País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Dos 107 casos confirmados, 100 já estão curados, segundo o último boletim emitido pela DGS, divulgado hoje. Há atualmente sete pessoas com a doença e 24 casos a ser investigados.

Ao longo do surto, que maioritariamente infetou pessoas com ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, foram ainda analisados 247 casos que se revelaram negativos.

De todos os casos confirmados, nove por cento tinham esquema vacinal incompleto e 14 por cento não estavam vacinados. A maioria dos casos (85 doentes) registou-se em profissionais de saúde.

O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra.

Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Segundo a DGS, “os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal”.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e 5 anos de idade.

As pessoas com esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde. Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença.

image_pdfimage_print
Previous Agrupamento de Escolas ajuda alunos a fazer "escolhas conscientes"
Next Despiste de camião faz um ferido na A25

Artigos Relacionados

Informação

Bombeira sofreu queimaduras numa perna em Santa Comba Dão

Uma bombeira sofreu, ontem à tarde, queimaduras numa perna quando combatia o incêndio que lavrava em Santa Comba Dão, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu.

Informação

Sobe para 11 o número de vítimas de incêndio em Vila Nova de Rainha

Morreu, hoje, a 11.ª vítima do incêndio que deflagrou a 13 de janeiro na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela.

Destaque

Oliveira do Hospital hasteou bandeiras ECOXXI e Familiarmente Responsável

O Município de Oliveira do Hospital hasteou hoje as bandeiras ECO XXI e Município Familiarmente Responsável numa “cerimónia simples, mas com significado muito especial”.

Última Hora

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Região

Tradição e Inovação na Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia

A Câmara Municipal de Seia promove, no fim-de-semana do Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo.

Sociedade

Incêndios: Metro de Lisboa entregou computadores e outros materiais em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital foi, hoje, contemplado com material informático para o Agrupamento de Escolas e mobiliário de cozinha industrial para a Ancose,…

Região

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Informação

“Grande Rota do Alva” vai ser apresentada hoje em Penacova

A Grande Rota do Alva é apresentada hoje, às 15h00, na Casa do  Povo de São Pedro de Alva, numa parceria do Município de Penacova  com a CIM Região de

Nacional

Confirmada 112.ª vítima dos incêndios de 2017

O número de vítimas dos incêndios do ano passado em Portugal sobe para 112. O Instituto de Medicina Legal (IML) comparou as amostras de ADN cedidas pela família do cidadão

Última Hora

Outono traz temperaturas altas e risco de incêndio

Mais de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta segunda-feira, em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA, …

Desporto

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Desporto

Águeda Street Stage Travocar no “cardápio” do Rali de Mortágua

A Prova do Clube Automóvel do Centro, a disputar a 27 e 28 de abril, e que abre o “apetite” ao Rali de Portugal, foi apresentada enriquecendo o Campeonato de

Informação

Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

No âmbito do projeto intitulado “Conectividade no Maciço Central”, inédito na zona geográfica da Serra da Estrela, onde a Altice decidiu fazer um grande investimento de infraestruturação do território de

Informação

Lembraças de artesanato em exposição de Natal no Município de Góis

  O Município de Góis está a promover uma exposição coletiva de natal,…

Sociedade

Camião que tombou junto ao nó do IC6 foi retirado ao início da tarde

O camião que, esta manhã, se virou junto ao nó de Tábua do IC6 foi retirado ao início da tarde e a circulação rodoviária está normalizada, adiantou fonte da GNR

Informação

Gouveia recebe primeiro festival ObservaEstrela

A cidade de Gouveia recebe, de 29 de junho a 1 de julho, o primeiro festival ObservaEstrela.

Última Hora

José Carlos Alexandrino não se “conforma” com a desigualdade nos apoios para agricultores lesados dos incêndios

Passados quase sete meses do grande incêndio de 15 de outubro que assolou o concelho de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, presidente do Município, continua a reivindicar por melhores

Última Hora

Mealhada: PJ apreendeu elevado número de armas e munições proibidas 

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, no âmbito de investigação que tem a seu cargo, procedeu à apreensão de um elevado número de armas

Última Hora

Férias Ativas 2016 terminaram com um encontro de todos os participantes

As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres …

Última Hora

Alunos de Oliveira do Hospital de visita ao Zoológico

Mais de 700 alunos dos jardins de infância e 1º Ciclo de Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital estão hoje de visita ao Jardim Zoológico, em Lisboa.

Região

“Comboios na Beira Alta” em exposição no Museu Natural da Electricidade

O Museu Natural da Eletricidade assinala amanhã, dia 11, o seu 6º aniversário com a abertura, pelas 15h, de uma nova exposição temporária alusiva ao mundo ferroviário.

Informação

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Última Hora

Missão Sorriso apoia “Casa da Obra” em projeto de recuperação das estufas e promoção de alimentação saudável

A Obra D. Josefina da Fonseca, instituição de Oliveira do Hospital, foi uma das contempladas pela Missão Sorriso, promovida pelo Continente,…