Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos
11 Maio, 2016 1320 Views

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição, o Festival Cultural que celebra o viver rural através das artes afirma-se como “marca” no concelho e na região.

Começou com uma simples tarde de jogos tradicionais, mas naturalmente evoluiu para aquilo que é hoje, um Festival Cultural. Assim é o Origens, uma iniciativa promovida pela Liga de Travanca de Lagos que, sob orientação de um grupo de jovens da freguesia, tem valorizado o modo de vida das suas populações, transportando os visitantes para tempos idos e memórias quase perdidas. Tesouros que em cada ano são revisitados pelos jovens da Liga, que pretendem fazer do festival uma “marca” não só da freguesia, mas também do concelho e da região.

E é já no próximo fim de semana que acontece a 4ª edição do festival com fotografia, pintura, música, teatro, gastronomia, artesanato e instalações, mostra animal e de alfaias agrícolas. A realização de uma tertúlia na  sexta feira (dia 13) sobre a “Viver Rural” e de uma caminhada, no domingo (dia 15), constituem as novidades do Origens, que reserva para noite de sábado a participação dos grupos “Os Quatro e Meia” e “Charanga”. Na tarde de domingo, reservada aos jogos tradicionais, no recinto junto à escola primária da localidade, é ainda esperada a participação de “Fernando Meireles”, entre outras iniciativas.

Na antecipação ao certame, Pedro Marques, presidente da direção da Liga considera que este será o ano de “afirmação” do Origens, fruto de um trabalho levado cabo pelo grupo de jovens de promoção do evento em todo o tipo de iniciativas promovidas na localidade. O objetivo é “passar além fronteiras” para que as pessoas se lembrem que “Travanca de Lagos existe”.

Em mais um Origens, a Liga conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Graça Silva, vereadora da cultura, considera “peculiar” a forma como o evento “vai beber às tradições, não se envergonhando daquilo que são as origens, gentes e tradições”. Graça Silva não tem dúvida de que o Origens “já é uma marca de Travanca”, reunindo requisitos para ser “uma marca crescente, que orgulha não só as gentes de Travanca, mas também do concelho”.

Pelo terceiro ano consecutivo, a OHs21, Associação Cultural de Oliveira do Hospital associa-se à organização do Origens, contribuindo com “sentido crítico, forma de estar e Know How”. Nuno Santos, presidente da OHs 21 conta que, este ano, a parceria não se esgota na sugestão dos grupos musicais, estando a associação envolvida na organização da tertúlia sobre o viver rural.

Na organização do Origens, a Liga conta ainda com o envolvimento da ADI e Junta de Freguesia de Travanca de Lagos.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores
Next PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

Artigos Relacionados

Informação

Despiste de viatura perto de Viseu provoca um morto

Um homem de 56 anos morreu ontem à noite na sequência do despiste da viatura que conduzia na zona de Viseu.

Última Hora

Voluntários já recolheram mais de 100 toneladas de resíduos em Oliveira do Hospital

Esta manhã um grupo de mais de 70 voluntários eliminou um “ponto negro” na freguesia da Bobadela. A ação junta-se a outras…

Última Hora

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Sociedade

Baixas temperaturas podem provocar “geada negra”

As baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem provocar a chamada “geada negra”, que, segundo a meteorologista Madalena Rodrigues, é natural que aconteça com alguma frequência em Portugal.

Informação

Mala abandonada em Coimbra não constituía perigo

Uma mala suspeita encontrada na Baixa da cidade levou ontem, à tarde, à evacuação de uma rua em Coimbra. Horas mais tarde, a PSP informou que a mala não constituía

Informação

ADIBER recebe Medalha de Mérito do Município de Góis

Numa sessão presidida pelo Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, o Município de Góis distinguiu a ADIBER com a atribuição da Medalha de Mérito como reconhecimento do trabalho…

Informação

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Última Hora

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Informação

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Região

Mercado de Natal em Nelas resultou num “sucesso”

De 8 a 11 de dezembro, largas centenas de pessoas visitaram o mercado de Natal em Nelas, que animou o concelho com atividades festivas alusivas a esta quadra natalícia.

Última Hora

PJ deteve homem que simulou o próprio rapto no Sabugal

Um homem de 47 anos foi detido pela Polícia Judiciária depois de ter simulado o seu próprio rapto na localidade do Sabugal, no distrito da Guarda.

Última Hora

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Informação

Região de Coimbra Meet Up na Bolsa de Turismo de Lisboa

“Região de Coimbra Meet Up” pretende inovar “a participação da CIM Região de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa, através de um elogio à diversidade e excelência …

Informação

D. Ximenes Belo veio a Oliveira do Hospital transmitir mensagem de “paz”

O Prémio Nobel da Paz, D. Ximenes Belo visitou esta tarde o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. No concelho, a convite da Unidade Pastoral no âmbito das comemorações

Região

PJ deteve em Viseu suspeito de tráfico de estupefacientes

Um homem de 31 anos foi hoje detido em flagrante delito pela Polícia Judiciária (PJ), na zona de Viseu, pela presumível prática de um crime de tráfico de estupefacientes. Em

Região

Suspeito de incêndio em Penacova confessa o crime em tribunal

Um homem de 56 anos acusado de ser o autor de um incêndio em agosto de 2015 que consumiu cerca de 140 hectares de floresta …

Informação

Santa Ovaia vai ter “Museu do Arguina”

A freguesia de Santa Ovaia, no concelho de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção do Museu do Arguina.

Informação

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Informação

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Informação

21 detenções, 725 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 19 a 25 de junho, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Região

Adulto e dois menores suspeitos de furto em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, identificou, no dia 29 de abril, um homem de 18 anos e dois menores de 15 e 16 anos, …

Última Hora

“São Silvestre” à espera de mobilizar perto de meio milhar de participantes em Oliveira do Hospital (com vídeo)

É já no próximo sábado que acontece a Caminhada/ Corrida São Silvestre, a partir das 16 horas no Largo Ribeiro Amaral, na cidade de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …