“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…

… no terreno para fazer frente aos incêndios que decorrem neste momento em Portugal.

Patrícia Gaspar começou por afirmar que com 215 ocorrências, o dia de ontem, 10 de agosto, foi aquele em que se “registou o maior número de incêndios em território nacional desde o dia 1 de janeiro.

“Os distritos mais afetados foram os do Porto (45), Coimbra (26), Braga (24) e Lisboa (19). De referir que destas ocorrências, apenas o incêndio de Setúbal, em Grândola, não foi dominado dentro do dia de ontem”, afirmou a responsável da ANPC.

Todas estas ocorrências obrigaram à intervenção de 5.385 operacionais e mais de 1.500 veículos, Hoje, há já oito ocorrências, sendo os incêndios de Abrantes e de Grândola os que suscitam maior preocupação, embora “já apresentem sinais de que estão a ceder aos meios e operações de combate a decorrer no terreno”.

Em Abrantes, estão neste momento “731 operacionais, 240 veículos e está em curso a mobilização de meios aéreos”, que serão oito no total: dois Canadairs portugueses, dois espanhóis, um de Marrocos, dois aviões médios anfíbios e um helicóptero de coordenação. Já em Grândola, estarão 228 operacionais com 74 veículos e, em breve, com mais dois meios aéreos.

Patrícia Gaspar salientou, ainda, o facto de se preverem para os próximos dias elevadas temperaturas, que preocupam os que estão no terreno a combater as chamas, sendo impossível de prever quando se extinguirá qualquer um dos incêndios em curso.

com:noticiasaominuto.com

image_pdfimage_print
Previous Concertos animam Oliveira do Hospital nas noites de verão
Next Região: Acidente causou um morto

Artigos Relacionados

Informação

GNR deteve três homens e uma mulher por tráfico, passagem de moeda falsa e posse de arma proibida na Expofacic

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Cantanhede, deteve ontem, dia 1 de agosto, três homens e uma mulher, …

Última Hora

Candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO promoveu a “4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela”

No passado dia 10 de maio realizou-se, no Museu Natural da Eletricidade, em Seia, a 4ª Conferência do Ciclo de Conferências da Estrela, sob o tema “Turismo: Desafios e Oportunidades”.

Informação

Petit deixa o Tondela contra a vontade do presidente

Petit deixa o comando técnico do Tondela, decisão tomada após a derrotada caseira (1-2) frente ao Arouca. O treinador decidiu deixar a equipa, …

Região

Quase 150 bombeiros combatem chamas em Mangualde

Um incêndio numa zona de mato na localidade de Abrunhosa, concelho de Mangualde, estava, às 07h30 de hoje, a ser combatido por 143 operacionais,…

Última Hora

“O IC6 tem todas as condições para avançar. Esta era a condição para a minha recandidatura” (com Vídeo)

José Carlos Alexandrino fez ontem o anúncio da sua recandidatura, pelo PS, à presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. A comunicação de que o IC6 vai avançar foi

Última Hora

Pingo Doce comemora 2º aniversário em Oliveira do Hospital

O Pingo Doce de Oliveira do Hospital comemora hoje, dia 4 de agosto, o 2º aniversário. A efeméride não passa despercebida junto dos clientes que hoje são brindados com café

Região

Coimbra: PSP deteve jovem que lançava o pânico entre estudantes

Agentes da PSP detiveram, na quarta-feira, um jovem de 20 anos que criava um ambiente de terror entre os estudantes de Coimbra.

Região

Mais de 33 toneladas de pinhas apreendidas em todo o país

Desde o dia 1 de novembro que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente levaram a cabo, em todo o território nacional, …

Informação

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Última Hora

Região: ASAE fiscaliza explorações pecuárias que usavam água oxigenada no leite

Várias ações de fiscalização a explorações pecuárias na região Centro, levadas a cabo pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), resultaram na apreensão de 830 litros de leite cru

Opinião

O Monte do Colcurinho e a falta de um outdoor na cidade em “Ca$h Resto Z€ro”

Os vídeos que se tornaram virais produzidos por uma das maiores produtoras de drones do mundo e por uma dos maiores produtores de skates serviram de mote ao espaço de

Última Hora

Turismo Centro de Portugal recebeu prémio em Espanha

O Turismo Centro de Portugal (TCP) recebeu ontem mais uma prestigiante distinção, no decorrer da 2ª edição dos Prémios de Turismo da Extremadura “Gente Viajera”.

Desporto

Resultado de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a sua 2ª vitória no campeonato ao derrotar em casa o CD Gouveia por 3-1. O Tourizense foi goleado em casa pelo

Desporto

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Informação

Presépio artesanal anima o Natal em Vila Franca da Beira

A localidade de Vila Franca da Beira conta com um novo atrativo neste Natal. Trata-se de um novo presépio popular e artesanal que pode ser apreciado no largo da Capelo

Sociedade

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Informação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Região

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à

Última Hora

Duas crianças entre os feridos de acidente com quatro carros

Duas crianças sofreram ferimentos na sequência de um acidente que envolveu quatro viaturas, esta quarta-feira de manhã, na via rápida do Taveiro, em Coimbra.

Sociedade

Bebé Martim encontrado com vida

Martim foi encontrado depois de ter passado 24 horas desaparecido. O bebé desaparecido esta segunda-feira em Ourém foi encontrado com vida esta manhã,…

Região

Lugar Sonoro – Um programa de Luís Antero

Todos os lugares são sonoros. A cidade, a vila e a aldeia. A quelha, a rua e o largo. Os vales e os rios. A serra. O som faz parte

Última Hora

Simulacro testou meios de combate aos incêndios florestais em Oliveira do Hospital (Com vídeo)

No arranque da fase Bravo, a segunda mais crítica em matéria de incêndios florestais, o município de Oliveira do Hospital testou os meios de combate aos fogos com a realização

Última Hora

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …