“Origens” volta a animar Travanca de Lagos
14 Maio, 2018 1358 Views

“Origens” volta a animar Travanca de Lagos

“Somos o Futuro do Passado” é o mote para mais uma edição do Origens – Festival Cultural de Travanca de Lagos que acontece no próximo fim-de-semana, dias 18, 19 e 20 de maio, no Adro da Igreja desta aldeia do concelho de Oliveira do Hospital.

O evento, que se tem destacado pela programação alternativa, onde a junção de várias artes se mistura com o tradicional e o moderno, tem fidelidade de um público específico e vem cativando novos visitantes todos anos.

Segundo a organização, a edição deste ano, o Origens faz a abertura com um concerto performance intitulado “Rock para a Tradição Oral”, uma mistura de música rock, por músicos do concelho, com declamação de poesia, por jovens poetas de Travanca de Lagos.

No sábado, dia 19, haverá Teatro com o grupo “Os Gorgulhos/Teatro na Serra” e o concerto de “Ús Sai de Gatas”. O domingo, dia 20, proporciona a experiência com jogos tradicionais pelos “Tokajogar”, um workshop de Danças Tradicionais do Mundo, pelos alunos da Eptoliva, animação musical com Concertinas e com os Açor Tambor. Estão previstas ainda conversas à volta de rendas malhas e tricot.

Durante todo o festival haverá feira de artesanato e gastronomia, mostra animal e de alfaias agrícolas. No certame vai ser ainda possível degustar alguns pratos típicos da região, regados com um bom vinho.

Os Jovens da Liga de Travanca de Lagos adiantam que “apesar das dificuldades de financiamento e da consequente redução do orçamento, vamos trabalhar com o pouco que temos. Estamos habituados a fazer muito com pouco e não baixaremos os braços. Fazemos por marcar a diferença e não apenas fazer mais um evento. Outra dificuldade é a ressaca que as nossas gentes ainda sentem da tragédia do passado dia 15 de Outubro. Este festival serve para nos animar mas também para nos relembrar de onde vimos. A essência está na origem.”

 

Previous Bruno Conceição deverá continuar a treinar o FCOH
Next Feridos dos incêndios do ano passado isentos de taxas moderadoras

Artigos Relacionados

Destaque

Primeiro Ministro compromete-se com visita a Oliveira do Hospital até ao final do mês de março

O primeiro Ministro, António Costa, comprometeu-se, esta manhã, num contacto com presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a realizar uma visita oficial ao concelho até ao final do

Região

Leiria: Mulher detida por tentativa de homicídio

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, deteve, na madrugada de hoje, uma mulher suspeita de tentar matar o companheiro, no dia de ontem, em

Última Hora

Triatleta Rafael Gomes conseguiu 2º lugar no Ironman de Espanha

Depois de uma paragem forçada com intervenção cirúrgica, Rafael Gomes está de regresso à competição. No IRONMAN NORTHWEST TRIMAN disputado em Espanha … … conseguiu o 2º Lugar Absoluto entre

Informação

Escolinhas de Bombeiros do distrito encontram-se em Oliveira do Hospital

A Escolinha dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital realiza, no próximo dia 11 de junho, o I Encontro de Escolinhas/ Jornadas Técnicas do Distrito de Coimbra.

Informação

Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

O cadastro predial que arrancou em 2014 com fundos comunitários deve terminar até junho em Seia e Oliveira do Hospital, concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017 …

Nacional

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).