Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos
11 Maio, 2016 1455 Views

Origens: O festival que já é “marca” realiza-se no fim de semana em Travanca de Lagos

É já no próximo fim de semana, 13,14 e 15 de maio, que se realiza em Travanca de Lagos, no concelho de Oliveira do Hospital, o Origens. Na quarta edição, o Festival Cultural que celebra o viver rural através das artes afirma-se como “marca” no concelho e na região.

Começou com uma simples tarde de jogos tradicionais, mas naturalmente evoluiu para aquilo que é hoje, um Festival Cultural. Assim é o Origens, uma iniciativa promovida pela Liga de Travanca de Lagos que, sob orientação de um grupo de jovens da freguesia, tem valorizado o modo de vida das suas populações, transportando os visitantes para tempos idos e memórias quase perdidas. Tesouros que em cada ano são revisitados pelos jovens da Liga, que pretendem fazer do festival uma “marca” não só da freguesia, mas também do concelho e da região.

E é já no próximo fim de semana que acontece a 4ª edição do festival com fotografia, pintura, música, teatro, gastronomia, artesanato e instalações, mostra animal e de alfaias agrícolas. A realização de uma tertúlia na  sexta feira (dia 13) sobre a “Viver Rural” e de uma caminhada, no domingo (dia 15), constituem as novidades do Origens, que reserva para noite de sábado a participação dos grupos “Os Quatro e Meia” e “Charanga”. Na tarde de domingo, reservada aos jogos tradicionais, no recinto junto à escola primária da localidade, é ainda esperada a participação de “Fernando Meireles”, entre outras iniciativas.

Na antecipação ao certame, Pedro Marques, presidente da direção da Liga considera que este será o ano de “afirmação” do Origens, fruto de um trabalho levado cabo pelo grupo de jovens de promoção do evento em todo o tipo de iniciativas promovidas na localidade. O objetivo é “passar além fronteiras” para que as pessoas se lembrem que “Travanca de Lagos existe”.

Em mais um Origens, a Liga conta com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Graça Silva, vereadora da cultura, considera “peculiar” a forma como o evento “vai beber às tradições, não se envergonhando daquilo que são as origens, gentes e tradições”. Graça Silva não tem dúvida de que o Origens “já é uma marca de Travanca”, reunindo requisitos para ser “uma marca crescente, que orgulha não só as gentes de Travanca, mas também do concelho”.

Pelo terceiro ano consecutivo, a OHs21, Associação Cultural de Oliveira do Hospital associa-se à organização do Origens, contribuindo com “sentido crítico, forma de estar e Know How”. Nuno Santos, presidente da OHs 21 conta que, este ano, a parceria não se esgota na sugestão dos grupos musicais, estando a associação envolvida na organização da tertúlia sobre o viver rural.

Na organização do Origens, a Liga conta ainda com o envolvimento da ADI e Junta de Freguesia de Travanca de Lagos.

Previous Oliveira do Hospital adere ao Dia Europeu Sem Elevadores
Next PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

Artigos Relacionados

Região

Região: Drone leva comida a idosos de aldeias isoladas de Coimbra

O município de Penela, no distrito de Coimbra, testou, ontem, um projeto-piloto de entrega personalizada de refeições por drone a idosos em aldeias isoladas,…

Educação

Eptoradio na Boa Nova

Nesta sexta-feira, a partir das 14h00, o programa Eptoradio é dedicado aos Benefícios e Malefícios da Internet. Na primeira parte será dado destaque às principais notícias …

Última Hora

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Região

Fogo em Soure consumiu 1.400 hectares e afetou pastagens e olivais

O incêndio em Soure, distrito de Coimbra, que foi dado como dominado hoje de madrugada, consumiu 1.400 hectares e afetou olivais, assim como pastagens essenciais para 4.000 cabeças de gado

Politica

PSD apresenta candidato até ao final do ano. Coligação com o CDS-PP é uma possibilidade

O presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital remeteu para o final do ano o anúncio do candidato à Câmara Municipal e restantes órgão autárquicos.

Região

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Informação

PJ deteve homem que ameaçou polícia com arma de fogo em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem de 39 de idade, pela presumível autoria da prática dos crimes de resistência…

Destaque

FACIT quer mostrar “aquilo que de melhor se faz” em Tábua

O Município de Tábua, em parceria com a ADI- Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, apresentou ontem o cartaz referente à X Feira Agrícola, Comercial

Última Hora

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Informação

Largo Ribeiro do Amaral acolhe hoje uma “edição especial natalícia” com mais de mil crianças

O Largo Ribeiro do Amaral, no centro da cidade de Oliveira do Hospital, acolhe hoje uma “edição especial natalícia”, com um vasto programa dirigido às crianças do pré-escolar e 1º

Última Hora

Atropelamento na Guarda fez dois mortos

O despiste de um veículo ligeiro na cidade da Guarda na tarde deste domingo resultou na morte de duas mulheres e em ferimentos numa terceira vítima.

Informação

Comédia revisteira na Casa da Cultura César Oliveira no feriado municipal

No âmbito das comemorações do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, no dia 7 de outubro, a Casa da Cultura César Oliveira recebe a comédia revisteira…