Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

Onda de calor em outubro colocou Norte e Sul em situação de seca fraca

As regiões do Norte e Sul encontravam-se no final de outubro em situação de seca fraca, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o índice meteorológico de seca, referido no Boletim Climatológico do IPMA referente ao mês de outubro, verificou-se um aumento da área em situação normal e de seca fraca nas regiões do Norte e Sul e um aumento da área em situação de chuva fraca na região Centro face a setembro.

O mês de outubro foi “quente e seco”, com valores diários da temperatura máxima muito acima do normal, e ficou marcado por uma onda de calor. De acordo com o boletim, os últimos dias do mês de outubro foram marcados por uma onda de calor (dias 26 e 27) com duração de seis ou sete dias nas regiões do norte e centro.

“O valor médio da temperatura máxima (23,31 graus Celsius) foi muito superior ao valor normal e foi o 4.º mais alto desde 2000”, é referido no documento. No que diz respeito à temperatura mínima, o IPMA indica que o valor médio (11,91 graus Celsius) foi superior ao normal. O total da precipitação foi cerca de 75% do normal classificando-se o mês de outubro como seco.

O instituto indicou também que no período de 23 a 25 de outubro ocorreram valores máximos de precipitação em 24 horas que excederam os 20 milímetros no interior do Baixo Alentejo e Algarve.

com:lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra
Next Chuva coloca cinco distritos do país em alerta

Artigos Relacionados

Última Hora

CTT reforçam atendimento para pagamento de indemnizações

Os CTT  reforçaM hoje e amanhã a capacidade de atendimento nos concelhos mais afetados pelos incêndios florestais …

Informação

Bombeiro detido em Coimbra por atear cinco fogos

Um jovem de 19 anos, bombeiro voluntário, foi detido por suspeitas de ter ateado pelo menos cinco fogos florestais 4 de abril e 25 de maio no concelho de Coimbra.

Última Hora

País: GNR reforça vigilância pelo país com mais 457 efetivos

A GNR anunciou, através de um comunicado, que irá reforçar a segurança de todas as regiões do país com 457 novos Guardas Provisórios.

Informação

Alexandre Amado reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra

Alexandre Amado foi reeleito presidente da Associação Académica de Coimbra, com 59,3% dos votos, numas eleições que registaram uma abstenção de cerca de 60%.

Desporto

Maratona Clube Vila Chã com boa prestação no Campeonato Nacional de estrada no Jamor

No passado dia 14 de janeiro, realizou-se o Campeonato Nacional de estrada no estádio do Jamor, em Lisboa. O Maratona Clube Vila Chã esteve representado por 10 atletas. 

Região

Produtores pecuários afetados pelos fogos isentos de pagar registo animal

Os produtores pecuários cujas explorações se situam nos concelhos afetados pelos incêndios ficam isentos de pagar os serviços relativos à identificação e registo animal,…

Informação

III Torneio Inter-Freguesias Futebol 7 coloca mais de 150 participantes em competição

A 3ª edição do Torneio Inter-Freguesias  de Futebol 7 arranca esta quarta-feira, dia 14 de junho, às 20h00, com os primeiros jogos a realizarem-se no estádio municipal de Oliveira do

Informação

Novo ano letivo arranca com 2441 alunos e de olhos postos no sucesso educativo (com vídeo)

É já na próxima semana que volta a soar o “toque” de entrada para um novo ano letivo em Oliveira do Hospital. Na segunda-feira,  dia 12, têm início os cursos

Última Hora

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Cultura

Marchas Populares de Oliveira do Hospital à espera de serem “as melhores de sempre”

Está por aí mais uma edição das Marchas Populares de Oliveira do Hospital. A iniciativa acontece na noite do próximo sábado, dia 18 de junho, pelas 20h30,…

Informação

Governo adia fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro

O Governo adiou, hoje, o fim do período crítico de incêndios para 15 de outubro, devido às condições meteorológicas, permanecendo a proibição,…

Região

Quinze distritos sob aviso amarelo devido ao vento, chuva e neve

Quinze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima, vento forte, chuva e queda de neve, esta quinta e sexta-feira.

Última Hora

PJ deteve suspeito de esfaquear três pessoas em Coimbra, tendo uma acabado por morrer

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção do homem de 44 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas, uma delas até à morte.

Informação

Turma de restauração leva gastronomia portuguesa ao colégio Gerrit Komrij, na Holanda

Um grupo de 14 alunos, do curso de restauração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participa entre 1 e 6 de outubro, num intercâmbio gastronómico,…

Última Hora

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Informação

Final do concurso Municipal de Ideias de Negócio em Tábua

Vai decorrer no próximo dia 16 de março, pelas 20h30, no Centro Cultural de Tábua, a Final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Expo Empresas, fruto de uma

Informação

Góis associa-se à Hora do Planeta

Tal como em 2016, o município de Góis volta, este ano, a associar-se à comemoração da “Hora do Planeta”. No dia  25 de março, o município mantém os seus princípios e

Última Hora

Treze detenções e 80 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 24 a 30 de janeiro, 13 detenções, 489 infrações na área do trânsito e 80 acidentes.

Região

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Destaque

Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Gonçalo Maria, proprietário de um restaurante na Mealhada, deslocou-se, ontem, a Oliveira do Hospital, num gesto solidário, para oferecer 82 ovelhas Serra da Estrela…

Informação

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um

Sociedade

Homem que abusou, violentou e quase matou vizinha em Oliveira do Hospital condenado a 15 anos de prisão

Tribunal de Coimbra deu como provado que um homem de 33 anos violou a vizinha, que sofre de deficiência, num contexto de roubo, tendo ainda tentado tirar-lhe a vida, sem

Última Hora

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Informação

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva