Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal reeleitos para mais três anos

Foram eleitos, na passada sexta-feira, os órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC)  para o triénio 2019-21.

Recorde-se que a ARPTC é uma entidade público-privada, sem fins lucrativos, que se destina à promoção externa do território do Centro de Portugal. As eleições decorreram no Viseu Welcome Center, tendo concorrido apenas uma lista, liderada pelo anterior presidente, Pedro Machado, que foi assim reeleito no cargo para mais três anos. Como vice-presidente continua igualmente Jorge Loureiro. Paulo Fernandes foi reconduzido como presidente da Assembleia-Geral.

“É com renovado sentido de missão que esta lista recebe o voto de confiança dos nossos parceiros na Assembleia Geral da ARPTC para mais um triénio. Vão ser três anos de trabalho intenso, em que queremos dar a conhecer o Centro de Portugal a cada vez mais viajantes, em todos os cantos do mundo”, considerou Pedro Machado, após a tomada de posse.

“O Centro de Portugal, como o país, enfrenta novos desafios, provocados pela conjuntura internacional. Encaramo-los como um estímulo e uma oportunidade para fazer crescer a notoriedade da região. Estamos certos de que os bons resultados vão continuar e agradecemos a quem confia em nós para essa tarefa”, acrescentou Pedro Machado que, recorde-se, é igualmente presidente do Turismo Centro de Portugal.

A estratégia para 2019-2021 apresentada pela lista candidata foi validada pelo universo eleitoral, constituído pelos membros da assembleia geral da ARPCT. Os princípios em que assenta a estratégia têm como eixo fundamental impulsionar a região Centro de Portugal como um território em afirmação turística. Nesse sentido, um dos objetivos expressos consiste em “alavancar o desenvolvimento turístico da região, de forma a aumentar o número de hóspedes e a estada média”.

A ARPCT sublinha que a procura turística da região Centro de Portugal “está, em grande medida, relacionada com o mar, o touring e as atividades relacionadas com o bem-estar e a natureza”. Na oferta associada ao touring, a ARPCT considera ser de particular relevância a melhoria da experiência turística no património edificado, em particular dos quatro sítios/monumentos Património Mundial, bem como a valorização do património associado a contextos paisagísticos. “A oferta de surf é muito relevante e agrega valor a toda a região, pelo que se justifica que seja uma âncora”, sustenta também a ARPCT.

São três as principais Linhas de Orientação Estratégicas e Operacionais apresentadas pela candidatura. A primeira incide no “desenvolvimento de produto relacionado com as atividades de natureza, como walking, cycling e atividades náuticas, designadamente as que se realizam em albufeiras e rios, que têm uma grande procura internacional e que permitem disseminar fluxos turísticos para o interior da região”. A segunda Linha de Orientação destaca o Turismo Religioso, com “a consolidação dos eixos Fátima e Caminhos de Santiago, bem como a valorização e promoção do património judaico”. A terceira pretende “propiciar a inclusão de ações de captação de turismo M&I (reuniões, conferências e grandes eventos internacionais) para a região. Neste âmbito a constituição de um Convention Bureau com uma participação ativa da ARPCT é determinante”.

É a seguinte a composição dos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal para o triénio 2019-21.

Direção
Presidente
Pedro Manuel Monteiro Machado – Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal
Vice-presidente
Jorge Manuel da Silva Almeida “Loureiro” – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal
Vogais
José Eduardo Arimateia Antunes – Empreendimentos Turísticos Montebelo – Sociedade de Turismo e Recreio SA
António Luís Vaz da Veiga Camões – NATURA IMB HOTELS
Alexandre Marto Pereira – Fátima Hotels Group
Cristina Maria de Jesus Durães – Hotel Moliceiro
João Manuel Pinto Pereira Tomás – Casas da Senhora da Estrela – Turismo Rural Lda.
Luís Miguel Rodrigo Sousinha – Hotel Maré – António Carepa Sousinha & Filhos Lda.
Maria Salomé dos Santos Costa – Aveiro City Lodge / The Bohemian Place – Sonetos d’Avenida – Actividades Hoteleiras, Lda
Vítor Jorge Paiva Leal – Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul
Vítor Manuel Osório Gonçalves – Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo

Suplentes
Nuno Manuel Gouveia Alegre – Alegre Hotel – Alegre Hotel Bussaco – Nuno Manuel Alegre
Rui Fernando Anastácio Henriques – Letras e Borboletas – Ecoturismo Lda.

Mesa da Assembleia-Geral
Presidente
Paulo Alexandre de Faria Fernandes – Grupo NOV Turismo, E.H. Hotéis e Turismo SGPS, S.A.
Secretário
João Paulo Romão de Faria e Sampaio – Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda – Casas do Coro TER
Vogal
Alexandre Pereira de Almeida – Hotéis Alexandre d’ Almeida, Lda

Conselho Fiscal
Presidente
Margarida Ferreira dos Santos – Hotel Grão Vasco
1.º Vogal
Victor Fernando Oliveira Claro – Sociedade Marialvotel, Lda.
2.º Vogal
Hélder Edgar Almeida – Restaurante Muralha da Sé – Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda.
Suplente
Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa – Y Travel Lda. – Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo

Previous Secretário de Estado da Energia visitou o Município de Nelas e perspetivou futuro das Minas da Urgeiriça
Next Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima e vento forte

Artigos Relacionados

Última Hora

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….

Destaque

Antevisão: FCOH vs Alverca. ARC Oleiros vs ADN

As equipas do concelho oliveirense, a jogar na Série C do Campeonato Nacional, jogam, este domingo, a 4ª jornada.

Informação

Especialistas debateram a questão da hiperatividade em Oliveira do Hospital

Foram muitos os profissionais das áreas educacional e social que hoje se deslocaram à Casa da Cultura para assistir ao Seminário “Hiperatividade e deficit de atenção: dos mitos ao conhecimento

Sociedade

PJ deteve três homens suspeitos da morte de jovem em Montemor-o-Velho

Três homens foram detidos pela Polícia Judiciária (PS) por presumível autoria de um crime de ofensas à integridade física qualificadas, de que resultou…

Última Hora

ESTGOH coloca 143 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior (com vídeo)

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) captou 143 novos alunos na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Desporto

Bruno Conceição deixa o comando do FCOH. Técnico vai treinar o Cesarense

Bruno Conceição, que há uma semana conquistava o título de campeão distrital da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) pelo Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), deixou o seu

Cultura

Festa da Castanha e Ultra Trail animam Aldeia das Dez no próximo fim de semana

A freguesia de Aldeia das Dez volta a realizar a Festa da Castanha no emblemático Santuário de Nossa Senhora das Preces. O evento acontece…

Informação

Alexandrino congratula-se pela 7ª posição do município no Índice de Transparência

Oliveira do Hospital é o 7º município mais transparente do país e o primeiro classificado ao nível do distrito de Coimbra, no Índice de Transparência Municipal (ITM) 2017,…

Cultura

Presépio artesanal anima o Natal em Vila Franca da Beira

A localidade de Vila Franca da Beira conta com um novo atrativo neste Natal. Trata-se de um novo presépio popular e artesanal que pode ser apreciado no largo da Capelo

Programas

Oliveira do Hospital continua à espera de apoios prometidos após o fogo

A demora na chegada dos apoios à recuperação do tecido económico, em particular o que é dirigido às empresas e à agricultura, é o que, passado um mês, maior preocupação…

Última Hora

Leiria: Apreendidos 13 cães de raça e 40 aves furtadas

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Caldas da Rainha, entre os dias 22 e 24 de novembro, nas localidades de Moita – Marinha Grande

Região

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.