S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento
6 Julho, 2018 2010 Views

S. Paio de Gramaços presta homenagem a Maria do Carmo Vasconcelos por ocasião do centenário do seu nascimento

image_pdfimage_print

A população de S. Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital, presta amanhã, dia 7 de julho, homenagem a título póstumo a Maria do Carmo Pontes…

… Abreu e Vasconcelos. “Celebramos o centenário de uma mulher que a região conhece e S. Paio nunca pode esquecer”, refere António Borges de Carvalho, pároco local.

Falecida a 23 de agosto de 2012, com 94 anos, Maria do Carmo Pontes Abreu e Vasconcelos completaria amanhã, 7 de julho, 100 anos de vida. Pese embora a sua ausência, a comunidade de S. Paio de Gramaços não quis deixar passar a data em vão, estando a preparar uma homenagem a título póstumo à “mulher que a região conhece e S. Paio nunca pode esquecer”. Assim entende o padre António Borges que recorda a “D. Maria do Carmo”, como “uma notável professora, uma educadora e um espelho de bondade” que “dedicou a sua vida ao ensino”. “Não se pode escrever a história do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas sem uma alusão muito grande a ela, que ensinou muitas camadas de jovens”.


A homenagem está a ser preparada pelo grupo de catequistas de S. Paio de Gramaços e outras pessoas da comunidade que privaram de perto com Maria do Carmo Vasconcelos. “A comunidade de S. Paio achou que esta data não podia ser ignorada. Amanhã celebramos a santa missa às 18h00 e depois será descerrada uma placa na casa (ao lado da igreja) onde ela sempre viveu”, refere António Borges, considerando que será feita “uma homenagem simples, mas de coração”.

Este gesto, que espera que seja participado por amigos, antigos alunos e conhecidos da D. Maria do Carmo, é motivo de “grande satisfação” para Borges de Carvalho que foi seu “colega de ensino” no antigo colégio. Também como pároco, Borges de Carvalho recorda a “entrega” da homenageada à igreja, onde se deslocava todos os dias, e a forma zelosa como cuidava dela. “A comunidade sempre a respeitou e ouviu as suas sábias palavras. Era uma pessoa de muita fé. Dedicou-se inteiramente às crianças, conhecia cada uma delas e os problemas das respetivas famílias. Foi uma pessoa muito generosa e a memória dela perdurará”, refere o pároco António Borges de Carvalho.

Previous Guarda: PJ deteve suspeito de violar e abusar sexualmente de criança de 12 anos
Next Estacionamento Subterrâneo vai passar a ser pago em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Destaque

Nuno Alves elege captação de investimento, agricultura e floresta como linhas orientadoras de uma candidatura pela “positiva” (COM VÍDEO)

O candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital reafirmou hoje que o seu projeto é pela “positiva”. Em entrevista à Rádio Boa Nova, o conhecido médico dentista…

Informação

Primeiro-Ministro chama GNR e PSP para o transporte de mercadorias

 O primeiro-ministro avançou, momentos depois de reunir com o Presidente da República, que há uma situação de incumprimento dos serviços mínimos, desde as 14h30,…

Sociedade

Trinta e sete concelhos de nove distritos sob risco máximo de incêndio

Trinta e sete concelhos de nove distritos do interior norte e centro e Monchique, em Faro, encontram-se hoje sob risco ‘Máximo’ de incêndio.

Informação

Estradas na Serra da Estrela encerradas devido à queda de neve

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela está hoje de manhã encerrado devido à queda de neve e às condições meteorológicas adversas, disse à agência Lusa fonte do

Última Hora

Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Um incêndio destruiu hoje uma habitação localizada em Vila Nova de Ceira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, e provocou três desalojados, um casal e uma criança, que foram acolhidos

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 4 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 21.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Desporto

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Informação

Três detidos em Mangualde por tráfico de droga

Três homens, com idades compreendidas entre os 21 e 54 anos, foram detidos pelo Comando Territorial da GNR de Viseu, por tráfico de estupefacientes, em Penalva do Castelo.

Informação

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Destaque

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Última Hora

Acidente com trator agrícola provoca um morto na Figueira da Foz

Um homem com cerca de 80 anos morreu esta segunda-feira na Figueira da Foz vítima de um acidente com um trator agrícola.

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 28 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 34.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.