“Paisagens Sonoras de Montanha” animam Alvôco de Várzeas durante todo o fim de semana

“Paisagens Sonoras de Montanha” animam Alvôco de Várzeas durante todo o fim de semana

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a Rede de Aldeias de Montanha, quer transformar a aldeia de Alvoco das Várzeas – uma das portas de entrada…

… para o Parque Natural da Serra da Estrela – num verdadeiro centro de cultura.

Em causa está a realização de um evento, intitulado “Paisagens Sonoras de Montanha”, que decorre no próximo fim de semana, 28, 29 e 30 de setembro, com o objetivo de celebrar a vida na montanha e as suas vivências comunitárias.

Com um vasto programa de atividades que se iniciam na próxima sexta-feira, dia 28 de setembro, prolongando-se até domingo, o evento  tem uma forte componente cultural, onde se destacam, por exemplo, as instalações sonoras e exposições fotográficas; sessões de teatro e marionetas, concertos e oficinas de som, fotografia  e gastronomia.

Naquela aldeia de montanha do concelho de Oliveira do Hospital, os participantes  poderão ainda desfrutar de passeios interpretativos, à beira do rio Alvoco, que partem à descoberta da fauna, da flora e do património, assim como vivenciar experiências gastronómicas com os inigualáveis paladares dos sabores de montanha. De sublinhar que as inscrições nas Oficinas e nos Sabores d’Aldeia são obrigatórias e devem ser formalizadas através do email [email protected]

Celebrar o outono num ambiente autêntico e de gentes genuínas, é assim o mote principal deste evento que, quase um ano depois da grande tragédia dos incêndios de 15 de outubro de 2017, pretende também simbolizar o renascimento de uma aldeia a partir da arte, do património, do rio e montanha.

Alvoco das Várzeas é uma das 41 aldeias que fazem parte da Rede Aldeias de Montanha, que envolve nove municípios da Serra da Estrela, beneficiários do PROVERE iNature/Aldeias de Montanha.

Previous “Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”
Next CCDRC vence Prémio Europeu de Promoção Empresarial com Empresas Gazela  

Artigos Relacionados

Última Hora

Todos os distritos estão sob aviso amarelo devido ao frio

Todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido ao frio até às 12h00 de sábado, 12 de janeiro.

Informação

Alexandrino diz que chegada da Volta do Futuro é “estratégia de marketing” e apela aos oliveirenses para que apoiem os jovens ciclistas

Na antecipação à chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro- Liberty Seguros, esta tarde, pelas 15h44, na Avenida Dr. Carlos Campos, o presidente da…

Última Hora

“SOS ARGANIL” promove nova ação de reflorestação

A Associação “SOS ARGANIL”, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e colaboração com as empresas Sentido Verde e Toyota Portugal,…

Informação

Começa hoje a XXIII Concentração Internacional de Motos em Góis

São esperados milhares de motociclistas e muitos outros que vão sempre assistir aos muitos concertos e eventos que acontecem neste dias. Segundo a organização, “esta edição terá a entrada principal

Última Hora

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Última Hora

País: Proteção Civil adianta que todos os incêndios “estão dominados”

Na primeira atualização desta quarta-feira sobre o combate aos incêndios, a Autoridade Nacional de Proteção Civil acaba de dar como controlados todos os 14 incêndios que estão nesta altura ativos

Informação

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Informação

Grandes incêndios responsáveis por quase 90% do total da área ardida

Os grandes incêndios foram responsáveis este ano por quase 90% do total da área ardida, destruindo mais de 192 mil hectares de espaços florestais, … … segundo o mais recente

Região

António Simões Saraiva foi homenageado pela CIM da Região de Coimbra

O ex presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, António Simões Saraiva, integrou o grupo dos autarcas eleitos nas primeiras eleições autárquicas …

Informação

Câmara Municipal e Turismo Centro de Portugal reúnem com empresários do setor turístico em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acolhe amanhã, dia 16 de novembro, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Município,…

Última Hora

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…