País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais
6 Julho, 2018 321 Views

País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais

O Governo vai abrir, a partir de 17 de julho, um concurso para a criação de sete brigadas de sapadores florestais, permitindo a criação de 30 novas equipas de sapadores,…

… o que se traduzirá em mais 150 operacionais.

O concurso em causa, que decorre até 31 de agosto, integra-se no âmbito do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) e é financiado pelo Fundo Florestal Permanente com 1.950.000 euros.

De acordo com o ministério, o concurso está estruturado em dois lotes, sendo que o primeiro visa a criação de um máximo de sete brigadas de sapadores, tendo como beneficiários as comunidades intermunicipais, as áreas metropolitanas e os agrupamentos ou associações de municípios.

Por sua vez, o segundo lote tem como objetivo a criação de equipas de sapadores florestais nas áreas prioritárias, podendo candidatar-se entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), órgãos de gestão de baldios, associações e cooperativas reconhecidas como organizações de produtores florestais, juntas de freguesia e respetivos agrupamentos e associações.

“Os sapadores florestais são agentes de proteção civil, organizados em estruturas locais especializadas, vocacionadas para o desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, sensibilização e vigilância, primeira intervenção e apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós rescaldo”, refere o Ministério da Agricultura em comunicado.

image_pdfimage_print
Previous Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes
Next Guarda: PJ deteve suspeito de violar e abusar sexualmente de criança de 12 anos

Artigos Relacionados

Informação

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Última Hora

Prisão preventiva para suspeito de violação e tentativa de homicídio em Oliveira do Hospital

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro já identificou o homem que é suspeito de violar, agredir e tentar matar uma mulher em Oliveira do Hospital no início do

Informação

Taça Hugo dos Santos – Meias finais jogam-se este sábado

Estão encontradas as equipas apuradas para os jogos das meias finais da Taça Hugo dos Santos.. O Benfica que venceu o Sampaense, joga o primeiro jogo às 15:30 com o Galitos Barreiro que

Informação

Jovens de Seia detidos em Nelas por crime de tráfico de estupefacientes

A GNR anunciou a detenção de dois homens, com 23 e 24 anos, residentes em Seia, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes na freguesia de Nelas.  A detenção

Região

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Última Hora

Alexandrino acusa alguns médicos de “boicote” ao SAP “numa tentativa de ele fechar”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital teceu hoje duras críticas a “alguns médicos” do Centro de Saúde que se recusam a fazer …

Última Hora

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Última Hora

Tribunal de Coimbra aceita providência cautelar dos colégios privados

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra aceitou uma providência cautelar interposta pelo Movimento de Escolas com Ensino Público Contratualizado (MEPEC), que …

Informação

Oliveira do Hospital assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cerca de 50 crianças que frequentam os CAF da Fundação Aurélio Amaro Diniz e do Município de Oliveira do Hospital, participaram, ontem, na comemoração do Dia Internacional …

Última Hora

Atropelamento ferroviário faz um morto em Aveiro

Ao início da manhã desta hoje, um atropelamento ferroviário na linha de comboios do Norte, na estação de Vera Cruz, em Aveiro, causou uma vítima mortal.

Região

Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de 10 novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em 10 freguesias do concelho.

Informação

15 detenções, 799 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Última Hora

Homem morre em acidente com máquina agrícola em Montemor-o-Velho

Um homem de 44 anos morreu ontem em Arazede, Montemor-o-Velho, na sequência de um acidente com uma máquina agrícola, um “Dumper”, onde acabou por ficar entalado. Segundo os bombeiros voluntários

Informação

13 detenções, 704 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 12 a 18 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

Avião da TAP assinala 72.º aniversário com pintura retro (com vídeo)

A TAP voltou aos anos 70 para dar uma imagem retro a um dos seus aviões. O objetivo é assinalar o 72 anos da Transportadora Aérea Portuguesa.

Região

Detido homem que ameaçava vizinhos com armas de fogo em Trancoso

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal de Pinhel, deteve esta terça-feira, um homem por posse ilegal de armas de fogo, no concelho de Trancoso, distrito da

Região

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Última Hora

Vila Franca da Beira com V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão

Vila Franca da Beira, localidade de Oliveira do Hospital, prepara-se para comemorar o V Capítulo da Confraria do Torresmo Beirão, a acontecer no próximo sábado, dia 16 de junho.

Última Hora

Candidato do CDS considera fundamental a “atração do investimento” e critica “eleitoralismo” do executivo socialista

O candidato da coligação “Construir o Futuro” liderada pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que “estão criadas todas as condições”…

Informação

X Curso de Iniciação Teatral na Casa Municipal da Cultura

A Casa Municipal da Cultura de Seia vai levar a efeito um curso de iniciação teatral, que decorrerá de Fevereiro a Junho, oferecendo…

Informação

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Última Hora

Agricultores e produtores lesados pelos incêndios vão reclamar medidas a Ministro

A Comissão Inter-Concelhos de Agricultores e Produtores Florestais lesados pelos incêndios de 15 e 16 de outubro está a organizar uma concentração prevista para segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a

Desporto

Atletas oliveirenses fazem, mais uma vez, um “brilharete” no atletismo distrital.

Miguel Jorge sagrou-se hoje campeão distrital corta mato juniores. Marta Lobo e Gonçalo Borges não fizeram diferente e, sagraram-se também campeões distritais de corta mato longo. De realçar o trabalho