S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento
6 Julho, 2018 1562 Views

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

… Abreu e Vasconcelos. “Celebramos o centenário de uma mulher que a região conhece e S. Paio nunca pode esquecer”, refere António Borges de Carvalho, pároco local.

Falecida a 23 de agosto de 2012, com 94 anos, Maria do Carmo Pontes Abreu e Vasconcelos completaria amanhã, 7 de julho, 100 anos de vida. Pese embora a sua ausência, a comunidade de S. Paio de Gramaços não quis deixar passar a data em vão, estando a preparar uma homenagem a título póstumo à “mulher que a região conhece e S. Paio nunca pode esquecer”. Assim entende o padre António Borges que recorda a “D. Maria do Carmo”, como “uma notável professora, uma educadora e um espelho de bondade” que “dedicou a sua vida ao ensino”. “Não se pode escrever a história do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas sem uma alusão muito grande a ela, que ensinou muitas camadas de jovens”.


A homenagem está a ser preparada pelo grupo de catequistas de S. Paio de Gramaços e outras pessoas da comunidade que privaram de perto com Maria do Carmo Vasconcelos. “A comunidade de S. Paio achou que esta data não podia ser ignorada. Amanhã celebramos a santa missa às 18h00 e depois será descerrada uma placa na casa (ao lado da igreja) onde ela sempre viveu”, refere António Borges, considerando que será feita “uma homenagem simples, mas de coração”.

Este gesto, que espera que seja participado por amigos, antigos alunos e conhecidos da D. Maria do Carmo, é motivo de “grande satisfação” para Borges de Carvalho que foi seu “colega de ensino” no antigo colégio. Também como pároco, Borges de Carvalho recorda a “entrega” da homenageada à igreja, onde se deslocava todos os dias, e a forma zelosa como cuidava dela. “A comunidade sempre a respeitou e ouviu as suas sábias palavras. Era uma pessoa de muita fé. Dedicou-se inteiramente às crianças, conhecia cada uma delas e os problemas das respetivas famílias. Foi uma pessoa muito generosa e a memória dela perdurará”, refere o pároco António Borges de Carvalho.

Previous Guarda: PJ deteve suspeito de violar e abusar sexualmente de criança de 12 anos
Next Estacionamento Subterrâneo vai passar a ser pago em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Unesco vai avaliar candidatura da Serra da Estrela, no centro de Portugal, a Geopark

No próximo dia 8 de setembro, o ‘council’ do Programa de Geoparks Globais da Unesco vai apreciar e votar a candidatura da [Serra da Estrela] a Geopark Mundial, em Itália,…

Última Hora

Unidade de Saúde da Guarda com camas suplementares e reforço de equipas

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda anunciou hoje que no âmbito da segunda fase do Plano de Contingência da Gripe reforçou o número de camas suplementares…

Sociedade

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Informação

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Região

Seia: Terceira edição do Orçamento Participativo conta com 30 propostas

Já é conhecida a lista provisória das propostas ao Orçamento Participativo (OP) 2018/19. Nesta terceira edição foram submetidas 30 propostas, em que 16 reúnem, por inteiro,…

Última Hora

GNR levantou cerca de dois mil autos de contraordenação por falta de limpeza de mato

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou 1 986 autos de contraordenação, entre 2 de abril e 27 de maio, no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Desporto

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Informação

Aqua Village promove concerto solidário de apoio às vítimas dos fogos

O Aqua Village Health Resort & Spa, localizado nas Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, está a organizar um concerto solidário de apoio às vítimas dos incêndios.

Última Hora

Rali de Portugal: Rui Madeira antecipa dificuldades para os pilotos com troços no Centro

O português Rui Madeira, campeão mundial de produção em 1995, admitiu que os pilotos do Mundial de ralis vão sentir dificuldades nos troços do Rali de Portugal, que este ano

Cultura

Postais ilustrados estão em exposição no Museu Municipal Dr. Antº Simões Saraiva

O Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, localizado na Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, tem patente uma exposição dedicada a “Postais Ilustrados”, que garante uma viagem no tempo

Região

Mão da Rainha Santa Isabel vai estar exposta durante 13 dias em Coimbra  

As festas religiosas de Coimbra, que decorrem de 01 a 13 de julho, assinalam os 500 anos da beatificação da padroeira da cidade com a exposição da mão da Rainha