País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais
6 Julho, 2018 520 Views

País: Governo abre concurso para criação de brigadas de sapadores florestais

O Governo vai abrir, a partir de 17 de julho, um concurso para a criação de sete brigadas de sapadores florestais, permitindo a criação de 30 novas equipas de sapadores,…

… o que se traduzirá em mais 150 operacionais.

O concurso em causa, que decorre até 31 de agosto, integra-se no âmbito do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PNDFCI) e é financiado pelo Fundo Florestal Permanente com 1.950.000 euros.

De acordo com o ministério, o concurso está estruturado em dois lotes, sendo que o primeiro visa a criação de um máximo de sete brigadas de sapadores, tendo como beneficiários as comunidades intermunicipais, as áreas metropolitanas e os agrupamentos ou associações de municípios.

Por sua vez, o segundo lote tem como objetivo a criação de equipas de sapadores florestais nas áreas prioritárias, podendo candidatar-se entidades gestoras de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), órgãos de gestão de baldios, associações e cooperativas reconhecidas como organizações de produtores florestais, juntas de freguesia e respetivos agrupamentos e associações.

“Os sapadores florestais são agentes de proteção civil, organizados em estruturas locais especializadas, vocacionadas para o desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, sensibilização e vigilância, primeira intervenção e apoio a operações de rescaldo e vigilância ativa pós rescaldo”, refere o Ministério da Agricultura em comunicado.

Previous Região: Dupla detida em flagrante delito por tráfico de estupefacientes
Next Guarda: PJ deteve suspeito de violar e abusar sexualmente de criança de 12 anos

Artigos Relacionados

Informação

Incêndio na fábrica de aglomerado do Grupo Sonae, sem danos pessoais

Ontem, dia 28 de dezembro, pelas 23:15, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio estrutural numa indústria de transformação de madeiras do Grupo Sonae. O

Região

Guarda: Nove pessoas detidas por tráfico de estupefacientes

A GNR deteve de nove pessoas, com idades entre 23 e 55 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes, nos concelhos de Aguiar da Beira, Guarda, Sabugal, Almeida e Vila

Educação

Entrevista com Carlos Veiga: “A ESTGOH só pode crescer”

A formar quadros desde 2001, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é cada vez mais uma referência no concelho, na região e no mundo.

Informação

Oliveira do Hospital: 1,12 hectares de área ardida em 2018

Terminada a época de incêndios, é altura fazer o balanço. Este ano, no concelho de Oliveira do Hospital, a área total ardida registada é de 1,12 hectares.

Informação

Arganil defende debate sobre ordenamento florestal

A Câmara de Arganil considera que várias das conclusões do relatório da comissão técnica independente sobre os incêndios de outubro de 2017 vão ao encontro da posição do município, que

Educação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Informação

Linha da Beira Alta novamente interrompida por deslizamento de terras

A circulação na Linha da Beira Alta voltou a ser cortada às 08h00 de hoje devido a um novo deslizamento de terras junto ao túnel do Coval, Mortágua, Viseu, onde

Educação

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Informação

Caldas da Rainha: Homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial de Caldas da Rainha, deteve, no passado dia 23 de novembro, um homem de 28 anos pelo crime de violência doméstica

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 35.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Educação

Feira do livro de Oliveira do Hospital decorre até 1 de junho

A 11.ª Feira do Livro abriu as portas no sábado à tarde no espaço multiusos de Oliveira do Hospital. O certame foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal,…