Operação Natal Tranquilo: 190 acidentes no domingo com cinco vítimas mortais

Operação Natal Tranquilo: 190 acidentes no domingo com cinco vítimas mortais

image_pdfimage_print

A operação “Natal Tranquilo” registou no terceiro dia, domingo, 190 acidentes na estrada, que resultaram em cinco mortos e três feridos graves, elevando para 12 as vítimas mortais desde o início da operação.

Segundo a GNR, desde as 21h00 de sexta-feira, a operação da GNR registou 830 acidentes que resultaram em 12 mortos e 21 feridos.

No domingo, segundo os dados provisórios da GNR, os acidentes rodoviários mortais tiveram lugar nos concelhos de Trofa, Rio Maior, Ovar, Almodôvar e Arcozelo (Ponte de Lima).

A GNR tem em curso desde as 21h00 de sexta-feira e até quarta-feira a Operação “Natal Tranquilo”, que prevê o reforço do patrulhamento e da fiscalização nas vias com maior tráfego nesta altura do ano no país.

A operação vai contar com a participação de mais de 1.400 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos Comandos Territoriais.

O objetivo é, segundo a GNR, prevenir a sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, no sentido de lhes proporcionar uma deslocação em segurança.

A GNR vai estar atenta a manobras perigosas, à correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, à utilização indevida do telemóvel e ao excesso de velocidade, nas zonas sob sua jurisdição.

A GNR vai também estar atenta à não circulação na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou a não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR aconselha também os condutores a fazerem um planeamento cuidado das viagens, evitando os períodos do final do dia, quando se prevê maior intensidade de tráfego, a descansarem antes de efetuar a viagem e a, pelo menos de duas em duas horas, ou sempre que necessário, pararem e descansarem.

É também recomendado aos condutores que adequem a velocidade às condições climatéricas, ao estado da via e volume de tráfego, que mantenham a calma em situações de elevada intensidade de tráfego e que evitem manobras que possam resultar em embaraço para o trânsito ou contribuir para a ocorrência de acidentes.

Por fim, a GNR pede anda a adoção de uma condução atenta e defensiva.

Previous Empresa NN Motos retoma laboração depois do grande incêndio do ano passado
Next Aqua Village Health Resort & Spa vence mais um prémio internacional pela World Luxury Hotel Awards

Artigos Relacionados

Região

Suspeito de homicídio na Figueira da Foz já foi capturado

O homem suspeito de ter matado a mulher na Figueira da Foz foi capturado pelas autoridades esta quarta-feira de manhã. O homem estava na casa que era dos pais e onde

Última Hora

GNR apreendeu 100 plantas de cannabis em Carregal do Sal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve, no dia 9 de agosto, dois homens de 36 anos, …

Informação

13º Encontro de Tunas em Arganil

A Praça Simões Dias, em Arganil, vai ser palco do 13º Encontro de Tunas que vai ter lugar dia 4 de junho, pelas 21h30.

Última Hora

Alfaiate e costureira mantêm viva a tradição do burel na Serra da Estrela

Um alfaiate e uma costureira de Seia, no distrito da Guarda, são dois dos últimos resistentes que trabalham o burel, um tecido artesanal feito de lã,…

Última Hora

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta-feira, dia 5 de maio, o EPTORADIO, é dedicado ao programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, mais conhecido por Ideias de Negócio.

Cultura

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Informação

Câmara de Seia abre conta solidária para apoiar famílias após incêndios

A Câmara Municipal de Seia anunciou hoje que abriu uma conta bancária para apoiar as vítimas dos incêndios, nomeadamente …

Última Hora

Município oliveirense alerta proprietários de terrenos para remoção de árvores e materiais queimados nos incêndios

Em resultado do grande incêndio que assolou todo o concelho de Oliveira do Hospital no dia 15 de outubro de 2017, o Município alerta para o elevado número de árvores

Última Hora

Município de Seia distingue personalidades e alunos no 32º aniversário de elevação a cidade

As comemorações do 32º aniversário de elevação de Seia a cidade iniciam-se amanhã, dia 3 de julho.

Última Hora

11 detenções e 51 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações realizadas na semana de 11 a 17 de abril, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 11 detenções e 51 acidentes no

Última Hora

Milhares de fiéis em Fátima

O santuário de Fátima acolheu ontem à noite milhares de pessoas para a tradicional procissão das velas. A missa foi celebrada pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Última Hora

ASAE doa cerca de 200 artigos de vestuário e calçado em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai doar cerca de 200 artigos de vestuário e calçado, esta manhã, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Lar Santa Isabel, em