se apresentam como um importante ativo deste Território.

Nas próximas semanas a ADIBER, enquanto Entidade Gestora do GAL irá promover um conjunto de sessões de divulgação destes apoios junto dos investidores desta Região, de forma a disseminar as informações disponíveis de forma abrangente, incentivando a apresentação de projectos de investimento, sendo que em breve será divulgado o respectivo calendário das sessões.

No entanto, aguarda-se ainda pela publicação dos regulamentos e normas associados aos restantes apoios do PDR2020 e às ajudas à empresas a disponibilizar no âmbito do Centro2020, para que sejam reunidas as condições para abrir os respetivos avisos de concurso que permitirão que estas ajudas sejam injetadas rapidamente na economia local e se constituam como um estimulo ao desenvolvimento económico da Beira Serra.

Esta reunião ficou ainda assinalada pela aprovação, por unanimidade, de uma recomendação a enviar à Comissão Diretiva do Programa Operacional Centro2020, na qual é proposta que no processo de reprogramação do Centro2020, cujos trabalhos se iniciarão em breve, possam ser considerados como elegíveis os apoios ao associativismo e aos serviços de proximidade de base social (respostas sociais), que atualmente não integram as prioridades de investimento do DLBC /LEADER.

As ajudas dos fundos europeus a estas tipologias de investimentos, tal como preconizado na Estratégia de Desenvolvimento Local aprovada em 2015 pela parceria local, são fundamentais para garantir dinâmicas associativas nos territórios rurais, bem como para qualificar a acção meritória que é protagonizada pelas IPSS no apoio à população mais desprotegida, através dos quais também é criado emprego sustentável e com o qual se fixam pessoas nestes territórios, ultrapassando uma discriminação que não é favorável à promoção da coesão social e territorial que deve estar presente nestes processos.

Na sequência da aprovação do Regulamento Interno do Conselho de Parceiros da Beira Serra, o qual tem a competência de acompanhar a validar a execução da Estratégia e propor os ajustamentos que se revelem oportunos, os cerca de 60 parceiros presentes elegeram a Mesa que irá passar a dirigir os trabalhos deste Órgão do GAL e que é constituída pelo Município de Góis, Comissão Vitivinícola da Região do Dão, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Beira Centro e ADEPTOLIVA.

Com a reunião realizada, e após a aprovação de todos os procedimentos por parte do Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra14-20, estão assim reunidas as condições para que os empresários agrícolas deste território possam apresentar as suas propostas de investimento, ultrapassando-se um hiato de três anos em que o Programa esteve indisponível, havendo a expectativa de que rapidamente comecem a ser atingidos os objetivos que estão associados à implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local, nomeadamente afirmar a Região como um Território mais Inovador, Inteligente, Inclusivo, Inimitável e Institucional.

 

image_pdfimage_print
Previous Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio a jovens e idosos de Oliveira do Hospital
Next Costinha na Académica assume-se treinador "caloiro"

Artigos Relacionados

Última Hora

Madeira: Autor de incêndio que matou três pessoas condenado a 14 anos de prisão

O homem acusado de atear o fogo que matou três pessoas no Funchal, no ano passado, foi condenado a 14 anos de prisão efetiva.

Destaque

Deputado do PSD opõe-se às urgências na FAAD

O deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, João Brito, está contra a transição parcial do SAP para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Educação

Cáritas Diocesana de Coimbra assegura importante apoio aos jovens e idosos de Oliveira do Hospital

No concelho de Oliveira do Hospital ganha expressão o apoio social que é prestado pela Cáritas Diocesana de Coimbra, com três centros ATL para crianças…

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Região

Nelas investe 1,2 milhões de Euros em ligações à “grande ETAR”

Em Nelas, está em curso a construção do chamado “Sistema Intercetor” em toda a Freguesia de Nelas (vila, Folhadal, Póvoa de Roçada e Algerás) para as ligações…

Informação

“Se não for candidato pelo PS não o serei por outra força partidária. A minha carreira política ficará por aqui”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital escusou-se, há instantes, a responder à questão que lhe foi dirigida por Luís Lagos (CDS PP) sobre uma possível recandidatura ao

Informação

Paulo Amaral amplia negócio “Carnes Mota” a supermercado “Oliveira Fresca”

Abriu esta manhã, em Oliveira do Hospital, um novo e moderno supermercado. Trata-se de “Oliveira Fresca”, sob gerência do conhecido empresário…

Destaque

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Destaque

Rádio Boa Nova realiza Convívio de Verão

É já no próximo sábado, 15 de julho, que a Rádio Boa Nova realiza o Convívio de Verão. A iniciativa que consiste num almoço e tarde cultural, vai ter lugar

Última Hora

Detido presumível autor de homicídio em Castro Daire

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção do presumível autor do homicídio que ocorreu na madrugada de domingo no concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu.

Nacional

Chuva intensa, neve e vento nas próximas 24 horas, alerta Proteção Civil

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para os perigos do mau tempo na sexta-feira, com precipitação intensa, neve e vento, …

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH ganha em casa contra Leiria Marrazes

  A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) ganhou em casa por 6-1 contra o Sport Clube Leiria e Marrazes.

Última Hora

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

Informação

Quercus e FNAPF assinalaram Dia da Floresta em Oliveira do Hospital e pediram maior investimento na floresta nacional

A Quercus e a Federação Nacional de Associações de Proprietários Florestais (FNAPF) assinalaram, ontem, o Dia Internacional da Floresta no concelho de Oliveira do Hospital, com a plantação simbólica de

Informação

Rádio Boa Nova sem telefone e internet 18 dias após o incêndio

O corte nas comunicações foi uma das consequências do forte incêndio que afetou o concelho de Oliveira do Hospital e a região.

Última Hora

Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano …

Última Hora

FCOH vai jogar à Tocha. AD Lagares defronta o União FC. ADN joga com Sertanense. Sampaense Basket recebe Beira-Mar

A competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) vai defrontar a União Desportiva da Tocha…

Desporto

AD Nogueirense apresentou-se com caras novas para a época 2016/17

Rui Vale técnico da AD Nogueirense tem como principal objectivo para esta época a manutenção. Depois, e como todos os treinadores costumam dizer “quer o melhor que se vai conseguindo

Informação

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Informação

Jantares românticos e vouchers de beleza e bem estar para quem “Namorar Oliveira do Hospital”

Fazer compras em Oliveira do Hospital, entre 2 e 9 de fevereiro, abre caminho a 12 jantares românticos e a 13 vouchers de beleza e bem estar, …

Destaque

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Informação

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas proíbe a caça em áreas ardidas

Na sequência dos últimos incêndios, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) decretou a proibição de caça em áreas ardidas.

Última Hora

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Destaque

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…